A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Álbum de fotografias Matagal lenhoso. Erica umbelata (queiroga), a urze dominante dos matagais de porte reduzido do Cabeço Santo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Álbum de fotografias Matagal lenhoso. Erica umbelata (queiroga), a urze dominante dos matagais de porte reduzido do Cabeço Santo."— Transcrição da apresentação:

1 Álbum de fotografias Matagal lenhoso

2 Erica umbelata (queiroga), a urze dominante dos matagais de porte reduzido do Cabeço Santo.

3 Matagal de Erica umbelata. As colmeias ilustram um aproveitamento indirecto destas formações, de floração muito melífera. Estas, infelizmente, arderam no incêndio de 2005.

4 Calluna vulgaris (torga), uma das urzes mais abundantes e adaptáveis, embora de floração reduzida a um curto período, no Outono.

5 Pinhal cujo sub-bosque é dominado por Calluna vulgaris de pequeno porte. A foto não é do Cabeço Santo mas de uma área plana da freguesia de Belazaima

6 Erica ciliaris (carapaça), uma urze muito ornamental, de longa floração, característica de zonas capazes de conservar a humidade comparativamente melhor durante o Verão.

7 Erica scoparia (urze-das-vassouras) no período de floração, na Primavera. Esta é uma urze de porte quase arbustivo, a maior entre as que se encontram no Cabeço Santo.

8 Detalhe da flor de Erica scoparia.

9 Erica cinerea (queiró), uma bela urze de ocorrência mais pontual.

10 Carqueja, uma leguminosa de escassíssimas exigências e de generosas propriedades.

11 Matagal com queiroga, carqueja, e ainda gramíneas como constituintes dominantes.

12 Tojo (Ulex europaeus), uma leguminosa de possantes espinhos e floração abundante.

13 Tojo-molar (Ulex minor), um tojo de constituição mais aveludada.

14 Genista triacanthos, outra planta leguminosa com o nome vulgar de tojo.

15 Cistus salvifolius (sanganho-mouro), planta de abundante floração e também, como tantas outras, escassas exigências.

16 Detalhe das flores do sanganho-mouro.

17 De flor semelhante, e igualmente atractiva para os insectos, é o sanganho (Cistus psilosepalus), planta mais amante da humidade do que a anterior, e por isso não tão abundante no Cabeço Santo como ela.

18 Tufo de queiroga, carqueja, sanganho-mouro, e ainda algumas gramíneas.

19 Halimum ocymoides, cistácea de distribuição mais reduzida que as anteriores.

20 A giesta-negral (Cytisus striatus) só aparece com abundância numa das áreas de matagal do Cabeço Santo – a que se encontra mais a montante no Ribeiro de Belazaima e a de maior altitude.

21 A erva-das-sete-sangrias (Lithodora prostata subsp. prostata) é uma das plantas mais adaptáveis do matagal, encontrando-se mesmo nos eucaliptais.

22 Rosmaninho (Lavandula stoechas), uma planta muito atractiva para os insectos e muito aromática que virtualmente não se encontra fora dos matagais pouco intervencionados do Cabeço Santo.

23 Alecrim-da-serra (Thymus caespititius), um tomilho rastejante que praticamente só se encontra, à escala da freguesia de Belazaima, nos matagais do Cabeço Santo.


Carregar ppt "Álbum de fotografias Matagal lenhoso. Erica umbelata (queiroga), a urze dominante dos matagais de porte reduzido do Cabeço Santo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google