A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Imigração Alemã no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Imigração Alemã no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Imigração Alemã no Brasil

2 Contexto Histórico Brasileiro
Em 1808 a família real portuguesa fugiu para o Brasil escapando da invasão das tropas de Napoleão. Com a derrota do mesmo, em junho de 1815, D. João VI retorna à Portugal. Sendo assim, necessitando de soldados e de colonos para o desenvolvimento do país.

3

4 Promessa de um Futuro Melhor
A imigração Alemã ocorreu nos séculos XIX e XX (por iniciativa de Dom Pedro I), motivados principalmente por frequentes problemas sociais que ocorriam no continente Europeu, ao mesmo tempo em que existia fartura de terras existentes no Brasil. Para atrair os imigrantes, propagandas eram feitas na Europa, através de agências contratadas e com a ajuda das companhias de colonização, que retratavam o Brasil como “o paraíso”.

5

6 Início da Imigração O primeiro grupo de alemães chegou ao Brasil em 1818, no sul da Bahia, mas foi no sul do país que eles formaram a primeira colônia, em São Leopoldo - RS. Já em 1927, chegaram mais imigrantes alemães no porto de Santos, que seguiram para a região de Santo Amaro, São Roque, Embu, Itapecerica, Rio Claro e para os cafezais no interior do estado. Dois anos depois deu início à colonização de Santa Catarina. O Rio Grande do Sul foi o Estado que mais recebeu imigrantes alemães seguidos de Santa Catarina.

7 O ápice da Imigração O ápice da imigração alemã no Brasil foi entre os anos de 1920 a 1930, onde desembarcaram no Brasil cerca de mil alemães fugindo das tensões econômicas que causaram grande desemprego. Diferente dos primeiros imigrantes, estes não foram trabalhar no campo, e sim em zonas urbanas, exemplos como operários e professores. Ou seja, era a mão-de-obra qualificada e especializada que chegara ao Brasil ajudando o crescimento, e o desenvolvimento, da industrialização do Sul Brasileiro e também do país.

8

9 Locais de origem dos imigrantes alemães

10 Os Problemas na Imigração
O governo alemão proibiu em 1859 a emigração para o Brasil por conta de um forte movimento contra a emigração, já que muitos imigrantes morriam ao chegar ao Brasil, por causa de doenças tropicais. Os imigrantes alemães sofreram para se adaptar ao clima brasileiro, ao idioma e às novas condições e costumes de vida, além de não receberem tudo o que a campanha migratória prometia.

11

12 Contribuições dos Imigrantes
Os imigrantes desempenharam um importante papel no desenvolvimento do país, por trazerem consigo hábitos e costumes da Alemanha. Como por exemplo: - A ampliação rede de igrejas luteranas, - Difundiram a religião protestante no Brasil, - A diversificação da agricultura, - Processo de urbanização e de - Industrialização, tendo influenciado, em grande parte, a - Arquitetura das cidades.

13 Atuais Notícias Por ter tido uma importância no desenvolvimento do nosso país, lugares mais conservadores da cultura alemã comemoram no final do mês de Julho o dia da Imigração Alemã no Brasil.

14

15 Alunos: Amanda, Ana Caroline, Denise, Filipe, Geovani, Lucas H
Alunos: Amanda, Ana Caroline, Denise, Filipe, Geovani, Lucas H. e William


Carregar ppt "Imigração Alemã no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google