A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido...."— Transcrição da apresentação:

1 PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....

2 “Existe um consenso cada vez mais generalizado de que a escola atual não está cumprindo satisfatoriamente a função de formar as futuras gerações, nas capacidades que irão requerer o desenvolvimento do cidadão em uma sociedade de rápidas e céleres mudanças. Ao mesmo tempo, não existe consenso sobre quais devem ser essas capacidade e quem deve ser responsável por sua difusão.” (LITWIN, 2001, p. 153)

3

4

5 CABERIA À ESCOLA ( VIA CURRÍCULO) INCULCAR, FORJAR, 1.NOVOS VALORES, 2.CONDUTAS, 3. HÁBITOS, 4.CAPACIDADES “ADEQUADAS” ÀS NOVAS NECESSIDADES DA ECONOMIA.

6

7 “ “Sempre que a sociedade se defronta com mudanças significativas em suas bases, sociais, tecnológicas e produtivas, novas atribuições passam a ser exigidas da e na escola” (Penin & Penin, 2002)

8 EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS - ERA DAS INCERTEZAS - DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA - GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E CULTURAL - DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMÁTICA - GENERALIZAÇÃO DAS FONTES DE INFORMAÇÃO E DO ACESSO A ELAS

9 ESCOLA TRADICIONAL REDES DE APRENDIZAGEM APRENDIZAGEM X

10 A educação vive um tempo de grandes incertezas e de muitas perplexidades Sentimos a necessidade da mudança, mas nem sempre conseguimos definir-lhe o rumo. Há um excesso de discursos, redundantes e repetitivos, que se traduz numa pobreza de práticas.

11 Redefine-se o papel da Educação (ensinar, fazer, conviver, pensar, ser) Redefine-se a função social da Escola (ANTES: ler/escrever/contar) AGORA: PENSAR/GERIR/PRODUZIR (Sociedade do Conhecimento)

12 PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA  FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA socialização do saber construção da cidadania Instrução formação para o trabalho

13 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA Atualmente: A escola é desafiada; Reconstrução do conhecimento do mundo usando outras linguagens; Aprendizagem e ensino não se fazem exclusivamente na escola; Utilização da tecnologia e os meios de comunicação;

14  FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR Contextualização na ação, coerência; Utilização de múltiplos recursos; Interação, saber o como e o porquê foi feito; Prática intencional, agir com pertinência, interpretar, julgar; Ser um projeto, estar sempre em processo de atualização e construção;

15 . O trabalho docente deve privilegiar não apenas o processo de ensino mas, sim, o processo de ensino- aprendizagem; a ênfase deve estar presente na aprendizagem dos alunos e não na transmissão de conhecimentos.

16 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA TODA TEORIA SURGE A PARTIR DE UMA PRÁTICA.

17 PROFESSOR PESQUISADOR

18 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA CURSOS DE FORMAÇÃO  Devem não apenas colocar à disposição dos alunos a pesquisa sobre a atividade docente, mas procurando desenvolver a pesquisa da realidade escolar.

19 A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA QUESTIONAMENTOS DA PESQUISA QUESTIONAMENTOS DA PESQUISA a. O que pesquisar; b. Por que pesquisar; c. Para que pesquisar; d. Como pesquisar; e. Que recursos utilizar.

20 Origem do Problema Origem do Problema (como surgiu, como foi percebido) necessidade de atualizar-se sobre o objeto da pesquisa; Delimitação do Problema: Delimitação do Problema: é situar o problema Temporal e geograficamente (tempo e espaço); Hipótese(s): Hipótese(s): proposta de solução do problema / idéia Geral que se pretende demonstrar e que demonstrada vira tese.

21 2. Revisão de Literatura Trata-se de uma redação sobre o tema eleito que reúne as diferentes fontes de consulta da pesquisa científica. Tal etapa da redação aceita itens correspondentes à divisão elucidativa da questão. Esse texto deverá ser elaborado com as palavras do aluno fazendo citações e referências bibliográficas ao material consultado.

22 Etapas do Pesquisa Caracterização do espaço escolar – principais aspectos a serem observados – 20h Caracterização do espaço histórico- pedagógico - principais aspectos a serem observados – 20h

23 Entrevistas - Realizar entrevistas com profissionais da instituição tendo como objetivo perceber o nível de satisfação profissional, produzir relatório conclusivo acerca do objetivo proposto: a) docente; b) direção; e/ou c) supervisão ou orientação pedagógica; e/ou d) coordenação pedagógica; e/ou e) secretário(a) escolar. e/ou – 40h Relatório final – 20h


Carregar ppt "PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido...."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google