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MEDIADORES DE LEITURA Profª Drª Eliane L. da Silva Moro Profª Drª Lizandra Brasil Estabel 2011 27ª Reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria de Bibliotecas.

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1 MEDIADORES DE LEITURA Profª Drª Eliane L. da Silva Moro Profª Drª Lizandra Brasil Estabel ª Reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria de Bibliotecas Escolares e Públicas

2 LEITURA E ESCRITA Fazem parte da história que remonta a milhares de anos passados. Leitura: caráter de ato social tem início no começo do século XX, vinculada à história política e social do tempo; Primeiros estudos sobre as práticas e representações sociais da leitura: publicados nos Estados Unidos e na Europa (destacando- se a França, a Alemanha e a Suíça).

3 França: 1ªs práticas de leitura e leitores surgiram na Associação de Bibliotecários Franceses (ABF) com Charles Sustrae e Ernest Coyecque que iniciaram e imprimiram suas idéias e opiniões sobre a leitura pública e a função dos bibliotecários franceses como parte de seus deveres profissionais em estimular a leitura. LEITURA E ESCRITA

4 Final séc. XX e início do séc. XXI: França e Estados Unidos, tem grande interesse ao conhecimento das práticas leitoras entre os cidadãos priorizando: a elevação e a quantidade e qualidade das leituras; o aumento do índice de leitura; o analfabetismo funcional; o enfrentamento por diversos meios de crises de leitura; e o estímulo à leitura em todos os setores sociais principalmente aos jovens.

5 Importância e significado no desenvolvimento na vida das pessoas, como práticas e representações sociais desde o nascimento até a morte, permanente no processo do desenvolvimento humano em uma interação com o mundo e com o outro. LEITURA E SOCIEDADE

6 LEITURA NA FAM Í LIA, NA ESCOLA, NA BIBLIOTECA, NA SOCIEDADE Pais, professores, bibliotecários e governantes devem ser partícipes nas ações de leitura que deve iniciar na família, se implementar na escola e continuar no processo de vida do adulto e do idoso através de políticas públicas de leitura para a comunidade.

7 RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL 2011

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14 Em uma sociedade que não lê, a conquista da leitura é o primeiro passo para a formação dos valores da sociedade, propiciando a participação social, compreensão do homem pelo homem, nível cultural, forma de lazer, formação e exercício da cidadania, entre outros. LEITURA E SOCIEDADE

15 LEITURA PARA TODOS Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990) : são considerados tanto como cidadãos comuns quanto como cidadãos peculiares: cidadãos comuns ao se propor que o acesso à educação como eqüidade seja universalizado para todos (Art. 3°) e peculiares ao explicitar-se que é preciso garantir-lhes igualdade de acesso à informação como parte integrante do sistema educativo, independente do tipo de deficiência que possuam (Art. 5°).

16 Biblioteca escolar: ambiente de aprendizagem no espaço da escola deve propiciar o acesso universalizado para todos propondo ações de inclusão digital, social e informacional, através da leitura e superando as barreiras de acessibilidade dessas pessoas. LEITURA PARA TODOS

17 LEITURA E MEDIAÇÃO Mediação entre sujeito e objeto: pelos recursos projetados e disponíveis dentro do mundo (documentos); pela interação com outros sujeitos que constituem um contexto semiótico repleto de novas significações que influenciam o processo de aprendizagem e de conhecimento.

18 Formação do leitor: envolve os aspectos político, psicológico e metodológico através das ações de leitura, considerada como um processo constante de esforços conscientes da área educacional. A família, os professores e o bibliotecário devem ser partícipes nas ações de leitura implementadas na escola e, a biblioteca, deve ser a parceira constante nas políticas de leitura. LEITURA E MEDIAÇÃO

19 O papel do bibliotecário é o de mediador entre a leitura, a informação e o leitor. Este profissional, além de orientar o usuário no uso dos suportes informacionais, deve ser um promotor de leitura e, além de tudo, um bibliotecário educador. (MORO;ESTABEL, 2005). LEITURA E MEDIAÇÃO

20 BIBLIOTECA E AS TICs Biblioteca: propicia a mediação no processo de construção do conhecimento entre os sujeitos através do acesso à informação. Redes: estruturas cognitivas interativas e hipertextuais que propiciam a construção do conhecimento entre as pessoas. Sujeito/aluno com autonomia no processo de aprendizagem. TICs: versatilidade e disponibilidade cooperativa; sistemas cooperativos ou interfaces de parceria entre o homem e a técnica.

21 WEB E A BIBLIOTECA ESCOLAR Os efeitos do uso da informação compartilhada entre os educadores, os bibliotecários, os alunos, pode encaminhar para uma rede integrada de comunicação, permitindo o estabelecimento de novas relações entre os mesmos (inter-relação de pessoas) e destes com a comunidade. (MORO; ESTABEL, 2004).

22 Bibliotecários, professores e alunos como produtores de informação construída cooperativamente passam a fazer parte da rede social que possibilita novas aprendizagens e interconexões no próprio espaço da biblioteca escolar. WEB E A BIBLIOTECA ESCOLAR

23 O processo de leitura, mediado por bibliotecários, professores, técnicos e colegas, promove a inclusão e a acessibilidade à informação, ao conhecimento através do acesso e uso das TICs em um ambiente interativo onde os sujeitos são responsáveis por uma produção coletiva que contribui para a formação de um cidadão crítico, ativo, participativo, reflexivo... leitor. FINALIZANDO...

24 REFERÊNCIAS BELLUZZO, R.C.B. et al. Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento. Educação Temática Digital, Campinas, v.6,n.1,p.81-99, dez INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil Disponível em: Acesso em: 19 abr MORO, E. L. S., ESTABEL, L. B. A Interação entre os Alunos, Educadores, Bibliotecários e a Pesquisa Escolar. Revista Informática na Educação: teoria e prática, v.7, p , FOUCAMBERT, J. A. Criança, o Professor e a Leitura. Trad. Marleine Cohen e Carlos M. Rosa. Porto Alegre : Artes Médicas, VALENCIA, Ariel Gutiérrez. El Estudio de las Prácticas y las Representaciones Sociales de la Lectura: génesis y el estado del arte. México, Anales de Documentacion, n.12, P VYGOSTKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984

25 OBRIGADA! Profª Eliane Moro – Profª Lizandra Estabel –


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