A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégias e Políticas Empresariais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégias e Políticas Empresariais"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias e Políticas Empresariais
Natacha Stefanini Canesso

2 Definição Estratégia gerencial ou estratégia organizacional ou estratégia empresarial ou, simplesmente, estratégia; Definição do conjunto produto versus mercado; “É quando a munição acaba, mas continua-se atirando para que o inimigo não descubra que a munição acabou.” autor desconhecido apud Ansoff (1977) Finalidade: estabelecer quais serão os caminhos, os cursos, os programas de ação que devem ser seguidos para serem alcançados os objetivos, metas e desafios estabelecidos.

3 Definição Relação da empresa com seu ambiente;
Estratégia significa “a arte do general” – deriva do grego strategos, que significa general; Na Grécia Antiga, significava o que o general fez; Antes de Napoleão, estratégia significava a arte e a ciência de conduzir forças militares para derrotar o inimigo ou abrandar os resultados da derrota; Na época de Napoleão, a palavra estratégia estendeu-se aos movimentos políticos e econômicos visando melhores mudanças para a vitória militar (Steiner, 1969).

4 Definição Em termos militares, estratégia é a ciência dos movimentos guerreiros fora do campo de visão do general e tática é a ciência dos movimentos guerreiros dentro do referido campo; Estratégia cuida de como dispor os exércitos e tática de como lutar; Empresarial: estratégia está relacionada à arte de utilizar , adequadamente, os recursos físicos, financeiros e humanos, tendo em vista a minimização dos problemas e a maximização das oportunidades.

5 Definição

6 Formas de classificar as estratégias
Quanto à amplitude Macroestratégia – missão e propósitos Funcional – nível tático Microestratégia ou subestratégia – nível operacional / meta Quanto à concentração Pura – desenvolvimento específico em uma área Conjunta – combinação de estratégias. Ex: aumentar propaganda + aprimorar qualidade + manter preço Quanto à qualidade dos resultados Forte – grande impactos, mudanças Fraca – resultados amenos

7 Formas de classificar as estratégias
Quanto à fronteira Internas Externas Internas e externas Quanto aos recursos aplicados Recursos humanos: grande volume é de fator humanos Recursos não humanos: grande volume é de recursos materiais e financeiros Quanto ao enfoque Pessoais: valores, motivações, técnicas para lidar com pessoal Empresariais: ações perante o ambiente

8 Tipos de estratégias Sobrevivência – qdo não existir outra alternativa. Curto prazo. Redução de custos Desinvestimento Liquidação do negócio Manutenção – ambiente com ameaças / empresa com pontos fortes Estabilidade: manter equilíbrio ameaçado Nicho: dominar segmento de mercado Especialização: expansão em uma única ou poucas atividades

9 Tipos de estratégias Crescimento: ambiente com oportunidades / empresa com pontos fracos Inovação: tecnologia e produtos inéditos Internacionalização: atividades fora do país Joint venture: alianças para entrar em outros espaços Expansão Desenvolvimento: predominância de pontos fortes e de oportunidades De mercado De produtos e serviços Financeiro Capacidades Estabilidade

10 Fator estratégico Fatores que limitam o sistema – devem ser reconhecidos e aperfeiçoados. Ex: máquina não funcionando por causa de um parafuso; Administração geral, finanças, marketing, engenharia e produção, produtos e serviços, recursos humanos, materiais.

11 Formulação da estratégia
Considerar 3 aspectos: Empresa: recursos, PFs ou neutros, missão, propósitos, objetivos, desafios e políticas; Ambiente: oportunidades e ameaças Integração empresa / ambiente

12 Formulação da estratégia
Exemplos: Utilizar tecnologia moderna e inovadora Aumentar a participação no mercado com preço baixo, ciclo mais rápido de produção, etc Abrir novos mercados com a aquisição de novas empresas, alianças estratégicas, etc Desenvolver otimizados canais de distribuição com...

13

14

15 Próximas etapas Gerar estratégias alternativas Escolher as estratégias
Implementar as estratégias Avaliar as estratégias As estratégias devem ter interação com as políticas da empresa.

16 Políticas Políticas são parâmetros ou orientações que facilitam a tomada de decisões pelo executivo (para qualquer nível da empresa). Diretrizes representam o conjunto de grandes orientações da empresa, ou seja, objetivos, estratégias e políticas.

17 Tipos de políticas Estabelecidas: provenientes de objetivos, desafios e metas. Relacionadas às questões estratégicas ou táticas. Orientar funcionários; Solicitadas: resultados de solicitações de subordinados. Correspondem às questões operacionais; Impostas: provenientes de fatores que estão no ambiente da empresa: governos, sistema financeiro, sindicatos, etc.

18 Classificação das políticas
Gerais de negócios: ex: nossa prioridade é encurtar o tempo entre o fato e sua transformação em notícia; Gerais de direção: ex: o critério básico para qualquer decisão é a relação do custo com a rentabilidade; Gerais de gestão: ex: os resultados orçamentários serão prioritários; Específicas: ex: exigência mínima do nível universitário para os cargos de chefia.


Carregar ppt "Estratégias e Políticas Empresariais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google