A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável: Bernadete Campello (coordenadora) Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu Paulo da Terra Caldeira Ricardo Rodrigues Barbosa Márcia Milton.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável: Bernadete Campello (coordenadora) Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu Paulo da Terra Caldeira Ricardo Rodrigues Barbosa Márcia Milton."— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável: Bernadete Campello (coordenadora) Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu Paulo da Terra Caldeira Ricardo Rodrigues Barbosa Márcia Milton Vianna Maria da Conceição Carvalho Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Carlos Alberto Ávila Araújo Janaína Ferreira Fialho Maura Alvarenga (bolsista CNPq) Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar Gramado, RS 10 de dezembro de 2010

2 As bases para a elaboração dos parâmetros As bases para a elaboração dos parâmetros Fundamentação Fundamentação na realidade brasileira Fundamentação Fundamentação na teoria

3 A biblioteca como espaço de aprendizagem Fundamentação Fundamentação na teoria

4 Objetividade e concisão Objetividade e concisão Possibilidade de revisão programada, Possibilidade de revisão programada, com participação ampla dos interessados Apresentaçãondicadores mínimo e máximo Apresentação de indicadores mínimo e máximo Critérios para definição dos parâmetros Critérios para definição dos parâmetros Apresentação de indicadores numéricos Apresentação de indicadores numéricos

5 é administrada por bibliotecário qualificado, apoiado por equipe adequada em quantidade e qualificação para fornecer serviços à comunidade escolar. é administrada por bibliotecário qualificado, apoiado por equipe adequada em quantidade e qualificação para fornecer serviços à comunidade escolar. conta com espaço físico exclusivo, suficiente para acomodar: conta com espaço físico exclusivo, suficiente para acomodar: - o acervo; - o acervo; - os ambientes para serviços e atividades para usuários; - os ambientes para serviços e atividades para usuários; - os serviços técnicos e administrativos. - os serviços técnicos e administrativos. possui materiais informacionais variados, que atendam aos interesses e necessidades dos usuários; possui materiais informacionais variados, que atendam aos interesses e necessidades dos usuários; tem acervo organizado de acordo com normas bibliográficas padronizadas, permitindo que os materiais sejam encontrados com facilidade e rapidez; tem acervo organizado de acordo com normas bibliográficas padronizadas, permitindo que os materiais sejam encontrados com facilidade e rapidez; fornece acesso a informações digitais (internet); fornece acesso a informações digitais (internet); funciona como espaço de aprendizagem; funciona como espaço de aprendizagem; A biblioteca escolar:

6 Organização do acervo Organização do acervo Pessoal Pessoal 1ª parte Conjunto de indicadores Espaço físico, incluindo mobiliário e equipamento Espaço físico, incluindo mobiliário e equipamento Acervo Acervo Computadores (acesso à internet) Computadores (acesso à internet) Serviços e atividades Serviços e atividades

7 Instrumento de avaliação e planejamento Amplia os indicadores Amplia os indicadores Ajuda a analisar e avaliar a biblioteca Ajuda a analisar e avaliar a biblioteca Ajuda a traçar metas Ajuda a traçar metas 2ª parte

8 Censo Escolar de escolas sem biblioteca escolas sem biblioteca 63,72% das escolas tinham biblioteca ou sala de leitura 63,72% das escolas tinham biblioteca ou sala de leitura alunos de ensino fundamental sem acesso alunos de ensino fundamental sem acesso a biblioteca ou sala de leitura Fundamentação Fundamentação na realidade brasileira

9 A pesquisa de campo Nº de questionários válidos: 685 Nº de questionários válidos: 685 Amostra: 151 (22,0%) RegiãoNº de questionários enviados Número de bibliotecas da região (MEC/2004) % de questio- nários enviados em relação ao nº de bibliotecas da região Norte ,8 Nordeste ,7 Sul, Sudeste e Centro- Oeste ,2 Total ,3

