A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Open Archives: interoperando repositórios digitais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Open Archives: interoperando repositórios digitais"— Transcrição da apresentação:

1 Open Archives: interoperando repositórios digitais
Mesa redonda: Inteligência Competitiva nas Instituições Públicas no Brasil – relato de experiências Open Archives: interoperando repositórios digitais Farei uma apresentação mostrando iniciativas em que as tecnologias da informação e da comunicação surgem como alternativas para facilitar o acesso à informação científica,servindo como base para a consolidação do movimento do acesso livreà informação científica.

2 Sumário Cenário Mundial da Comunicação Científica
O modelo Open Archives O movimento do acesso livre Ações do Ibict em direção ao acesso livre

3 Cenário mundial da comunicação científica
Alto custo das assinaturas dos principais periódicos científicos; Dificuldades encontradas pelos pesquisadores no ciclo da comunicação científica tradicional; Exclusão científica; Surgimento das NTIC - alternativas para facilitar o acesso aberto às IC; Movimento de acesso aberto à IC.

4 Modelo Open Archives Experiência iniciada em 1991, no Laboratório de Los Alamos, com a implementação do repositório ArXiv; Outros repositórios: CogPrints - Psicologia, linguística e neurociências; NCSTRL (Networked Computer Science Technical Reference Library); NDLTD (Networked Digital Library of Thesis and Dissertations), 170 países RePEc (Research Papers in Economics), 54 países 1999 – Santa Fé – Criação do OAI – Open Archives Initiative; The goal of the OAi is to contribute in a concrete manner to the transformation of scholarly communication. Pacotes de software para construção de repositórios digitais (OJS, E-prints, OCS, Dspace, Fedora, CDSware...)

5 Open Archives Initiative : algumas definições
Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade para facilitar a eficiente disseminação de conteúdos. O termo "archive" no nome Open Archives Initiative reflete a origem da OAI, na comunidade e-prints onde esse termo é geralmente aceito como um sinônimo para repostiórios de papers científicos. A OAI usa o termo archive no seu sentido mais amplo: como um repositório para armazenar informação. Protocolo para coleta de metadados (OAI-PMH) – Trata-se de um protocolo de comunicação para permitir a coleta de metadados entre dois serviços, portanto o compartilhamento de metados entre dois serviços de informação. Protocolo é um conjunto de regras de comunicação entre dois sistemas. Exemplos: FTP, HTTP, Z39.50 etc.

6 Open Archives Initiative : algumas definições
Coleta (harvesting) – trata-se de um procedimento de extração de metadados de um conjunto de repositórios distribuídos remotamente e de seu armazenamento consolidado em um banco de dados. Metadados – esse termo designa um tipo de dado que descreve um determinado objeto. Exemplos: título, autor, editor, resumo etc. Provedor de Dados (data provider) – Trata-se de um provedor que mantém um ou mais repositórios, que suportam o protocolo OAI-PMH, para expor os seus metadados. Provedor de Serviços (service provider) – Trata-se de um tipo de provedor que faz a coleta de metadados para compor um serviço de informação com valor agregado. Portanto, o provedor de serviço faz o harvesting dos metadados expostos pelos provedores de dados.

7 Ideais e princípios dos OA
Auto publicação Sistema de armazenamento a longo prazo Política de gestão observando normas de preservação de objetos digitais Uso de padrões e protocolos com vista a solução de interoperabilidade entre as bibliotecas digitais Uso de software open source

8 Esquema Funcional do modelo OA
Provedores de Dados (Data Providers) Coleta via OAI-PMH Agregador Provedor de Serviço (Service Provider)

9 Vantagens no uso de OA Maior rapidez na disseminação da literatura científica publicada nesses repositórios Acesso aberto => Maior Rapidez na disseminação da IC Maior visibilidade dos trabalhos publicados Maior impacto Acesso aberto => Maior Visibilidade => Maior possibilidade de ser citado Maior interoperabilidade com outros repositórios OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol of Metadata Harvesting)

10 O movimento do acesso livre
Out//1999 => Lançamento da Open Archives Initiative, Convenção de Santa Fé => Carta aberta da Public Library of Science (PLoS) => Iniciativa de Budapeste para o Acesso Aberto => Carta ECHO => Declaração de Bethesda => Association of Learned and Professional Society Publishers (ALPSP) => Declaração de Berlim sobre o Livre Acesso ao Conhecimento Nov/2003 => Declaração de princípios do Wellcome Trust em apoio à ed. em livre acesso => Posicionamento do InterAcademy Panel sobre o acesso à IC => Declaração do IFLA sobre o livre acesso à LC e aos documentos da pesquisa => Declaração de princípios da Cúpula Mundial sobre a Soc. da Inf. (SMSI) => Declaração de Valparaíso => Declaração da OCDE s/ o acesso aos dados de pesq. Fin. fundos públicos => Princípios de Washington D. C. para o livre acesso à ciência => Publicação do relatório do com. do parlamento britânico s/ edição científica => Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à IC => Declaração de Salvador s/ Acesso Aberto: A Persp. dos Países em Des. Dez/2005 => Carta de São Paulo Mai/2006 => Declaração de Florianópolis (Psicologia)

11 Cenário mundial Movimento em prol do acesso livre em vias de se consolidar; Existência de diversos repositórios institucionais e temáticos em boa parte dos países do hemisfério norte; Existência de diversas publicações eletrônicas de acesso livre; Os EUA, o Reino Unido e a Alemanha são os países com maior quantidade de repositórios de aceso livre. O Brasil aparece em quarto lugar, segundo o ROAR – Registry of Open Access Repositories. Implantação exitosa da BDTD, existe portanto uma competência instalada no Ibict quanto às ferramentas compatíveis com o modelo OA. As publicações científicas brasileiras são basicamente mantidas pelas universidades, institutos de pesquisa, sociedades e associações científicas <=> modelo OA.

12 Ações do Ibict em direção ao Acesso Livre á Informação
Lançamento do manifesto brasileiro em prol do acesso livre à IC; Articulação com os diversos segmentos da comunidade científica visando sensibilizá-los quanto à importância das recomendações constantes do manifesto brasileiro; Construção de um Portal de Repositórios e Publicações de Acesso Livre (Portal Oasis.Br); Construção de repositórios institucionais, temáticos e publicações eletrônicas; Discussão e estabelecimento de uma Política Nacional de Acesso Livre Construção de uma incubadora de repositórios e publicações eletrônicas. Absorção, customização e transferência de pacotes de software open source compatível com o modelo OA; Estabelecimento de competência técnica quanto ao uso e desenvolvimento de ferramentas em conformidade com o modelo OA.

13 Considerações finais O modelo Open Archives, apesar de ser utilizado em aplicações relacionadas à IC, poderá ser utilizado para qualquer tipo de aplicação; Da mesma forma, pacotes de software aplicativos como DSpace poderá ser utilizado para qualquer tipo de aplicação. O Ibict possui uma competência técnica quanto ao uso e desenvolvimento de ferramentas compatíveis com o modelo Open Archives.

14 Obrigado!!!! Hélio Kuramoto Coordenador Geral de Projetos Especiais
SAS Quadra 05 Lote 06 Bloco H – Brasília, DF


Carregar ppt "Open Archives: interoperando repositórios digitais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google