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Motivação Duradoura: o diferencial competitivo dos profissionais que fazem a diferença.

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Apresentação em tema: "Motivação Duradoura: o diferencial competitivo dos profissionais que fazem a diferença."— Transcrição da apresentação:

1 Motivação Duradoura: o diferencial competitivo dos profissionais que fazem a diferença

2 Até a década de 70 Ambiente econômico estável – Serviços padronizados – Baixa competição Relações – Comando/controle – Hierarquia rígida

3 Até a década de 70 Pessoas como máquinas Pessoas como máquinas – Profissionais Privilégio do uso da mente Privilégio do uso da mente – Funcionários Pagos para fazer, não para pensar.

4 Nos últimos anos Competição acirrada Satisfação do cliente – Profissionais Excelência técnica Excelência relacional – Equipe Qualidade no atendimento

5 Novo contexto – Equipes = parceiros estratégicos Aumentar – Participação nas decisões – Iniciativa/Proatividade – Flexibilização de papéis

6 Novo contexto do trabalho – É mais exigente – Exige maior capacidade de julgamento – Exige maior comprometimento

7 Maior comprometimento – Alto nível de motivação Motivação Extrínseca – Satisfação das necessidades básicas Motivação Intrínseca – Satisfação das necessidades de autorealização

8 Derivação do Modelo de Consciência 4 3 2 1 Hierarquia de Necessidades de Maslow Autorealização Auto-estima Pertencer Sobrevivência Servir Fazer a Diferença Coesão Interna Necessidades Espirituais 7 6 5 4 Transformação

9 Estágios no Desenvolvimento da Consciência 7 6 5 4 3 2 1 Níveis de Consciência Servir à humanidade e ao planeta Fazer a diferença na vida das pessoas Encontrar significado na existência Equilibrar interesse próprio com coletivo Estabelecer um sentido de valor próprio Desenvolver relações que apóiam/nutrem Sobrevivência e segurança física Motivações

10 Satisfação das Necessidades Físicas –Segurança financeira –Tem dois lados Saudável –Meio para um fim »Crença na abundância Distorcida –Fim em si mesmo »Crença na escassez

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12 Ao dominarmos a reação de lutar-ou-fugir descobrimos que... “ A escassez não é uma característica da realidade. É conseqüência de crenças distorcidas sobre a realidade”.

13 Escassez no relacionamento – Estilo autocrático Autoritário – Não pede/dá ordens – Agressivo/desrespeita Centralizador – Não confia/controla Reativo – Evita o novo/aversão a riscos

14 Líderes Autocratas Crença na escassez “vai faltar” Ambiente desmotivador Baixa Produtividade/ resultados

15 Necessidades físicas Você acredita que a vida é uma luta diária?  Concordo  Discordo Você se preocupa excessivamente com o futuro?  Concordo  Discordo Você tem dificuldades para lidar com incertezas?  Concordo  Discordo Você se sente mais seguro quando está no controle?  Concordo  Discordo Você tem necessidade de estar sempre certo?  Concordo  Discordo Você acredita que as situações são do tipo “nós x eles”?  Concordo  Discordo

16 Satisfação das necessidades emocionais –Tem dois lados Saudável –Vínculos positivos/nutridores »Satisfaz as necessidades emocionais Distorcida –Fim em si mesmo »Necessidade de aprovação

17 Necessidade de aprovação –Origens na infância Longo período de dependência –Aprovação = sobrevivência –Na fase adulta Destrutiva –Controlado pelo mundo externo »Ação reativa

18 “Cortar o primeiro cordão foi o início de nossa vida física. Cortar o segundo – aprovação externa - é o começo de nossa vida emocional independente”. Laurance Boldt

19 Apóia a mudançaResiste à mudança ProtagonistaExpectador IntuitivoCrítico Interno ProativoReativo CooperaçãoControle ConfiançaMedo Auto-referenteAprovação

20 Necessidades emocionais Você acredita que se os outros mudassem a sua vida melhoraria?  Concordo  Discordo Você assume mais compromissos do que pode ou quer?  Concordo  Discordo Você precisa fazer as coisas de forma perfeita?  Concordo  Discordo Você tem necessidade de “ser o melhor”?  Concordo  Discordo Você tem dificuldades para aceitar erros e limitações?  Concordo  Discordo

21 Satisfação das necessidades mentais –Independência/autonomia Crise –Problema de saúde –Perda afetiva –Problemas profissionais Oportunidade –Autoconhecimento

22 Autoconhecimento – Gera pessoas proativas Clareza de limites/poder pessoal  O que eu posso controlar?  O que eu posso influenciar?  O que eu só posso aceitar?

23 Pessoas Reativas –Tentam controlar o que não podem Mundo externo/os outros –Não controlam o que podem Mundo interno/a si mesmos –Criam mais problemas

24 O que você fazO que os outros fazem Como você se senteComo os outros sentem Como você pensaComo os outros pensam Você pode controlarVocê não pode controlar

25 Necessidades mentais Você valoriza o equilíbrio entre o trabalho e o lazer?  Não/às vezes  Sim Você acredita que é totalmente responsável por seus problemas?  Não/às vezes  Sim Você valoriza a aprendizagem contínua?  Não/às vezes  Sim Você não deixa para amanhã o que pode fazer hoje?  Não/às vezes  Sim Você é capaz de perceber problemas como oportunidades?  Não/às vezes  Sim

26 Satisfação das necessidades espirituais –Significado na vida/trabalho –Desejo de contribuir/servir Clareza de Missão –Ápice da autorealização

27 “A missão é a sua contribuição original à humanidade. É o meio mais apropriado para expressar seus talentos e habilidades”. Laurance Boldt

28 Autoavaliação  Eu nunca me preocupei em descobrir a minha missão  Eu sei qual é a minha missão, mas tenho receio de colocá-la em prática  Eu estou tentando descobrir a minha missão  Eu sempre soube qual era a minha missão

29 Necessidades espirituais Você tem clareza de sua missão e valores pessoais?  Não  Sim Você prioriza momentos a sós para refletir sobre a sua vida?  Não/às vezes  Sim Você se preocupa com as questões éticas que envolvem o seu trabalho?  Não/às vezes  Sim Você está consciente da interdependência da realidade?  Não/às vezes  Sim Você se preocupa com a questão da justiça social?  Não/às vezes  Sim

30 Quando satisfazemos todas as nossas necessidades Básicas + Autorealização descobrimos o propósito do nosso trabalho. Propósito = Motivação Duradoura


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