Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Oferta de Mercado Aula 5
2
Oferta de Mercado Definição: É a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam vender em determinado período. Como na demanda, representa a intenção e não a venda efetiva.
3
Variáveis que afetam a oferta
Função de Oferta: Onde: q = quantidade ofertada do bem “i” pi = preço do bem “i”. pm= preço dos fatores e insumos de produção. pn = preço de outros n bens, substitutos na produção. T = tecnologia. A = fatores climáticos e ambientais. O = objetivos e metas dos empresários.
4
Variáveis que afetam a oferta
Função Geral da Oferta: Se o preço aumenta, estimula as empresas a produzirem mais, coeteris paribus, pois a receita e o lucro aumentam.
5
A curva de Oferta Preço Quantidade Curva de oferta Preço ($)
10 $4,00 R$ 2,00 15 $3,00 R$ 3,00 20 R$ 4,00 25 $2,00 R$ 5,00 30 $1,00 10 15 20 25
6
Variáveis que afetam a oferta
Preço dos fatores e insumos de produção – pm Está relacionado com o custo de produção. Exemplos: Salários, Matéria Prima, Despesas de capital, etc...
7
Preço dos fatores e insumos
Quantidade s1 P0 Supondo um aumento no salário Q1 Q0
8
Variáveis que afetam a oferta
Preço de Bens Substitutos na Produção – pn São bens que utilizam os mesmos recursos na produção, e podem ser “trocados” na produção, de acordo com a lucratividade do bem. Exemplos: milho e soja, bolsa e sapato, mesa e armário, etc...
9
Bem substituto na produção
Preço Quantidade s2 s1 Supondo um aumento no preço do bem substituto
10
Variáveis que afetam a oferta
Tecnologia – T Avanço na tecnologia aumenta a produtividade e reduz custo de produção. Exemplo: uma nova máquina, um novo processo produtivo, etc...
11
Tecnologia Preço Quantidade s2 s1 Supondo um avanço na tecnologia
12
Variáveis que Afetam a oferta
Fatores Climáticos ou Ambientais – A Alguns produtos estão sujeitos a variação nos fatores climáticos ou ambientais. Principalmente Agrícolas. Exemplos: algodão, uva, sorvete, agasalhos, etc...
13
Fatores Climáticos e Ambientais
Supondo um evento climático favorável Preço Quantidade s1 s2
14
Variáveis que afetam a oferta
Objetivos e metas dos empresários – O Dependendo da estratégia de mercado do empresário, ele pode optar por aumentar a produção, ou, eventualmente, até diminuir a produção.
15
Equilíbrio de mercado Aula 6
16
Equilíbrio de Mercado O preço de em bem ou serviço é determinado tanto pela oferta quanto pela procura. Equilíbrio: é o ponto onde a quantidade que os consumidores querem pagar é exatamente igual a quantidade que os produtores estão dispostos a produzir.
17
Equilíbrio de Mercado Preço S1 Ponto de Equilíbrio P*0
Quantidade S1 D1 Ponto de Equilíbrio P*0 Indica coincidência de desejos Q*0
18
Tendência ao nível de equilíbrio
Supondo um mercado concorrencial, o mecanismo de preço leva “automaticamente” ao equilíbrio. Os agentes de mercado – consumidores e empresas – sem qualquer interferência do governo, tendem a encontrar sozinhos uma posição de equilíbrio. (Lei da oferta e da procura)
19
Tendência ao nível de equilíbrio
Preço Quantidade S1 Excesso de oferta D1 P0 P1 Ponto de Equilíbrio P* Qd0 Qd1 Q* Qs1 Qs0
20
Tendência ao nível de equilíbrio
Preço Quantidade S1 D1 Ponto de Equilíbrio P* P1 P0 Excesso de demanda Qs0 Qs1 Q* Qd1 Qd0
21
Mudança no ponto de equilíbrio
Como vimos, as curvas de demanda e oferta podem se deslocar. Assim, com o deslocamento das curvas, o ponto de equilíbrio também vai se deslocar Preço Quantidade S1 D2 D1 Supondo aumento na renda para um bem normal P*1 P*0 Q*0 Q*1
22
Exercício Dado: e , pede-se:
Determinar o preço de equilíbrio e a respectiva quantidade. Se o preço for $4,00, existe excesso de oferta ou de demanda? Qual a magnitude deste excesso?
23
Exercício Dado: e , e supondo a R = 100, pede-se:
Preço e a quantidade de equilíbrio do bem x. Supondo um aumento de 20% da renda, determinar o novo preço e a quantidade de equilíbrio do bem x.
24
Observações Adicionais Sobre Oferta
O Excedente do Produtor: É o ganho de bem-estar que o produtor ganha por ser capaz de receber no mercado um preço maior que aquele mínimo para viabilizar a produção. Excedente do produtor Preço Quantidade S1 Preço de mercado 80 70 60 50 1 2 3
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.