A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª LIZANDRA BRASIL ESTABEL Profª Drª MARIA CRISTINA C. DE CASTILHOS FRANÇA Profª Drª MARIA DO ROCIO FONTOURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª LIZANDRA BRASIL ESTABEL Profª Drª MARIA CRISTINA C. DE CASTILHOS FRANÇA Profª Drª MARIA DO ROCIO FONTOURA."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª LIZANDRA BRASIL ESTABEL Profª Drª MARIA CRISTINA C. DE CASTILHOS FRANÇA Profª Drª MARIA DO ROCIO FONTOURA TEIXEIRA ª Reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e Públicas INFORMAÇÃO, LEITURA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: UMA TRAJETÓRIA DE ATUAÇÃO NO ENSINO, NA PESQUISA E NA EXTENSÃO

2 AÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA Eixos Temáticos Leitura Acessibilidade Inclusão Informação

3 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Extensão: BIBLIOTEC I (2002): primeiro Curso em EAD, no Brasil, mediado por computador, com a temática Bibliotecas Escolares.

4 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE Participação Acessibilidade das Bibliotecas Públicas para DVs. Force Fundation (2005). Participação desde o III SENABRAILLE. VI SENABRAILLE (Seminário Nacional de Bibliotecas Braille) e II Seminário Latino Americano y Caribeño de Los Servicios Bibliotecarios para Ciegos y Debiles Visuales (nov/2009 – João Pessoa/PB).Ministrantes do MINICURSO 2 – CAPACITAÇÃO PARA WEB2.0 E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS. VII SENABRAILLE (UNICAMP/SP). Participação na Comissão Científica. Dos 30 trabalhos aprovados, 7 são resultados de pesquisa e de projetos de extensão orientados pelos membros do Grupo LEIA (nov/2011).

5 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Extensão: UFRGS/UNISOL (2005): Era Uma Vez...O Encantamento da Leitura e a Magia da Biblioteca

6 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Extensão: BIBLIOTEC II (2006): Curso em EAD, mediado por computador, com a temática Bibliotecas Escolares e Inclusão. O curso teve a participação de profissionais que atuam em bibliotecas escolares, residentes nos mais diferentes pontos do Brasil: Paraíba, Pernambuco, Brasília – DF, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. (2 bibliotecários cegos). TEMAS DE DISCUSSÃO: Acessibilidade para TODOS, Tecnologias Acessíveis, Tecnologias Assistivas, PNEEs, entre outros.

7 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Extensão: CAPATEC (2009): Curso de Extensão de Capacitação de Auxiliares de Bibliotecas dos Pólos da UAB da Região Sul, na Modalidade EAD. 45 pólos presenciais da UAB 1: Paraná: 11 participantes Santa Catarina: 2 participantes Rio Grande do Sul: 32 participantes

8 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Extensão: CAPADOC (2010): Programa de Capacitação em Gestão Documental em EAD. 100 participantes: servidores da UFRGS, do IFRS e 2 participantes do Exército Brasileiro.

9 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

10 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Extensão: SEGMENTO LIVRO E LEITURA EM GRAMADO (2010): Qualificação e Integração da Biblioteca Pública- Bibliotecas Escolares-Comunitárias. Oficina de construção de Blogs e WEB 2.0.

11 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE

12 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Extensão: DINAMIZAÇÃO DA SALA DE LEITURA TABAJARA RUAS, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2011- ) Organização, ações de leitura e inclusão social

13 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Extensão: REVISTA ScientiaTec: periódico semestral do IFRS- Câmpus Porto Alegre, publicado no formato eletrônico, criado com a finalidade de publicar textos inéditos nas diversas áreas do conhecimento, sob a forma de artigos, relatos de pesquisa, relatos de experiência profissional, resenhas e comunicações de dissertações e teses.

14 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Extensão: Projeto ViVendo Histórias Atividade de Contação de Histórias para Idosos moradores da Casa Lar do Cego Idoso-Porto Alegre Objetivo Principal: Propiciar a leitura como fator estimulante para o desenvolvimento intelectual, moral e emocional de idosos com deficiência visual da Casa Lar do Cego Idoso.

