A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15"— Transcrição da apresentação:

1

2 ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15

3 CAP 12 - NEOCLASSICISMO Qual seria o padrão de beleza a ser seguido pelos artistas neoclássicos? Tendência predominante na pintura, escultura e arquitetura; Mais uma vez, é marcado pela volta da estética grega e romana clássica, assim como os renascentistas. Os artistas do séc. XVIII queriam buscar a beleza natural e não rebuscada e dramática como propunham a arte barroca e o movimento rococó na França.

4 David

5 Pátroclo, David.

6 Retrato de Madame Recamier, 1800. David.

7 Goya

8 Goya, Os fuzilamentos de 3 de maio de 1808

9 Delacroix

10 Delacroix, libertadade guiando o povo.

11 OUTROS ARTISTAS COUBERT; TUNER; CONSTABLE; RODIN (REALISMO)
MANET (QUE DEPOIS APARECE NO IMPRESSIONISMO) ALMOÇO NA RELVA, 1863 O Pensador , 1889.

12 MANET contribuições estéticas trazidas pelo artista para a pintura moderna. Ler pg 132, releitura de René Magritti pintor surrealista. O balcão, Edouard Manet 

13 Perspectiva II: O Balcão de Manet, 1950.
Edouard Manet ( ) Perspectiva II: O Balcão de Manet, 1950. René Magritte (1898 – 1967)

14 CAP 13 - Missão artística francesa

15 Bahia em 1808 - chefiada por Joachim Le Breton.
Em 1816, chegou ao Rio de Janeiro a chamada Missão Artística Francesa, com o objetivo de instalar o ensino de artes e ofícios no Brasil. Na equipe, escultores, arquitetos e artistas. Dentre eles, Jean-Baptiste Debret ( ), que aqui foi professor de pintura histórica, retratou, durante seu trabalho e suas viagens pelo interior do Brasil, os tipos humanos que aqui viviam, seus costumes e as paisagens locais, por meio de desenhos, aquarelas e gravuras.

16 Artistas participantes
TAUNAY; DEBRET; MONTIGNY; AUGUST MULLER; JOSE DA MOTA; ENDER; RUGENDAS

17

18

19 Artistas que seguiram esses modelos de representação e normas estéticas são denominados artistas acadêmicos. Capoeira, Rugendas

20 Paisagem Brasileira. Rugendas.

21 ECKHOUT, A. “Índio Tapuia” (1610-1666)
a pintura representa o habitante das terras que sofreriam processo colonizador.

22 CAP 14 - IMPRESSIONISMO

23 O Impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura e deu início às grandes tendências artísticas do século XX.

24 Em busca de maior naturalismo em suas obras e fundamentando-se em novo conceito estético, Monet, Degas, Renoir e outros artistas passaram a explorar novas formas de composição artística, que resultaram no estilo denominado Impressionismo. “Impressão: Nascer do Sol”, Monet, 1872.

25 CARACTERÍSTICAS O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença. Nascido na França no início dos anos de 1860, só durou até 1886; apesar disso determinou o curso da maior parte da arte que seguiu. Os impressionistas representavam sensações visuais imediatas através da cor e da luz. Seu objetivo principal era apresentar uma “impressão” ou as percepções sensoriais iniciais registradas por um artista num breve vislumbre.

26 Características A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

27 PRINCIPIAIS ARTISTAS MONET; RENOIR; DEGAS; SEURAT; SIGNAC.

28 CAP 15 - MODERNIZAÇÃO DA ARTE

29 CARACTERÍSTICAS REFLETIA A ARTE EUROPÉIA, ARTE CONSERVADORA;
PINTURA ACADÊMICA; PERÍODO DE DESCOBERTAS E SEGUIR NOVAS DIREÇÕES; INFLUENCIA DO IMPRESSIONISMO A ARQUITETURA TAMBÉM SE MODIFICA; ART NOUVEAU (Valorizava os elementos ornamentais e caracterizava-se pelo uso de linhas curvas)

30 PRINCIPAIS ARTISTAS PEDRO AMÉRICO; VITOR MEIRELES; ALMEIDA JUNIOR;
BELMIRO DE ALMEIDA; ELISEU VISCONTI; BENDITO CALIXTO;

31 A Primeira Missa no Brasil, Vitor Meireles

32 ART NOUVEAU Victor Horta

33

34 ATIVIDADES - CAP 12 CAP 12 1. NEOCLASSICO SIGNIFICA “NOVO CLASSISSISMO”, A RETOMADA DOS PRINCIPIOS ARTÍSTICOS DA ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA, OU CLÁSSICA. O NOME VEM DO FATO DAS CONCEPÇÕES CLÁSSICAS SEREM A BASE DO ENSINO NAS ACADEMIAS.

35 ATIVIDADES - CAP 12 CAP 12 2. QUANTO A TECNICA, A VALORIZAÇÃO DA COR E O CONTRASTE ENTRE CLARO E ESCURO. QUANTO AOS TEMAS, O INTERESSE MAIOR PELOS FATOS DE SUA EPOCA QUE PELA MITOLOGIA CLASSICA.

36 ATIVIDADES - CAP 12 CAP 12 3. HÁ EM COMUM NAS OBRAS DOS DOIS PINTORES A FORMA DE TRABALHAR O TEMA: AMBOS PARTEM DO HISTÓRICO DE SUA ÉPOCA PARA REPRESENTAR UMA IDÉIA GERAL E UNIVERSAL. EM GOYA, O TEMA DA REPRESSÃO POLÍTICA E DA VIOLÊNCIA “SEM ROSTO”. EM DELACROIX, O TEMA DA LIBERDADE UNIVERSAL, REPRESENTADA POR UMA JOVEM GUIANDO O POVO.

