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PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS

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Apresentação em tema: "PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS"— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
1- Processos de AGREGAR pessoas. 2- Processos de APLICAR pessoas 3- Processos de RECOMPENSAR pessoas 4- Processos de DESENVOLVER pessoas 5- Processos de MANTER pessoas 6- Processos de MONITORAR pessoas

2 Agregar – são os modos de ingresso das pessoas nas organizações.
Aplicar – é o aproveitamento útil das pessoas nos diversos cargos das organizações. Recompensar- é a retribuição, prêmio ou reconhecimento pelos serviços na organização. Desenvolver- dar formação básica para as pessoas aprenderem novas atitudes, soluções, idéias, conceitos e novos hábitos e comportamentos, para ficarem mais eficazes.

3 Manter- fazer com que as pessoas tenham condições para permanecerem nas organizações por longo tempo. Monitorar – seguir, acompanhar, orientar e manter o comportamento dentro de determinados limites de variação do padrão estabelecido. É mais que controlar pessoas.

4 1- PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS
- são as rotas de entrada na organização. - é a abertura de portas apenas para as pessoas (candidatos) capazes de ajustar suas características e competências pessoais com as da organização. - é feita uma filtragem para escolha apenas das pessoas que possam atender ao objetivos da organização. - a escolha é recíproca, por que as pessoas também escolhem as organizações onde querem trabalhar.-

5 -os métodos de agregar pessoas pode variar de uma organização para outra.
-vai depender do tamanho, modernidade, tipo, estilo de gerência, legislação própria, etc da organização. - qualquer que seja o método, divide-se em: RECRUTAMENTO e SELEÇÃO

6 a- RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Como a escolha da organização e das pessoas é recíproca, torna-se necessário que: - as organizações divulguem as suas oportunidades de trabalho a fim de que as pessoas interessadas a procurem. - os dados divulgados pela organização sejam dirigidas às pessoas do mercado de trabalho, com as características desejadas para ingresso. - o Mercado de Trabalho (MT) é composto pelas ofertas de trabalho das diversas organizações. - o MT é variável e inconstante em relação à oferta e à procura.

7 MERCADO DE RECURSOS HUMANOS (MRH)
- vimos que o MT é o conjunto de oportunidades de emprego e vagas existentes. - o MRH é o conjunto de candidatos a emprego. - o MRH também pode ser chamado de mercado de candidatos. - o MRH refere-se ao contingente de pessoas dispostas a trabalhar ou que estão trabalhando mas dispostas a mudar de emprego. - o MRH também varia em oferta (+ candidatos) ou procura (- candidatos)

8 MRH MT Vagas preenchidas

9 I- RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO INTERNO E EXTERNO Recrutamento INTERNO - atua sobre candidatos que já estão trabalhando na organização. - visa promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou motivadoras. - dá prioridade e privilegia os atuais funcionários oferecendo novas e melhores oportunidades. -oferece uma carreira de oportunidades. - aborda um número menor de funcionários já conhecidos.

10 Recrutamento EXTERNO - atua sobre candidatos que estão no MRH, isto é, fora da organização. - visa submetê-los ao seu processo de seleção de pessoal. - busca candidatos que possam trazer experiências e habilidades não existentes na organização. - aborda um enorme contingente de candidatos que estão no MRH e ainda são desconhecidos. -nem sempre a divulgação é feita de modo que alcance e atraia os candidatos que interessam. - pode ser feito através de apresentação espontânea e entrega de currículos.

11 - este recrutamento externo deve estar sempre aberto para os candidatos espontâneos, mesmo que não existam vagas no momento. - é uma atividade contínua e ininterrupta. - no serviço público o recrutamento externo obedece a métodos próprios. - existe a obrigatoriedade de concurso público. - este ponto será abordado separadamente.

12 Técnicas de Recrutamento Externo:
1-Anúncios em jornais e revistas especializadas. - os jornais são úteis para divulgação em geral. - as revistas especializadas são usadas quando se precisa de empregados mais especializados. - a construção do anúncio é importante. - deve haver a preocupação de como o candidato vai interpretar e reagir ao anúncio. - deve ter 4 características, lembradas pela palavra A I D A. - Chamar a Atenção, desenvolver Interesse, criar Desejo e por fim provocar a Ação do candidato em se candidatar.

13 2- Agências de Recrutamento
- uso de organizações que servem de intermediárias entre os candidatos cadastrados e as organizações. - existem 3 tipos:- Agências operadas pelos governos Federal, Estadual e Municipal. -Agências associadas com organizações não-lucrativas(ex: Centro de Integração Empresa-Escola). -Agências particulares ou privadas de recrutamento.

14 3-Contatos com Escolas, Universidades e Agremiações (sindicatos, associações, diretórios acadêmicos, etc): - algumas organizações realizam palestras, conferências e visitas, para divulgar suas condições de trabalho e recrutar no momento preciso. 4-Cartazes ou anúncios em locais visíveis: -tem baixo custo, com rapidez e razoável rendimento. - é estático e indicado para cargos mais simples. -geralmente colocado próximo da organização. - em locais de grande afluxo de pessoas.

15 5-Apresentação de candidatos por indicação de funcionários da organização:
- tem baixo custo, alto rendimento e efeito relativamente rápido. - os funcionários sentem-se co-responsáveis pela admissão do candidato. - aproveita a organização informal. 6- Consulta aos arquivos de candidatos: -banco de dados dos que entregaram currículos antes ou que não haviam sido aproveitados. - menor custo, mas exige exame apurado. - geralmente recruta com rapidez.

16 II- SELEÇÃO - Dependendo do tipo de organização (empresa), a Seleção obedecerá a critérios específicos, por exemplo: - Órgãos públicos – obrigatoriedade de concurso público composto de provas ou provas e títulos. - Órgãos privados- provas, currículos, indicações pessoais, entrevistas, dinâmicas de grupo, etc...

17 ENTREVISTAS -As entrevistas são instrumentos bastante eficazes e exigem uma preparação bastante especializada, principalmente no que diz respeito à LINGUAGEM CORPORAL, que será estudada em uma parte especial no curso.


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