A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO (Ctae) NTE-BENEVIDES

2 Apresentação O uso pedagógico de blogs, páginas na internet com comentários sobre assuntos diversos ou relatos pessoais, favorece a prática da produção textual e contribui para exercitar nos estudantes o poder de argumentação, além de propiciar a leitura de uma maior diversidade de textos e gerar debates e comentários mediados pela prática da escrita.

3 Justificativa: O grande desafio dos educadores é conseguir que alunos de qualquer idade escrevam. Entretanto, apareceu na web uma nova linguagem que fez com que os usuários da internet começassem a escrever profusamente e a ler ansiosamente o trabalho de outros, os blogs. Os blogs ao evoluírem de um gênero pessoal, o díário, e tornarem-se públicos criaram algo qualitativamente diferente, uma interlocução que ultrapassa as barreiras culturais e sociais. Blogs como Estratégia Pedagógica

4 Assim, os blogs são caracterizados como uma nova linguagem que oportuniza a comunicação, a conversa entre sujeitos que se identificam na internet. E a conversa não se resume aos comentários em torno do post. Há uma gama de outros recursos de intercâmbio que vão se articulando com os convites de conversa feitos pelos autores em suas mensagens (Jarbas, Novelino, 2008). E como todo espaço democrático, a conversa que acontece em torno dos blogs não é regulada, não tem um tempo pré-establecido, não segue roteiros. Ela se desenvlve na interação dos interlocutores. Isso parece muito pouco pedagógico, mas acreditamos que a aprendizagem vem como consequência do blogar. Nesse sentido, nosso Objetivo ao incentivarmos o uso do blog é oportunizar aos docentes e discentes das escolas estaduais um espaço de produção textual e de leitura não estrito as interações entre alunos e professores das disciplinas, mas de intercâmbios no ciberespaço entres diversos interlocutores.

5 Experiências com o uso educativo do blog E. E. Edmundo Queiroz: E. E. Eduardo Lauande:

6 A tecnologia é sobretudo uma questão de cabeça (criatividade, imaginação) para encontrar soluções usando os meios mediáticos disponíveis. E nessa busca cometeremos muitos erros. Mas tais erros são elementos importantes de aprendizagem. Se identificarmos e refletirmos sobre esses erros, encontraremos saídas criativas. O segredo é o de não ignorar os equívocos e acomodar-se ao tradicional. O desafio do uso da tecnologia na educação não é pequeno. Mas em qualquer trabalho, maior é o prazer de encontrar caminhos quanto maior for o desafio enfrentado, Professores formadores do NTE-Benevides. Considerações Finais

7 Referências (Site do prof. Manuel Moran sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação). (Blogs, Sites e Recursos Educativos da Comunidade Internet e Educação). (Laboratório interdisciplinar que investiga como as novas tecnologias de comunicação podem melhorar o aprendizado em todos os seus níveis). ODonnel, Marcus. (2007). Blogs e conversação.(trad. Jarbas Novelino Barato). Disponível na Web em 24


Carregar ppt "Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google