15 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Extensão: Projeto ViVendo Histórias Executores: acadêmicos voluntários de Biblioteconomia.

16 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Extensão: CURSO DE EXTENSÃO ( ): Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade. 18 pólos da UAB 1: 35 participantes por pólo: 630 mediadores de leitura.

17 Pólos Contemplados

18 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

19

20

21

22 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Extensão: Curso de Inclusão e Acessibili dade para TODOS I e II, parceria IFRS-Câmpus POA e UFRGS, 80h, com a participação de 150 pessoas em cada edição (2011/2012).

23 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Extensão: Curso de Iniciação à Panificação e Confeitaria para alunos PNEEs (deficiência mental) da Escola Municipal Lígia Morrone Averbuck- Especial, de Porto Alegre (formatura da 2ª turma em 2011/2).

24 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Extensão: Curso de qualificação de nível básico da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – módulos I, II e III para os professores do IFRS e comunidade (2011/2012).

25 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Ensino: Pós-Graduação (Especialização) Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA) na modalidade EAD mediada por computador ( ); Participação de 26 alunos: bibliotecários e professores; Participação de uma aluna, bibliotecária, com limitação visual (cega). Primeiro Curso no Brasil sobre Bibliotecas Escolares na modalidade EAD e o primeiro que trata do tema Acessibilidade.

26 EBEA: Participantes Estados: CE BA PB RJ SC RS

27 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Pesquisa (2005- ): Projeto Inclusão social e digital de crianças e adolescentes com fibrose cística no Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA Parceria interinstitucional:

28 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

29 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Pesquisa: Projeto: Tecnologias Acessíveis para Adolescentes com Fibrose Cística em Isolamento Hospitalar com fomento PROBITEC/IFRS, Parceria interinstitucional:

30 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Pesquisa: TESE ELIANE LOURDES DA SILVA MORO: A Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Adolescentes com Fibrose Cística em Isolamento Hospitalar, Ano de Obtenção: PPGEDU/UFRGS. LIZANDRA BRASIL ESTABEL - A Formação de Professores e a Qualificação de Bibliotecários com Limitação Visual através da Educação a Distância Mediada por Computador em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Ano de Obtenção: PGIE/UFRGS.

31 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Pesquisa: TESE MARIA CRISTINA CAMINHA DE CASTILHOS FRANÇA- Memórias Familiares em Festa: estudo antropológico dos processos de reconstrução das redes de parentesco e trajetórias familiares, Ano de Obtenção: PGAS /UFRGS. MARIA DO ROCIO FONTOURA TEIXEIRA- Redes de Conhecimento em Ciências e o Compartilhamento do Conhecimento, Ano de obtenção: PPG Educação em Ciências:Química da Vida e Saúde/UFRGS.

32 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Pesquisa: Interinstitucional GRUPO DE PESQUISA LEIA: leitura, informação e acessibilidade

33 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Ações Interinstitucionais Fórum Gaúcho para a Melhoria das Bibliotecas Escolares ( ) 36 Fóruns realizados na capital e nos municípios do interior do Estado do RS. 2 Fóruns Nacionais para a Melhoria das Bibliotecas Escolares. 1 Fórum Bi-Nacional (Brasil/Uruguai)- 2011

34 AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Ações Interinstitucionais CGATI: Comitê Gaúcho de Acessibilidade Grupo de Pesquisa LEIA IFRS-Câmpus Porto Alegre

35 Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO- Profª Drª LIZANDRA BRASIL ESTABEL- Profª Drª MARIA CRISTINA C. DE CASTILHOS FRANÇA- Profª Drª MARIA DO ROCIO FONTOURA TEIXEIRA-


Carregar ppt "Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª LIZANDRA BRASIL ESTABEL Profª Drª MARIA CRISTINA C. DE CASTILHOS FRANÇA Profª Drª MARIA DO ROCIO FONTOURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google