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Transformações e Evoluções Técnicas Os Transportes Transformações e Evoluções Técnicas Os Transportes Trabalho elaborado por: Franco Rodrigues, EFA-NS/Grupo.

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1 Transformações e Evoluções Técnicas Os Transportes Transformações e Evoluções Técnicas Os Transportes Trabalho elaborado por: Franco Rodrigues, EFA-NS/Grupo A Trabalho elaborado por: Franco Rodrigues, EFA-NS/Grupo A 19/05/2008

2 Tracção animal Propulsão eólica Força muscular Propulsão a vapor Propulsão mecânica Propulsão a jacto Levitação magnética Tracção animal Propulsão eólica Força muscular Propulsão a vapor Propulsão mecânica Propulsão a jacto Levitação magnética Evolução dos meios de propulsão nos transportes Vantagens Vantagens Desvantagens Desvantagens

3 EVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES Desde os primeiros tempos da sua existência que o homem reconheceu a necessidade de se deslocar entre variados lugares. Com a evolução natural, necessitou de meios que lhe permitissem deslocar-se entre dois lugares de forma cada vez mais rápida. EVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES Desde os primeiros tempos da sua existência que o homem reconheceu a necessidade de se deslocar entre variados lugares. Com a evolução natural, necessitou de meios que lhe permitissem deslocar-se entre dois lugares de forma cada vez mais rápida.

4 TRACÇÃO ANIMAL Durante séculos, os tradicionais meios de transporte usavam como principal forma de deslocação a tracção animal. Tracção animal é o termo utilizado para designar que um animal conduz um veículo - carroça, carruagem. Durante séculos, os tradicionais meios de transporte usavam como principal forma de deslocação a tracção animal. Tracção animal é o termo utilizado para designar que um animal conduz um veículo - carroça, carruagem.

5 PROPULSÃO EÓLICA veleiro O veleiro é propulsionado pela sustentação dinâmica que o vento produz entre as duas faces da vela, como na asa dum avião. Adicionado ao trabalho da quilha, que evita a deriva, faz a embarcação obedecer ao comando do seu comandante. É por isso que consegue navegar quase contra o vento (até 45 graus) e não apenas com vento a favor. veleiro O veleiro é propulsionado pela sustentação dinâmica que o vento produz entre as duas faces da vela, como na asa dum avião. Adicionado ao trabalho da quilha, que evita a deriva, faz a embarcação obedecer ao comando do seu comandante. É por isso que consegue navegar quase contra o vento (até 45 graus) e não apenas com vento a favor.

6 FORÇA MUSCULAR A bicicleta é um veículo com duas rodas presas a um quadro, com um sistema de dois pedais e uma corrente que acciona a roda traseira. Movida pelo esforço do usuário através da força aplicada nos pedais, a propulsão utilizada é a força muscular. A bicicleta é um veículo com duas rodas presas a um quadro, com um sistema de dois pedais e uma corrente que acciona a roda traseira. Movida pelo esforço do usuário através da força aplicada nos pedais, a propulsão utilizada é a força muscular.

7 PROPULSÃO A VAPOR A locomotiva a vapor é uma máquina propulsionada por um motor a vapor que funciona a carvão e água. Tudo se processa dentro da caldeira, em que tubos e válvulas fazem circular o vapor da água quente. Depois, este é canalizado por um sistema de êmbolos e pistões para uma biela (braço mecânico) unida às rodas e é a força do vapor da água que faz pressão sobre a biela obrigando o comboio a andar. A locomotiva a vapor é uma máquina propulsionada por um motor a vapor que funciona a carvão e água. Tudo se processa dentro da caldeira, em que tubos e válvulas fazem circular o vapor da água quente. Depois, este é canalizado por um sistema de êmbolos e pistões para uma biela (braço mecânico) unida às rodas e é a força do vapor da água que faz pressão sobre a biela obrigando o comboio a andar.

8 PROPULSÃO MECÂNICA Um automóvel é um veículo motorizado, movido a combustão interna, que pode ser gerada por álcool, gasolina, gás, diesel, hidrogénio, biodiesel ou qualquer outra mistura de combustível. Um motor é um dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecânica, de forma a impelir movimento a uma máquina ou veículo. Um automóvel é um veículo motorizado, movido a combustão interna, que pode ser gerada por álcool, gasolina, gás, diesel, hidrogénio, biodiesel ou qualquer outra mistura de combustível. Um motor é um dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecânica, de forma a impelir movimento a uma máquina ou veículo.

