A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

2 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Lei nº /2006, o Ensino Fundamental passou a ter nove anos, incluindo-se assim as crianças de 6 anos no Ciclo I. Na rede pública de São Paulo, a deliberação CEE nº 73/2008 regulamentou a implantação do Ensino Fundamental de nove anos. 2009 – implantação em alguns municípios e em toda a rede receberá alunos no 1º ano do Ensino Fundamental.

3 Garantir ao aluno de 6 anos:
direito à educação em ambiente próprio e com rotinas adequadas que possibilitem a construção de conhecimentos, considerando as características de sua faixa etária, integrando o cuidar e o educar. continuidade ao trabalho desenvolvido nas escolas de Educação Infantil. início de escolaridade tranquilo e promissor àqueles que nunca frequentaram a escola. trabalho pedagógico que busque uma metodologia que favoreça o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.

4 Cabe ao professor: Detectar os conhecimentos prévios e a partir destes, nortear suas ações. Observar: Gestos Movimentos corporais Sons produzidos Expressões faciais Brincadeiras Expressão Buscar situações de aprendizagens que produzam contextos cotidianos.

5 A criança e suas especificidades
Grande repertório de conhecimentos construídos a partir das experiências cotidianas. Interesse pelas atividades em grupo. Capacidade de simbolização. Capacidade de conceituação. Curiosidade e a necessidade de saber sobre e compreender o mundo.

6 Modelos de ensino e Aprendizagem
Resolução de problemas. Trabalho pedagógico intencional e competente. Atividades que possibilitem a interação entre as diversas áreas de conhecimento com momentos de ações, ora estruturadas, ora espontâneas e livres, contribuindo para a construção de novos conhecimento e valores.

7 Papel dos Agentes da Educação
Planejar o acolhimento das crianças. Construção coletiva de novas ações pedagógicas. Planejar e garantir a organização dos espaços, da rotina e das atividades que se pretende realizar.

8 Ação do professor Considerar as crianças como seres únicos, provenientes de diferentes famílias, Ser um profissional flexível, observador, capaz de ter empatia com os alunos e suas famílias, além dos conhecimentos didáticos imprescindíveis a uma boa atuação pedagógica. Basear suas ações pedagógicas a partir dos conhecimentos dos alunos. Considerar o aluno como um ser competente. Ser conhecedor do desenvolvimento e das aprendizagens infantis. Incluir as famílias como parceiras da ação educativa. Reflexão sobre a prática pedagógica por meio dos instrumentos metodológicos: observação, registro sistemático, planejamento coletivo, autoavaliação.

9 Organização da rotina e as modalidades organizativas do tempo didático
Rotina flexível, organizada em: atividades permanentes (por exemplo: brincadeiras no espaço interno ou externo, cantos de atividades diversificadas, ateliês de artes visuais, roda de leitura, etc.). sequência de atividades planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. Projetos didáticos: conjuntos de atividades envolvendo uma ou mais linguagens, possuem um produto final que será socializado para um público externo à sala de aula. “São formas de organizar o tempo de modo a articular propósitos didáticos e comunicativos, cuja função social torna as situações de aprendizagem mais atuais, correspondentes às que são vivenciadas fora da escola.” Délia Lerner

10 Os cantos de atividades diversificadas
Colaborar para uma rotina mais apropriada à faixa etária. Organizar: Cantos de livros/gibis Jogos simbólicos Artes visuais Faz de contas As crianças podem vivenciar diferentes situações de aprendizagem. Desenvolvendo a autonomia. Contribui para a formação social e pessoal.


Carregar ppt "ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google