A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIBLIOTECAS Biblioteca, de Vieira da Silva. "Há o hábito de pensar que se entra numa Biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIBLIOTECAS Biblioteca, de Vieira da Silva. "Há o hábito de pensar que se entra numa Biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se."— Transcrição da apresentação:

1 BIBLIOTECAS Biblioteca, de Vieira da Silva

2 "Há o hábito de pensar que se entra numa Biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se procura é a aventura..." Umberto Eco

3 Biblioteca s. f. (1536) 1 coleção de livros 1.1 série de obras publicadas por um mesmo editor que apresentam alguma característica comum 2 edifício ou recinto onde ficam depositadas, ordenadas e catalogadas diversas coleções de livros, periódicos e outros documentos, que o público, sob certas condições, pode consultar no local ou levar por empréstimo 3 móvel ou conjunto de móveis para livros; estante (…) Etim fr. bibliothéque do grego biblion ivro + teke caixa, depósito, através do latim bibliotheca, ae. Dicionário do português atual Houaiss

4 Administração da biblioteca É feita geralmente por um bibliotecário, profissional com formação superior em Biblioteconomia. Bibliotecário - Gere o espaço onde a biblioteca se encontra; - É o responsável direto pelo acervo; - Organiza e coordena um grupo de organizadores de documentos ou técnicos auxiliares em organização da informação.

5 Ao longo dos séculos, os monges copistas preservaram a cultura grega, romana, celta, nórdica e cristã da Antiguidade e Medieval. No século VIII d. C., existiam grandes centros culturais (Escolas Monacais), anexas aos mosteiros. Monge escriba medieval.

6 As bibliotecas surgem com o domínio da escrita. Primeiras bibliotecas - Babilónia, Assíria, Egito, Pérsia e China. Bibliotecas minerais - acervo composto por tabletes de argila Bibliotecas vegetais e animais - acervo composto por rolos de papiros e pergaminhos Bibliotecas de papel. - acervo composto por papel (fabricado pelos árabes) Bibliotecas de livros - acervo comporto por livros.

7 Bibliotecas importantes Segundo os historiadores, a biblioteca mais antiga é… (séc. VII a. C.) - Acervo formado por placas de argila.

8 Bibliotecas importantes A biblioteca mais famosa é… Biblioteca de Alexandria (Egito) - Acervo formado por 40 a 60 mil manuscritos (rolos de papiro); chegou a ter 700 mil volumes. - Foi vitimada por três incêndios.

9 Outras bibliotecas importantes Bibliotecas judaicas, em Gaza. Biblioteca de Nínive (Mesopotâmia). Biblioteca de Pérgamo - foi incorporada à de Alexandria, antes de sua destruição. Grécia - as mais importantes eram particulares de filósofos e teatrólogos.

10 A partir do século XVI… A biblioteca sofre transformações: - localização acessível; - caráter intelectual e civil; - democratização da informação; - especialização em diferentes áreas do conhecimento.

11 Tipos de bibliotecas Podem ser públicas ou particulares. a)Públicas - o acesso aos livros costuma ser gratuito; - é possível emprestar livros por um determinado tempo; - propiciam à comunidade o acesso a informações que de alguma forma sejam úteis e ajudem a desenvolver a sociedade: - permitem a inclusão digital.

12 b) Particulares - são mantidas por instituições de ensino privadas, fundações, instituições de pesquisa ou grandes colecionadores; - algumas permitem o acesso à coleção a estudantes, a pesquisadores e a interessados; - algumas são especializadas e oferecem coleções de informações sobre temas específicos (medicina, cinema, matemática…).

13 1- Bibliotecas da antiguidade (até ao ano 300) - não são acessíveis ao público; - localizavam-se em templo e palácios; - estavam a cargo do clero (o saber era sagrado e somente os sacerdotes sabiam ler) ; - o material utilizado eram as placas de argila, os rolos de papiro ou pergaminho.

14 2- Bibliotecas monásticas - São as bibliotecas dos mosteiros, das catedrais (Catedral de Chartres) e as bibliotecas dos Doutores da Igreja (São Jerónimo, Santo Agostinho, São Bento e São Isidro, bispo de Sevilha) ; - As mais célebres são a Biblioteca do Monte Athos, na Grécia, a Biblioteca de Cassiodoro (escritor e estadista romano) e a biblioteca de Monte Cassino. Biblioteca do Vaticano pelo Papa Sisto (fresco de Melozzo da Forli, c. 1477, no Museu do Vaticano).

15 3- Bibliotecas universitárias - São a unidade informativa de uma universidade, apoiando o ensino; - As coleções refletem as matérias lecionadas nos cursos e áreas de investigação da instituição; - O acervo tem um carácter científico / técnico; - Devem ser permanentemente atualizadas; - A seleção é feita essencialmente pelos diretores; Biblioteca geral da universidade de Coimbra

16 4- Bibliotecas particulares - As bibliotecas reais e dos grandes senhores, que mais tarde passaram a ser oficiais ou públicas. A mais importante biblioteca pública foi a Biblioteca de Carlos Magno - Rei dos Francos ( ). - Os escritores e os intelectuais usualmente possuem grandes bibliotecas.

17 5- Bibliotecas infantis - Vocacionadas para as crianças; - Criam e fortalecem os hábitos de leitura nas crianças desde tenra idade; - Familiarizam as crianças com os diversos materiais que poderão enriquecer as suas horas de lazer; - Despertam as crianças para os livros e a leitura (desenvolvimento da capacidade de expressão, criatividade e imaginação).

18 6 - Bibliotecas hospitalares - Visam a humanização da assistência aos doentes; - Promovem a inclusão dos doentes; - Promovem o bem-estar físico e psíquico dos doentes; - Fomentam as relações entre técnicos e doentes e entre diferentes gerações.

19 6 - Bibliotecas hospitalares - Visam a humanização da assistência aos doentes; - Promovem a inclusão dos doentes; - Promovem o bem-estar físico e psíquico dos doentes; - Fomentam as relações entre técnicos e doentes e entre diferentes gerações.

20 7- Bibliotecas comunitárias - Localizadas em pontos-chave da cidade e em locais de acesso ininterrupto aos interessados; - Facilitam o acesso da comunidade; - Podem ter um sistema informal de empréstimo: o interessado escolhe o livro, faz o registo, retira a obra e entrega-a quando puder; - Fomentam a cidadania e a responsabilidade.

21 Bibliotecas do século XXI É uma biblioteca híbrida: - Tem espaços, serviços e coleções simultaneamente físicos e virtuais; - As TIC são a base do serviço; - Oferecem ao cidadão um conjunto de informações que as novas tecnologias tornam disponível, de forma tratada e selecionada; - Possibilitam uma maior rapidez de acesso à informação.

22 Bibliotecas portuguesas Biblioteca Nacional (Lisboa)

23 Bibliotecas portuguesas Biblioteca Joanina (Coimbra)

24 Bibliotecas portuguesas Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

25 Bibliotecas portuguesas Biblioteca do Convento de Mafra (Mafra)


Carregar ppt "BIBLIOTECAS Biblioteca, de Vieira da Silva. "Há o hábito de pensar que se entra numa Biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google