10 A aplicação dos filtros resultou em uma amostra de 151 escolas (22,0% do total de 685) que: A aplicação dos filtros resultou em uma amostra de 151 escolas (22,0% do total de 685) que: possuíam biblioteca; possuíam biblioteca; a biblioteca tinha serviço de orientação à pesquisa. a biblioteca tinha serviço de orientação à pesquisa. a biblioteca oferecia atividade de incentivo à leitura; a biblioteca oferecia atividade de incentivo à leitura; a biblioteca tinha um funcionário responsável; a biblioteca tinha um funcionário responsável; a biblioteca tinha serviço de empréstimo domiciliar; a biblioteca tinha serviço de empréstimo domiciliar; a biblioteca tinha serviço de consultas no local; a biblioteca tinha serviço de consultas no local; o acervo era catalogado; o acervo era catalogado; o acervo era classificado; o acervo era classificado; a biblioteca funcionava em: a biblioteca funcionava em: - sala de uso exclusivo ou - sala compartilhada com multimeios ou - sala compartilhada com sala de leitura;

11 Características da amostra de 151 escolas Vinculação administrativa Vinculação administrativa das escolas Nº% Pública federal 74,6 Pública estadual 7046,4 Pública municipal 4127,2 Particular 3321,9 Total ,0

12 Região Nº de bibliotecas da região (MEC) % Nº de bibliotecas da amostra de 151 % Sudeste ,96945,7 Sul ,14026,5 Nordeste ,22717,9 Centro- Oeste ,096,0 Norte ,664,0 Total , ,0 Características da amostra de 151 escolas Região

13

14 Espaço físico A biblioteca escolar conta com espaço físico exclusivo: A biblioteca escolar conta com espaço físico exclusivo: no nível básico: assentos suficientes para acomodar simultaneamente uma classe inteira e usuários avulsos; no nível básico: assentos suficientes para acomodar simultaneamente uma classe inteira e usuários avulsos; no nível básico: um balcão de atendimento, uma mesa, uma cadeira e um computador com acesso à internet para uso exclusivo do(os) funcionário(os); no nível básico: um balcão de atendimento, uma mesa, uma cadeira e um computador com acesso à internet para uso exclusivo do(os) funcionário(os); no nível básico: de 50m2 até 100m2; no nível básico: de 50m2 até 100m2; A biblioteca escolar possui assentos para acomodar usuários que ali vão para consultar os materiais e/ou realizar atividades: A biblioteca escolar possui assentos para acomodar usuários que ali vão para consultar os materiais e/ou realizar atividades: Além de ambientes para os serviços aos usuários a biblioteca escolar conta com ambiente para serviços técnicos e administrativos: Além de ambientes para os serviços aos usuários a biblioteca escolar conta com ambiente para serviços técnicos e administrativos: no nível exemplar: acima de 300m2. no nível exemplar: acima de 300m2. no nível exemplar: assentos suficientes para acomodar simultaneamenteuma classe inteira, usuários avulsos e grupos de alunos no nível exemplar: assentos suficientes para acomodar simultaneamente uma classe inteira, usuários avulsos e grupos de alunos no nível exemplar: um balcão de atendimento e ambiente específico para atividades técnicas, com uma mesa, uma cadeira e um computador com acesso à internet, para uso exclusivo de cada um dos funcionários. no nível exemplar: um balcão de atendimento e ambiente específico para atividades técnicas, com uma mesa, uma cadeira e um computador com acesso à internet, para uso exclusivo de cada um dos funcionários.

15 O acervocontempla a diversidade de gêneros textuais e de fontes de informação destinadas aos variados usos escolares, tais como: enciclopédias, dicionários, almanaques, atlas, etc. O acervo contempla a diversidade de gêneros textuais e de fontes de informação destinadas aos variados usos escolares, tais como: enciclopédias, dicionários, almanaques, atlas, etc. A biblioteca conta com acervo de livros compatível com o número de alunos: A biblioteca conta com acervo de livros compatível com o número de alunos: Além de livros a biblioteca escolar conta com revistas e outros materiais não impressos, como: documentos sonoros, visuais e digitais. Além de livros a biblioteca escolar conta com revistas e outros materiais não impressos, como: documentos sonoros, visuais e digitais. Acervo no nível básico: a partir de um título por aluno; no nível básico: a partir de um título por aluno; no nível exemplar: a partir de 4 títulos por aluno, não sendo necessário mais do que cinco exemplares de cada título. no nível exemplar: a partir de 4 títulos por aluno, não sendo necessário mais do que cinco exemplares de cada título.