9 PROPULSÃO ELÉCTRICA Os veículos eléctricos diferenciam-se dos convencionais pelo facto de utilizarem um sistema de propulsão eléctrica. O funcionamento do motor eléctrico consiste em recuperar parte da energia despendida durante os períodos de travagem, armazenando depois essa energia para uma posterior utilização. Um motor eléctrico é muito semelhante a um dínamo, mas trabalha, por assim dizer ao contrário. Um dínamo converte a energia mecânica em energia eléctrica, enquanto que um motor eléctrico transforma a energia eléctrica em energia mecânica. Os veículos eléctricos diferenciam-se dos convencionais pelo facto de utilizarem um sistema de propulsão eléctrica. O funcionamento do motor eléctrico consiste em recuperar parte da energia despendida durante os períodos de travagem, armazenando depois essa energia para uma posterior utilização. Um motor eléctrico é muito semelhante a um dínamo, mas trabalha, por assim dizer ao contrário. Um dínamo converte a energia mecânica em energia eléctrica, enquanto que um motor eléctrico transforma a energia eléctrica em energia mecânica.

10 PROPULSÃO A JACTO O avião é propulsionado pela sustentação dinâmica que o vento produz entre as duas faces da asa. No motor a jacto, o ar que entra pela frente é comprimido e forçado para dentro das câmaras de combustão, nas quais se mistura com combustível e queima. À medida que os gases se expandem e saem pela abertura posterior, eles accionam a turbina. O avião é propulsionado pela sustentação dinâmica que o vento produz entre as duas faces da asa. No motor a jacto, o ar que entra pela frente é comprimido e forçado para dentro das câmaras de combustão, nas quais se mistura com combustível e queima. À medida que os gases se expandem e saem pela abertura posterior, eles accionam a turbina.

11 LEVITAÇÃO MAGNÉTICA Um comboio de levitação magnética é um veiculo que se move numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atractivas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores. Devido à falta de contacto entre o veículo e a linha, a única fricção que existe é entre o aparelho e o ar. Um comboio de levitação magnética é um veiculo que se move numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atractivas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores. Devido à falta de contacto entre o veículo e a linha, a única fricção que existe é entre o aparelho e o ar.

12 Com o fenómeno da glocalização, os transportes de pessoas e bens está agora mais fácil e o mundo torna-se de todos conhecido. As estradas de diversos tipos dão-nos novas acessibilidades a todas as riquezas e conhecimentos. Tudo é agora glocal. Cada local onde vivemos é parte deste mundo onde quer que vivamos. Glocalizar é localizar o global, mas jamais deslocalizar o que temos de original. Com o fenómeno da glocalização, os transportes de pessoas e bens está agora mais fácil e o mundo torna-se de todos conhecido. As estradas de diversos tipos dão-nos novas acessibilidades a todas as riquezas e conhecimentos. Tudo é agora glocal. Cada local onde vivemos é parte deste mundo onde quer que vivamos. Glocalizar é localizar o global, mas jamais deslocalizar o que temos de original.

13 Evolução dos propulsores nos meios de transportes Vantagens Socorrismo Desenvolvimento turístico Viagens rápidas e cómodas Reforço do sistema urbano

14 Evolução dos propulsores nos meios de transportes Vantagens Diminuição da sinistralidade Melhor inserção nas rotas transeuropeias Descongestionamento das vias rodoviárias Aproximação de localidades em termos de distância Um acesso mais directo do país às grandes rotas mundiais

15 Evolução dos propulsores nos meios de transportes Desvantagens Doenças Poluição sonora Poluição atmosférica Poluição do solo e das águas Ocupação de áreas ambientalmente sensíveis Redução da acção polarizada dos centros urbanos Acentuação das disparidades entre algumas regiões

16 Evolução dos propulsores nos meios de transportes Desvantagens Extinção das espécies Extinção dos combustíveis Aumento do congestionamento Acréscimo dos níveis de poluição com danos para a saúde pública

17 Bibliografia e Neto grafia Pesquisa feita através de algumas fichas de trabalho elaboradas na sala de formação na Área de Competência de Sociedade, Tecnologia e Ciência. Pesquisa feita através de algumas fichas de trabalho elaboradas na sala de formação na Área de Competência de Sociedade, Tecnologia e Ciência. Grande Enciclopédia Universal Grande Enciclopédia Universal Coordenadas – Geografia 8º Ano ; José Silva Lobo; Texto Editora Coordenadas – Geografia 8º Ano ; José Silva Lobo; Texto Editora


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