A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODERNISMO PROSA FASE 2. MODERNISMO PROSA FASE 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODERNISMO PROSA FASE 2. MODERNISMO PROSA FASE 2."— Transcrição da apresentação:

1

2 MODERNISMO PROSA FASE 2

3 A Segunda fase do Modernismo brasileiro se estende de 1930 a 1945, um período extremamente rico tanto em termos de produção poética quanto de prosa. 

4 A literatura da época de 30, estava atenta à realidade que o Brasil e o mundo atravessavam naquele momento. A prosa voltava-se para a crítica social, trazendo à tona os retratos de várias regiões do país como forma de denúncia dos problemas sociais de cada região e com uma reflexão sobre a solução do problema.

5 Destaca-se neste período o romance “A bagaceira”, de José Américo de Almeida, em 1928.

6 A prosa deve ser classificada em três tipos distintos:
Prosa regionalista: na qual o tema é o regionalismo nordestino e sua miséria, a seca, migrações e o descaso dos políticos com esse estado, a atividade açucareira. Um exemplo deste tipo de prosa é o livro “Capitães de Areia”, de Jorge Amado.

7 Prosa urbana: com uma temática ligada a vida das pessoas nas grandes cidades e os conflitos sociais, o homem e a sociedade, o homem e o meio em que vive.

8 Prosa intimista: com influencia nas teorias freudianas e de outras correntes da psicologia. Tem como tema o mundo interior (consciência), mostrando os conflitos íntimos dos personagens.

9 Os Principais Nomes da Prosa :
Jorge Amado Rachel de Queiroz Graciliano Ramos José Lins Rego Érico Veríssimo

10

11 SUGESTÃO Separe algumas prosas que represente os três tipos de classificação, dos principais representantes da segunda fase do Modernismo brasileiro, e aponte a relação com o que foi proposto pelo movimento em sua segunda geração.


Carregar ppt "MODERNISMO PROSA FASE 2. MODERNISMO PROSA FASE 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google