A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cavaleiro tauromáquico Filho de José Batista e de Maria Mestre, era conhecido pelos familiares e amigos desde criança pelo apelido de “Tita”, demonstrava.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cavaleiro tauromáquico Filho de José Batista e de Maria Mestre, era conhecido pelos familiares e amigos desde criança pelo apelido de “Tita”, demonstrava."— Transcrição da apresentação:

1

2 Cavaleiro tauromáquico Filho de José Batista e de Maria Mestre, era conhecido pelos familiares e amigos desde criança pelo apelido de “Tita”, demonstrava um enorme desejo de tornar-se cavaleiro.

3 Depois da instrução primaria por insistência dos pais, passa a frequentar um colégio em Évora, mas a sua vontade não aponta para o prosseguimento dos estudos, pelo que faltava constantemente às aulas

4 Aos 12 anos já tinha um cavalo ao qual deu o nome de “ideal”, com o ferro de seu pai, o qual o põe a tourear apenas por intuição, visto não ter frequentado qualquer escola de equitação.

5 Um ano mais tarde em 1953, faz a sua primeira actuação, estreando-se na Praça de Touros em Mourão. A assistir está Luís Gonzaga Ribeiro, natural de Reguengos de Monsaraz, o homem que lança Mestre Batista no panorama tauromáquico, tornando-se seu amigo e protector.

6 Frequenta, de seguida, a escola de equitação de Mestre Nuno de Oliveira, para aperfeiçoar a sua maneira de montar e, ao fim de quatro anos como amador, Mestre Batista recebe a alternativa de Cavaleiro Tauromáquico profissional a 15 de Setembro de 1958, na praça

7 Daniel Nascimento na Moita, depois de lhe ter sido recusada três meses antes a 19 de Junho no campo pequeno. Aprovada desta vez por unanimidade, o cavaleiro tem como padrinho D. Francisco Mascarenhas.

8 Reguengos de Monsaraz é uma das primeiras praças onde este cavaleiro consegue contrato depois da alternativa, estando presente nas corridas das festas de Santo Antonio.

9 Apesar de muito criticado e apelidado, por alguns, de “louco”, devido ao arriscado e frontal toureio que pratica, depressa passa a alternar com cavaleiros de primeira categoria. A pouco e pouco, o público começa a render-se ao seu novo modo de tourear, assistindo-se a uma verdadeira revolução no toureio a cavalo, que deixa de ser um complemento da festa e passa para primeiro plano.

10 Arrastando multidões, pisa terrenos até então proibidos, lança os famosos “ferros à Batista” e institui um estilo próprio, que vem influenciar a maioria dos cavaleiros das gerações posteriores. A 10 de Junho de 1962, em Santarém, fica marcada uma das suas excelentes actuações, que termina com cinco voltas à arena e saída em ombros.

11 Mas a revolução fá-la também ao nível do vestuário, tendo passado a usar casacas mais curtas e leves (acima do joelho), calções de várias cores, por cima de “collants” em vez das tradicionais meias. Conserva, contudo, o uso do tricórnio, hoje mantido, pela maioria dos cavaleiros, apenas na execução das cortesias.

12 A17 de Fevereiro de 1985, em Zafra (Espanha), este “… toureiro de corpo inteiro que, praticamente sem ajudas de ninguém, se fez a si próprio, tornando-se num ídolo e marcando uma época,” vem a falecer vítima de um ataque de asma, doença de que padecia há já alguns anos. Actualmente, o seu corpo jaz no cemitério de Vila Franca de Xira, em mausoléu. Por insistência de António Garçoa, Mestre Batista é ainda condecorado, a título póstumo, pelo Presidente da República (General Ramalho Eanes), sendo reconhecida e recordada a sua figura numa das sessões da Assembleia da República.

13 Homenagem a José Mestre Batista S. Marcos do Campo presta homenagem ao cavaleiro José Mestre Batista (1940-1985). No dia 11 de Julho, ao final da tarde, será inaugurada uma estátua, seguindo-se a realização, na praça de touros local, de uma corrida à antiga portuguesa, com os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Rui Salvador e Marco José. A homenagem ao cavaleiro de S. Marcos do Campo será um dos temas em destaque na edição impressa de Junho do Notícias Alentejo.


Carregar ppt "Cavaleiro tauromáquico Filho de José Batista e de Maria Mestre, era conhecido pelos familiares e amigos desde criança pelo apelido de “Tita”, demonstrava."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google