A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acompanhando e avaliando. Foco voltado para a discriminação de procedimentos relacionados ao diagnóstico e avaliação Necessidade de reagrupamento s dinâmicos-

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acompanhando e avaliando. Foco voltado para a discriminação de procedimentos relacionados ao diagnóstico e avaliação Necessidade de reagrupamento s dinâmicos-"— Transcrição da apresentação:

1 Acompanhando e avaliando

2 Foco voltado para a discriminação de procedimentos relacionados ao diagnóstico e avaliação Necessidade de reagrupamento s dinâmicos- mecanismos de intervenção Produção de instrumento Revisão do núcleo conceitual- sistema de ciclos Aprendizagem dos alunos Trabalho desenvolvido pelas escolas

3 Revendo a concepção de avaliação em sistema de ciclos A avaliação assume uma dimensão formadora.

4 Visa proporcionar uma proposta que seja adequada às características do desenvolvimento e aprendizagem Fonte de informação para reformulação da prática pedagógicas Registro com ênfase em progressões e não ruptura Avaliação das práticas de ensino dos professores e das instituições Problemas na aprendizagem Problemas na prática de ensino

5 O trabalho do professor é constantemente avaliado O professor não é o único responsável Elaboração de planejamentos, políticas de formação,ações diversificadas Avaliações de P.P.P PROJETOS CURRICULARES AVALIAÇÃO DO SISTEMA PROGRAMAS E INOVAÇÕES

6 A avaliação dos alunos abrange uma dimensão tecnica e burocrática Caráter classificatório Somativo -controlador Objetivo de certificação- atendimento à dimensão burocrática Sistema fechado- dominante- registros quantitativos

7 Dimensão pedagógica ou formativa Função diagnóstica Descritiva Qualitativa sinalizadora Estratégias de intervenção necessárias ao avanço Sistema aberto de avaliação

8 Avaliação contínua e cumulativa Prevalece os aspectos qualitativos Possibilidade de aceleração para alunos com atraso

9 Possibilidade de avanços Aproveitamento dos estudos com êxito Estudos de recuperação- paralelo ao ano letivo

10 Fonte de dúvidas conflitos contradições

11 Implica transformAÇÃO DE CATEGORIAS ANÁLISE DE APRENDIZAGEM E DE RESULTADOS DESCRÉDITO LER PÁGINA 8

12  1ª AÇÃO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA  Coletar dados RELEVANTES, através de INSTRUMENTOS tendo em vista OBJETIVOS e capacidades que se pretende avaliar  Engloba três vertentes  OBJETIVOS GERAIS  CONTEÚDOS  CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO ( ler página 66)

13  Observação e registro  Provas operatórias  Auto avaliação  portifólio

14 Avaliação de portfólio Auto avaliação Apresentação de dados para os pais e comunidade escolar Avaliação pelo professor

15 perspicácia Avaliar- tarefa complexa- exige análise flexibilidade Não se deve tomar parâmetros dinamismo Análise de progresso tendo em vista a trajetória do aluno (página 68)

16 Avaliação de conhecimentos e capacidades Avaliar de acordo com parâmetros curriculares Considerar dimensões ou eixos de conhecimentos- conceituais procdimentais atitudinais

17  Tendo em vista tal amplitude as ações avaliativas tomam um novo rumo  Abrange conteúdos de todos os campos  Pertinentes à escolarização inicial  Conhecimento de mundo-  Formação pessoal e social  Capacidades relacionadas às dimensões corporais e motoras, cognitivas, socioafetivas, éticas e estéticas 

18  Reagrupamentos dinâmicos= examinar e equacionar questões básicas e complementares= quem/ com quem/ como/ qual grupo  Estratégias de intervenção= importante para o aluno perceber critérios além de afinidades ou simpatias

19 Critérios flexíveis e variados Interferir esporadicamente Definição do número de participantes rotatividade

20 *As dificuldades diagnosticadas são fontes de informações para tomada de decisões *registros deverão nortear a avaliação do processo *Questões devem ser analisadas e base de reflexão para o professor- escola *A avaliação da escola e do sistema são indissociáveis da avaliação de desempenho do aluno ( ler 73)


Carregar ppt "Acompanhando e avaliando. Foco voltado para a discriminação de procedimentos relacionados ao diagnóstico e avaliação Necessidade de reagrupamento s dinâmicos-"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google