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1º. Seminário sobre Segurança nas Rodovias Ministério dos Transportes

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Apresentação em tema: "1º. Seminário sobre Segurança nas Rodovias Ministério dos Transportes"— Transcrição da apresentação:

1 1º. Seminário sobre Segurança nas Rodovias Ministério dos Transportes
Dezembro 13, 2006 Alberto Gadioli Gerente da Divisão Sistemas para Segurança Viária 3 Inovação

2 Sistemas para Segurança de Tráfego

3 Sem Sinalização não há Segurança no Trânsito
Visão 3M de Futuro sobre a Sinalização Sem Sinalização não há Segurança no Trânsito “Proporcionar uma sinalização segura para todos motoristas, em todas estradas, em todas condições ambientais, todo o tempo”

4

5 Missão dos Especialistas
Reduzir o número de mortes e feridos por acidentes de trânsito através da utilização racional de sistemas e soluções para sinalização e segurança viária Conceito da Informação – prevenir situações potencialmente perigosas existentes nas ruas e estradas, através de um padrão de sinalização que transmita a informação de forma clara, inteligível e em tempo hábil para uma tomada de decisão pelos motoristas Garantir que os decisores responsáveis pela aplicação dos recursos públicos estejam informados sobre as tecnologias disponíveis e seu uso adequado

6 CAPÍTULO VII DO CÓDIGO DE TRÂNSITO SOBRE SINALIZAÇÃO
“A sinalização será colocada em posição e condições que a tornem perfeitamente visível e legível durante o dia e a noite, em distância compatível com a segurança do trânsito, conforme normas e especificações do CONTRAN.” (CTB, Cap. VII, Artigo 80, § 1º)

7 Semelhantes durante o dia… …totalmente diferentes à noite!

8 Evolução Tecnológica 90% 8% 2% 1940’ 1970’ 1990’ 2005’
3M Grau Técnico 90% 1940’ 8% 3M Alta Intensidade 1970’ 2% 3M Grau Diamante 1990’ 2005’ Grau Diamante Cúbico GD3

9 Representatividade do Custo da Película
Pórtico

10 Projeto Pontos Críticos
Desenvolver um projeto visando a redução de acidentes através da utilização de materiais de sinalização de alta performance, provando que a prevenção reduz o custo para a sociedade e otimiza os recursos governamentais. O projeto utilizará a metodologia 6 Sigma, com forte embasamento estatístico, de forma a validar os resultados para os demais pontos críticos no Brasil.

11 Projeto 6Sigma Pontos Críticos – DER PR
O projeto reduzirá o número de acidentes de uma média de 4,92 para 3,44 por mês, assim como o custo Social associado a estes de R$ para R$ por mês, sem exceder ao budget estabelecido, até Dezembro As informações serão coletadas de 3 Pontos Críticos no Estado do Paraná.

12 Métricas do Projeto Métrica Título Base Objetivo Desafio Unidade
Primary Metric Reduzir número de acidentes em 30% 4,92 3,44 2,46 No. acidentes Métrica Secundária Reduzir o custo social em 30% para estes pontos críticos 99.372 70.980 R$ Instalar sinalização em 3 pontos críticos no Paraná 3 5 Unitário Contra medida Não exceder o budget de instalação para o projeto 0% <=100% % Primary Metric: Avg of Dec/Jan/Feb05 Secundaries: Same Counterbalancing: Avg Jan04-Feb05 Economia anual R$ Definição do Desafio: Y1: 50% redução de acordo com o melhor alcançado pelo DER Y3:5 pontos críticos (de acordo com o budget disponível)

13 Colombo Graciosa

14 Multi Vari Acidentes por Categoria

15 Multi Vari Acidentes por Dia da Semana

16 Multi Vari Acidentes por Período do Dia
12:01 to 18:00 00:01 to 06:00 06:01 to 12:00 18:01 to 24:00

17 Ponto Crítico #2 Ponto Crítico #1 Ponto Crítico #3

18 PR-417 KM 3 (Dia Sentido Colombo-Curitiba)
ANTES

19 PR-417 KM 3 (Noite Sentido Colombo-Curitiba)
ANTES

20 PR-417 KM 3 (Dia Sentido Colombo-Curitiba)
Grau Diamante DEPOIS

21 PR-417 KM 3 (Dia Sentido Colombo-Curitiba)
Stamark DEPOIS

22 PR-417 KM 3 (Noite Sentido Colombo-Curitiba)
Grau Diamante DEPOIS

23 PR-417 KM 3 (Noite Sentido Colombo-Curitiba)
Stamark DEPOIS

24 PR-417 KM 3 (Noite Sentido Curitiba-Colombo)
Grau Diamante Grau Diamante DEPOIS

25 PR-410 KM 9 (Dia Sentido Serra-Litoral)
ANTES

26 PR-410 KM 9 (Noite Sentido Litoral-Serra)
ANTES

27 PR-410 KM 9 (Dia Sentido Serra-Litoral)
Grau Diamante DEPOIS

28 PR-410 KM 9 (Noite Sentido Serra-Litoral)
Grau Diamante (Trecho de Neblina) DEPOIS

29 PR-410 KM 9 (Dia Sentido Litoral-Serra)
Grau Diamante DEPOIS

30 PR-410 KM 9 (Noite Sentido Litoral-Serra)
Grau Diamante DEPOIS

31 PR-410 KM 10 (Dia Sentido Litoral-Serra)
ANTES

32 PR-410 KM 10 (Noite Sentido Litoral-Serra)
ANTES

33 PR-410 KM 10 (Dia Sentido Serra-Litoral)
Grau Diamante DEPOIS

34 PR-410 KM 10 (Noite Sentido Serra-Litoral)
Grau Diamante DEPOIS

35 PR-410 KM 10 (Dia Sentido Litoral-Serra)
Grau Diamante DEPOIS

36 PR-410 KM 10 (Noite Sentido Litoral-Serra)
Grau Diamante DEPOIS

37 Análise da Efetividade Métrica: reduzir o número de feridos de 1,3 por mês para 0,9 (30% de redução)
From 1,3 To 0,0 100% Redução

38 Reduções em apenas 2 meses
Análise da Efetividade Métrica : reduzir o custo social de R$ para R$ (30% redução) From R$ R$ 40% redução R$ ,00 (US$ ,00) Reduções em apenas 2 meses

39 Soluções Que Tornam Sua Vida Mais Segura
3M is a global leader in transportation safety and has 60 years of experience in serving state, county and municipal markets. Let us help you make improvements in traffic safety for your residents and visitors. Obrigado !!!


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