16 Computadores ligados à internet Computadores ligados à internet são usados na biblioteca Computadores ligados à internet são usados na biblioteca como fonte de informação, complementando a coleção. no nível básico: pelo menos um computador ligado à internet para uso exclusivo de professores e alunos em atividades de ensino/aprendizagem; no nível básico: pelo menos um computador ligado à internet para uso exclusivo de professores e alunos em atividades de ensino/aprendizagem; O número de computadores é: O número de computadores é: no nível exemplar: computadores ligados à internet para uso exclusivo de professores e alunos em atividades de ensino/aprendizagem, em número suficiente para uma classe inteira. no nível exemplar: computadores ligados à internet para uso exclusivo de professores e alunos em atividades de ensino/aprendizagem, em número suficiente para uma classe inteira.

17 O acervo é organizado para permitir que os materiais sejam encontrados com facilidade e rapidez: O acervo é organizado para permitir que os materiais sejam encontrados com facilidade e rapidez: no nível exemplar: o catálogo da biblioteca é informatizado e possibilita o acesso remoto a todos os itens do acervo; permite além da recuperação por autor, título e assunto recuperação por outros pontos de acesso. no nível exemplar: o catálogo da biblioteca é informatizado e possibilita o acesso remoto a todos os itens do acervo; permite além da recuperação por autor, título e assunto recuperação por outros pontos de acesso. no nível básico: o catálogo da biblioteca inclui pelo menos os livros do acervo, permitindo a recuperação por autor, título e assunto; no nível básico: o catálogo da biblioteca inclui pelo menos os livros do acervo, permitindo a recuperação por autor, título e assunto; Organização do acervo

18 A biblioteca oferece serviços regularmente: A biblioteca oferece serviços regularmente: no nível básico: consulta no local, empréstimo domiciliar, atividades de incentivo à leitura e orientação à pesquisa; no nível básico: consulta no local, empréstimo domiciliar, atividades de incentivo à leitura e orientação à pesquisa; no nível exemplar: consulta no local, empréstimo domiciliar, incentivo à leitura, orientação à pesquisa, além de serviço de divulgação de novas aquisições, exposições e serviços específicos para os professores, tais como levantamento bibliográfico e boletim de alerta. no nível exemplar: consulta no local, empréstimo domiciliar, incentivo à leitura, orientação à pesquisa, além de serviço de divulgação de novas aquisições, exposições e serviços específicos para os professores, tais como levantamento bibliográfico e boletim de alerta. Serviços e atividades

19 Pessoal no nível básico: um bibliotecário-supervisor, responsável por um grupo de bibliotecas (nos casos em que a biblioteca faz parte de um sistema/rede que reúne várias bibliotecas), além de pessoal auxiliar em cada uma das bibliotecas, em cada turno; no nível básico: um bibliotecário-supervisor, responsável por um grupo de bibliotecas (nos casos em que a biblioteca faz parte de um sistema/rede que reúne várias bibliotecas), além de pessoal auxiliar em cada uma das bibliotecas, em cada turno; A biblioteca conta com bibliotecário responsável e funcionários para atendimento aos usuários em todos os turnos em que a escola está aberta: A biblioteca conta com bibliotecário responsável e funcionários para atendimento aos usuários em todos os turnos em que a escola está aberta: no nível exemplar: um bibliotecário responsável exclusivamente pela biblioteca e pessoal auxiliar em cada turno, de acordo com o número de alunos da escola. no nível exemplar: um bibliotecário responsável exclusivamente pela biblioteca e pessoal auxiliar em cada turno, de acordo com o número de alunos da escola. Obs. Um bibliotecário-supervisor supervisiona no máximo quatro bibliotecas, desde que essas bibliotecas, em conjunto, atendam até quatro mil alunos.

