A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS - OS TRANSPORTES -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS - OS TRANSPORTES -"— Transcrição da apresentação:

1 TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS - OS TRANSPORTES -

2 Trabalho elaborado por: Ricardo Serralha

3 O transporte sempre foi uma das principais necessidades do Homem, quer para se transportar a si próprio, quer para deslocar mercadorias ou bens. É fácil de adivinhar que o primeiro meio de transporte do homem foi ele próprio, e assim colonizou grande parte do mundo.

4 A força muscular deu origem à força animal, assim que o Homem se apercebeu que certos animais podiam ser domesticados, e foi a evolução da própria inteligência que permitiu construir os primeiros artefactos para acoplar aos ditos animais, e assim facilitar o transporte.

5 À medida que a inteligência ia alimentando o conhecimento, surgiu uma descoberta que viria revolucionar o mundo, a roda. A necessidade de transportar tornou-se maior, e a roda tornou-se indispensável.

6 Num passado mais recente, o Homem apercebeu-se que a natureza lhe oferecia inúmeros recursos no que toca aos transportes, o vento por exemplo seria um óptimo meio de propulsão.

7 Os primeiros meios de propulsão são os humanos e os animais, os primeiros barcos eram movidos a remos ou através do vento, também os animais serviam para transportar pessoas e mercadorias.

8 A revolução industrial veio exigir uma maior rapidez nas entregas e deslocações, quer de produtos quer de matéria- prima, e assim surgiu a necessidade de criar meios de propulsão que se enquadrassem nesses novos tempos.

9 Assim surgiram os motores, sendo os mais primitivos a vapor. Motores esses que foram utilizados nos primeiros meios de transporte de passageiros em grande escala, os comboios e os navios, nomeadamente os transatlânticos.

10 Os motores a vapor foram o primeiro tipo de motor a ser amplamente usado. É um motor de pistão que funciona com a produção de vapor, que ao expandir faz funcionar os pistões num movimento de vaivém.

11 Este carro tinha motor de um cilindro, horizontal, com 624 cm3, capaz de desenvolver 4HP a 800 rpm, ignição com rede de platina, embriaguem com cabo metálico em espiral, caixa de câmbio de 3 velocidades e transmissão com corrente. Bernardi construiu o primeiro carro italiano com motor a explosão em 1894.

12 Cord 1930, com motor de 8 cilindros em linha, 299 polegadas cúbicas e 125HP. Modelo com dois pára-brisas. Modelo T53 era um marco na época (anos 60), com um motor de quatro cilindros que chegava perto dos 300 km/h.

13 Os motores actuais conseguem ter mais potência com menos consumo, a principal razão para que este motor de quatro cilindros atinja 170 CV de potência contra uma média de consumo de apenas 6,4 litros, está no sistema de injecção directa de alta precisão, colocado no injector ao centro da câmara, entre as válvulas, e muito próximo da vela.

14 Os motores espaciais são alimentados a combustível sólido, e são os motores mais potentes feitos pelo Homem até hoje. Eles são capazes de erguer uma carga de 170 toneladas e de propiciar velocidade superior à de uma bala. Consomem um combustível mais frio que o espaço interestelar mas os gases do seu escape atingem temperatura semelhante à de uma pequena estrela.

15 Os transportes públicos tornaram-se o meio mais acessível para nos fazermos transportar. De um modo global esses transportes complementam- se (escalas), para podermos viajar por todo o mundo combinando os vários meios (aéreo, marítimo, subterrâneo, etc.). OS TRANSPORTES

16 Sem dúvida que a evolução nos trouxe o benefício de construirmos transportes cada vez menos poluentes como os carros eléctricos, e de nos deslocarmos cada vez mais depressa e com maior conforto. Alguns benefícios: As distâncias ficaram mais curtas Novos empregos no sector Viagens mais cómodas Mais higiene no transporte de alimentos Maior organização (regras de trânsito)

17 Mas foi também essa evolução que nos trouxe a poluição, os acidentes rodoviários, ferroviários, aéreos, etc. As escassas reservas petrolíferas são uma consequência directa da expansão dos transportes. Algumas consequências: Acidentes Poluição Consumo excessivo de recursos naturais Sedentarismo

18 glocalização. O mundo actual é um mundo global porque todo ele está ligado por laços informativos, que comunicam entre si. Também os transportes de pessoas e bens está agora mais fácil e o mundo torna-se mais curto. As estradas de diverso tipo quebram distâncias e dão- nos novas acessibilidades a todas as riquezas e conhecimentos, e isso é a glocalização.

19 Os transportes e a cidade tornaram-se cúmplices. O espaço urbano é construído tendo sempre em conta os transportes, desde parques de estacionamento, locais apropriados para transportes públicos, sinalização vertical e luminosa, passadeiras e pontes pedonais, parquímetros, pontes, túneis, rotundas, metropolitanos, zonas para táxis, etc. E já agora circule com precaução, BOA VIAGEM !

20 Nisa, 02 de Junho de 2008 Web grafia:


Carregar ppt "TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS - OS TRANSPORTES -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google