A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROMOÇÃO DA SAÚDE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROMOÇÃO DA SAÚDE."— Transcrição da apresentação:

1 PROMOÇÃO DA SAÚDE

2 Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes: modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

3

4

5 DIAGNÓSTICO DA COMUNIDADE

6 Avaliação global do estado da comunidade toda quanto ao seu ambiente social, físico e biológico. O objetivo do diagnóstico visa determinar problemas e estabelecer prioridades para o planejamento e desenvolvimento de programas de assistência à comunidade.

7 OBJETIVO: “Saber como vive, adoece e morre a população em determinados lugares e situações.”

8 O diagnóstico facilita a identificação de problemas e necessidades a serem enfrentadas e revela potencialidades locais, por meio da análise do que determina e condiciona cada situação.

9 Todas as informações deverão auxiliar a equipe de saúde, os gestores e a população a encontrar, juntos, soluções adequadas que possam melhorar as condições de vida e saúde locais. As informações darão suporte ao Planejamento Participativo Estratégico-Situacional (PES) por intermédio da formulação de um plano de ação em vigilância em saúde.

10 DADO: é definido como ‘um valor quantitativo referente a um fato ou circunstância’ ou ‘o número bruto que ainda não sofreu qualquer espécie de tratamento estatístico’, ou ‘a matéria-prima da produção da informação’. Por exemplo, o número de óbitos ocorridos no último mês, no seu município.

11 INFORMAÇÃO: é entendida como ‘o conhecimento obtido a partir dos dados’, ‘dado trabalhado’, ou ‘o resultado da análise e combinação de vários dados’, o que implica em interpretação. É uma descrição de uma situação real.

12 Fatos concretos mensuráveis
Idade Proporção dos gêneros Ocupação Grau de alfabetização Prevalência de doenças Distribuição de terras Condições sanitárias

13 Aspectos que não podem ser medidos:
Costumes Crenças Tradições Tabus Atitudes


Carregar ppt "PROMOÇÃO DA SAÚDE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google