20 Ações futuras Possibilidades de opinar: Possibilidades de opinar: Divulgação: Divulgação: Complementação: Complementação: Revisão: Revisão: amplitude e gratuidade atualização e adequação canais de comunicação diversos criação de outros instrumentos

21 Agradecimentos Carla Floriana Martins (Rede Marista de Bibliotecas) Carla Floriana Martins (Rede Marista de Bibliotecas) Ivo Funghi Baía (E.M. José Maria Alkmim-SMED-PBH) Ivo Funghi Baía (E.M. José Maria Alkmim-SMED-PBH) Margareth Egídia Moreira (E.M. Maria de Rezende Costa-SMED-PBH) Margareth Egídia Moreira (E.M. Maria de Rezende Costa-SMED-PBH) Sabrina R. Sanches Brasil (E.M. Prof. Tabajara Pedroso-SMED-BH) Sabrina R. Sanches Brasil (E.M. Prof. Tabajara Pedroso-SMED-BH)

22 Referências PIERUCCINI, Ivete. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. Tese, Doutorado em Ciência da Informação e Documentação, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, PIERUCCINI, Ivete. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. Tese, Doutorado em Ciência da Informação e Documentação, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, LEMOS, Antônio Agenor Briquet de. Bibliotecas. In: CAMPELLO, B. S.; CALDEIRA, P. T. (Org.). Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, p LEMOS, Antônio Agenor Briquet de. Bibliotecas. In: CAMPELLO, B. S.; CALDEIRA, P. T. (Org.). Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, p CAMPELLO, B. S.; SILVA, M. A. A biblioteca nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 6, n. 33, p , CAMPELLO, B. S.; SILVA, M. A. A biblioteca nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 6, n. 33, p , CAMPELLO, B. S. (Org.). Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, CAMPELLO, B. S. (Org.). Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Política de desenvolvimento de acervo das bibliotecas escolares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Programa de Bibliotecas, Grupo de Estudos de Acervo, p. BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Política de desenvolvimento de acervo das bibliotecas escolares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Programa de Bibliotecas, Grupo de Estudos de Acervo, p.

23 Stichting het Da Vinci Huis Nieuwpoortkade 2A (D129) NL-1055 RX Amsterdam Netherlands iasl-brasil.html Da Vinci Huis - IASL Fund - Brasil

24 INTERNATIONAL ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANSHIP School Library Proclamation: a library for every school School Libraries Worldwide

25 SLAQ / IASL 2010 Conference Brisbane, Austrália 27 September - 1 October 2010 Diversity Challenge Resilience: school libraries in action Da Vinci Huis - IASL Fund - Brasil 2010

26 Lilia Virginia Martins Santos, do Brasil, Anna Ditshego, da África do Sul, vencedoras do prêmio 2010, com Albert Boekhorst, Diretor da Stichting het Da Vinci Huis Da Vinci Huis - IASL Fund - Brasil 2010

27 Lilia Virginia Martins Santos com Katharina Berg, Diretora Regional da IASL para a América Latina e Caribe Da Vinci Huis - IASL Fund - Brasil 2010

28 Lilia Virginia Martins Santos e Anna Ditshego, com Albert Boekhorst e James Henri, Presidente da International Association of School Librarianship (IASL)

29 Lilia Virginia Martins Santos com Albert Boekhorst Da Vinci Huis - IASL Fund - Brasil 2010

30 40ª Conferência da IASL 7 a 11 de agosto de 2011 Tema: School Libraries: Empowering the 21st Century Learner LOCAL: University of West Indies Kingston, Jamaica Da Vinci Huis - IASL Fund - Brasil 2011

31

32


Carregar ppt "Equipe responsável: Bernadete Campello (coordenadora) Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu Paulo da Terra Caldeira Ricardo Rodrigues Barbosa Márcia Milton."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google