A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biblioteca Viva: O Livro na Cena Cultural do IFSUL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biblioteca Viva: O Livro na Cena Cultural do IFSUL"— Transcrição da apresentação:

1 Biblioteca Viva: O Livro na Cena Cultural do IFSUL
Bolsista: Jennifer Pereira Baptista Coordenadora: Maria Helena Campos de Bairros Bibliotecárias: Patrícia Mousquer e Rosinei Klein Miozzo

2 Justificativa Através de atividades culturais relacionadas à leitura, tendo como foco irradiador a biblioteca, o projeto Biblioteca Viva: O Livro na Cena Cultural do IFSUL, visa à transformação do ambiente usual da biblioteca, vista tradicionalmente como o local em que os livros ficam depositados à espera de alguém para consultá-los. Gestor cultural como agente de leitura.

3 Objetivos Geral: Fomentar a leitura e as ações que envolvem o livro no contexto cultural do IFSUL Campus Sapucaia do Sul. Específicos: Formar leitores, buscando, de maneira continuada, substantivo aumento do índice de leitura; Incentivar a frequência à biblioteca, tornando-a um espaço vivo de atuação cultural; Democratizar o acesso à leitura.

4 Cenário da Biblioteca do IFSUL em 2010
Baixos índices de leitura; Baixa compreensão leitora; Baixa procura e retirada de livros; Descontinuidade de ações motivadores de leitura.

5 Ações

6

7 Lançamento do livro Esporro

8 Mural Sugestão de Leitura

9 Exposição de Autores

10 Agenda Cultural

11 Leia Mais

12 Marca-páginas

13 Exposição de Obras Recém Adquiridas

14 Atividades Planejadas
Organização de sebo; Seminário “A Literatura Interpreta o Brasil”.

15 Cenário da Biblioteca Após o Início do Projeto
O número de livros de literatura retirados em 2011 até o início do projeto foi de 296. Após o início do projeto, de 28 de agosto de 2011 a 21 de maio de 2012, foram retirados 723 livros de literatura. Registra-se, assim, um acréscimo de mais de 117% do índice de retirada de livros. Além disso, percebe-se aumento na frequência dos alunos ao espaço da biblioteca.

16 Formação de Leitores Embora o país apresente baixos índices de leitura, pouco se desenvolve acerca de políticas públicas preocupadas com este problema, ou que coloquem o livro como um irradiador do processo de formação de leitores.

17 Formação de Leitores A escola é um dos espaços onde ocorre a preparação do indivíduo para a vida. Por que não, neste espaço, tentar formar um cidadão com o hábito da leitura, que, assim, torna-se mais crítico e preocupado com as questões do mundo que o cerca?

18 Formação de Leitores Quando se fala em formação de leitores e fomentação de leitura, estas atividades sempre são vistas como desafios. No caso do IFSUL, Campus Sapucaia do Sul, não foi diferente. É extremamente complicado tornar um público adepto da leitura, principalmente quando se trata de jovens e adultos. Este público já tem o pensamento e suas vontades formadas, tornando difícil uma mudança de comportamento. Quando se trabalha com o público infantil, é fácil chamar sua atenção, o lado lúdico é uma ótima forma. Porém, quando trata-se de um público jovem e adulto, é complicado pensar em formas de atraí-los para que busquem o livro e o espaço da biblioteca. Marketing cultural ajuda na busca da atração. (Mais fácil trabalhar com público jovem que adulto, nota-se mais procura de jovens).

19 Formação de Leitores Porém, as atividades desenvolvidas no projeto apresentaram um resultado muito positivo. Mas esta não pode ser uma atividade isolada. Se o que se busca é que, cada vez mais, os índices de leitura e pessoas alfabetizadas no país aumentem, deve-se trabalhar com ações que fomentem a leitura de maneira continuada. Muito se vê atividades de curto período que até apresentam bons resultados, mas não há continuidade, e os índices voltam a cair. É como uma loja: quando há liquidação, o público aumenta, e logo após seu término, volta a seus índices normais.

20 “Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias.” Mário Vargas Llosa Como um livro pode mudar a humanidade? Mudando a forma de pensar dos que os leem. Um livro mostra uma nova visão que, consequentemente, traz novas atitudes que moldam a existência com o passar dos tempos. Foram livros que criaram as bases de todas as ciências. Foram livros que solidifcaram o posicionamento do homem sobre ele mesmo, sobre a existência de Deus, sobre a política, sobre seus próprios sentimentos, sobre a loucura, etc. Criaram-se a medicina, a matemática, a literatura, a astronomia e muito mais com os livros. Pessoas foram presas ou mortas, governos foram destruídos, a economia evoluiu, países ganharam destaque, religiões dissipadas. Um livro pode provar que o governo é injusto, pode fazer multidões se revoltarem, se emocionarem, se inspirarem, porque é, principalmente nos livros que se concentra a história dos pensamentos e dos sentimentos.

21 Referências AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores, cultura popular e contexto brasileiro. AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores e razões para a Literatura. ROSA, Flávia Goullart Mota Garcia; ODDONE, Nanci. Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca. Ci. Inf., Brasília, 2006. ROCCO, Maria Thereza Fraga. A Importância da Leitura na Sociedade Contemporânea e o Papel da Escola Nesse Contexto. SIM-SIM, Inês. Formar leitores: A inversão do círculo. F. L. Viana, M. Martins & E. Coquet, 2002. SALLUM, Erika; LOPES, Juliana. Revista Superinteressante: 101 Livros Que Mudaram a Humanidade. São Paulo: Editora Abril, (Super Essencial; v.1)


Carregar ppt "Biblioteca Viva: O Livro na Cena Cultural do IFSUL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google