37 ATIVIDADES - CAP 12 CAP 12 4. A) À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, OU INDUSTRIALIZAÇÃO; B) SUA IDEIA PRINCIPAL É DE QUE AO ARTISTA NÃO CABE MELHORAR ARTISTICAMENTE A REALIDADE, POIS ELA É BELA TAL QUAL É.

38 ATIVIDADES - CAP 12 CAP 12 5. A RESPOSTA PODE VARIAR.
EX: MAGRITTE, AO PINTAR CAIXÕES NO LUGAR DAS PERSONAGENS, CHAMA A ATENÇÃO PARA O CARATER FINITO DA VITA, UMA VEZ QUE O FUTURO DE TODOS É A MORTE. OUTRA, É DE QUE ELE FAZ UMA CRÍTICA À SOCIEDADE BURGUESA, QUERENDO DIZER QUE ESSAS PESSOAS, NO FUNDO, ESTÃO MORTAS.

39 ATIVIDADES-CAP 13 CAP 13 1. FOI A VINDA DA FAMILIA REAL PORTUGUESA, EM 1808, QUE VIRIA A SE INSTALAR NO RIO DE JANEIRO. 2. PODE VARIAR A RESPOSTA

40 ATIVIDADES-CAP 13 3. A MISSÃO ARTISTICA FRANCESA TEVE INFLUENCIA POSITIVA NA MEDIDA EM QUE FORMALIZOU O ENSINO DE ARTES NO PAÍS POR MEIO DA CRIAÇÃO DA ACADEMIA; ALÉM DISSO, ALINHOU A PRODUÇÃO ARTÍSTICA BRASILEIRA ÀS TENDENCIAS ARTÍSTICAS EUROPEIAS DA EPOCA. OUTRO FATOR QUE PODE SER CONSIDERADO POSITIVO É QUE, AO DESVINCULAR A ARTE DA RELIGIÃO, PROMOVEU MAIOR LIBERDADE ARTÍSTICA. POR OUTRO LADO, AO ABANDONAR O BARROCO, O PAÍS PERDEU UMA IDENTIDADE ARTÍSTICA QUE VINHA SENDO CONSTRUÍDA, AINDA QUE COM ATRASO.

41 ATIVIDADES-CAP 14 CAP 14 1. OS IMPRESSIONISTAS PROCURARAM CAPTAR, EM SUAS TELAS, A IMPRESSÃO VISUAL PROVOCADA PELAS VARIAÇÕES DA LUZ SOLAR SOBRE A NATUREZA. DAÍ CHAMAR-SE ESSE MOVIMENTO DE IMPRESSIONISMO.

42 ATIVIDADES-CAP 14 CAP 14 2. PARA ELES, AS DIFERENTES CORES E TONALIDADES NÃO DEVIAM RESULTAR DA MISTURA DAS TINTAS NA PALETA, MAS SIM DA COMBINAÇÃO FEITA PELO OLHAR DO OBSERVADOR. ASSIM, AS CORES DEVERIAM SER PURAS E APLICADAS NA TELA EM PEQUENAS PINCELADAS.

43 ATIVIDADES-CAP 14 CAP 14 3. UM EXEMPLO É TUNER. AS CARACTERÍSTICAS SÃO: A REPRESENTAÇÃO DA NATUREZA EM CONSTANTE MOVIMENTO E AGITAÇÃO; AUSENCIA DE CONTORNOS E TRAÇOS DEFINIDOS NOS ELEMENTOS DE SUA PINTURA.

44 ATIVIDADES-CAP 15 CAP 15 1. O PRINCIPIO PADRÃO ERA O DA IDEALIZAÇÃO DA REALIDADE, UMA VEZ QUE A BELEZA PERFEITA ERA CONSIDERADA UM CONCEITO IDEAL. PARA ISSO UTILIZAVA-SE COMO REFERENCIA A ARTE DOS CLASSICOS, PRINCIPALMENTE DOS GREGOS

45 ATIVIDADES-CAP 15 CAP 15 2. A) ELA SE INICIOU NA SEGUNDA METADE DO SECULO XIX. B) A INFLUENCIA DOS ARTISTAS QUE FORAM À EUROPA E ENTRARAM EM CONTATO COM AS OBRAS DOS IMPRESSIONISTAS E DO PONTILHISTAS.

46 ATIVIDADES-CAP 15 CAP 15 3. SEU NOME É BELMIRO BARBOSA DE ALMEIDA. A OBRA QUE APARECE NO CAPÍTULO É A PINTURA EFEITO DO SOL 4. O ECLETISMO CARACTERIZA-SE PELA REUNIÃO DE VÁRIOS ESTILOS DO PASSADO EM UMA MESMA OBRA, OMO O GRECO-ROMANO, O GÓTICO, O RENASCENTISTA. O ART NOUVEAU CARACTERIZA-SE PELA VALORIZAÇÃO DOS ELEMENTOS ORNAMENTAIS E PELO USO DE LINHAS CURVAS, SEMELHANTES ÀS DAS FORMAS VEGETAIS.

47 ATIVIDADES-CAP 15 CAP 15 5. A FOTOGRAFIA FOI E É IMPORTANTE COMO REGISTRO DE UMA ÉPOCA. POR MEIO DELA, PODEMOS REGISTRAR AS MUDANÇAS SOFRIDAS PELA PAISAGEM, ASSIM COMO OS COSTUMES DAS PESSOAS.


Carregar ppt "ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google