A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entre os Andes e o Pacífico - Macro região latino-americana: Formada pelo Peru e Equador, com a presença da Cordilheira dos Andes e com modelo econômico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entre os Andes e o Pacífico - Macro região latino-americana: Formada pelo Peru e Equador, com a presença da Cordilheira dos Andes e com modelo econômico."— Transcrição da apresentação:

1 Entre os Andes e o Pacífico - Macro região latino-americana: Formada pelo Peru e Equador, com a presença da Cordilheira dos Andes e com modelo econômico herdado da colonização.

2 -Os países andinos apresentavam povoamento incaico e colonial onde a Cordilheira funcionou como linha de separação da Am. do Sul. - O Peru e o Equador integraram a principal área mineradora espanhola. Entre os Andes e o Pacífico

3 O Peru - Está hoje entre os países mais pobres da América latina. - A agricultura da coca forma o lado negro da economia peruana. - Possui 1.285.216 Km 2 de superfície e abrange 03 ecossistemas sendo: - Costa: Com 2500 km de longitude. É onde se concentra a maioria da população. - Serra: Os Andes cruza a região de norte a sul. - Selva: Grande região verde. É a menos povoada.

4 - Paisagem árida e semi-árida devido aos efeitos da corrente de Humboldt que bloqueia a umidade oceânica. Também existem oásis onde no período colonial transformaram em “plantations” de cana- de-açúcar e algodão. O Peru

5 - Porção setentrional: Bifurcação de montanhas dando origem a uma cordilheira ocidental e uma oriental. - Ao Sul: Altiplanos e vales fluviais separados por desertos de pedras e gelo. - A Amazônia: Corresponde a 60% do território do país. É um espaço de ameríndios com práticas agrícolas do milho e batata.

6 O Peru: Habitantes -O Peru herdou do período colonial uma profunda desunião etno-cultural e uma inserção no mercado mundial baseado na exportação de matérias-primas minerais e agrícolas. -A elite branca está insulada(economicamente e culturalmente) em relação à maioria da população. -- Existe movimentos guerrilheiros devido á exclusão social e instabilidade política. -Em 1968, Velasco Alvarado estatizou toda a infra-estrutura do país (ditadura). Período este que acabou em 1980, gerando crise econômica, dívida externa e desemprego.

7 O Peru 1990 e 1995: Governo de Alberto Fujimori. - Contenção de gastos - Aumento de impostos. - Privatizações. - Liberação da economia. - Regime autoritário, acabando com grupos terroristas e o narcotráfico. - Sua política acabou em 2001 com a fuga para o Japão devido à corrupção. - Em 2001: Início da democratização com a eleição de Alejandro Toledo.

8 O Equador - Exportador de produtos primários (banana e petróleo). - É um dos países mais urbanizados de toda a Am. Latina. - Apresenta 03 ecossistemas sendo de planícies e colinas costeiras; Cordilheira dos Andes(700Km) e a planície amazônica. - O sistema montanhoso possui uma linha de vulcões em atividade.


Carregar ppt "Entre os Andes e o Pacífico - Macro região latino-americana: Formada pelo Peru e Equador, com a presença da Cordilheira dos Andes e com modelo econômico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google