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SCRIPT Mensagem GOM 018 Ricardo Maltez 23 de abril de 2014 Meus caros, Estamos muito próximos do início de mais um ano fiscal. Em 1º de maio de 2014 inicia-

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1 SCRIPT Mensagem GOM 018 Ricardo Maltez 23 de abril de 2014 Meus caros, Estamos muito próximos do início de mais um ano fiscal. Em 1º de maio de 2014 inicia- se o FY15. Nos últimos meses evoluímos muito, aprendemos um pouco mais sobre como sermos mais eficientes, melhoramos nosso desempenho, nosso relacionamento com os clientes, nossa conscientização sobre segurança e, principalmente, cada dia mais preparados para nosso desafio empresarial. Que venha o novo ciclo! Ricardo Maltez – GOM Clique na imagem e assista ao vídeo

2 Dia 7 de abril de 2014 marcou o início do ciclo 2014 do PEOTRAM. Nos preparamos por mais de um ano para esta data, e estamos almejando um salto expressivo. Nosso maior objetivo é sermos a empresa mais bem colocada na auditoria dentre todas do mercado de taxi aéreo e trazer um modelo de gestão mais consistente. Neste momento, gostaria de agradecer a todos que contribuíram para nossa substancial melhoria e impecável preparação para essa jornada. Assim que tivermos informações sobre os resultados, informaremos a todos. Recentemente tivemos o privilégio de participar do 10º Safety and Quality Safety Summit da CHC, em Vancouver. Estavam presentes representantes da BHS provenientes do grupo de voo, manutenção, gestão de base, segurança e qualidade e treinamento. Abaixo estão os principais pontos discutidos no evento: Atualmente, o foco do nosso mercado está em buscar índices de segurança nos mesmos patamares das empresas aéreas globais de asa fixa; A grande mensagem que nosso CEO, Bill Amelio, nos deixou é que devemos encarar a realidade de nossa realidade! Somente desta forma atingiremos novos patamares na indústria em que atuamos; Cada participante da BHS terá a missão de multiplicar uma palestra da qual participou para as equipes no Brasil ao longo do ano fiscal de 2015. Desta forma, disseminará conceitos e dará oportunidades aos demais de terem acesso ao conhecimento. Nosso 2º Safety and Quality Summit no Brasil está confirmado para setembro de 2014, no Rio de Janeiro. Trata-se de mais uma demonstração de que nossa unidade de negócios continua firme para difundir essa cultura de segurança em nosso mercado. SCRIPT

3 SAFETY SAFETY = SEGURANÇA Há algum tempo venho recebendo diversos relatórios SQID sobre um tema que está incomodando bastante nossos tripulantes e passageiros: o calor excessivo nos cockpits e nas cabines, em especial nos EC225. Quero dizer a todos que o tema está em discussão com a alta gestão da empresa e que não se trata de uma decisão trivial. Espero ter uma resposta para vocês nos próximos meses, e sei que, em especial num verão tão quente como o que estamos terminando de passar, a situação se torna complexa e interfere no humor e saúde de algumas pessoas. Agradeço por reportarem o tema; isso nos dá mais forças para buscar a melhor solução para o problema. Aproveito, também, para agradecer a todos que estão se desdobrando para concluir com segurança e excelência as operações em questão. Em março, tivemos uma reunião na Petrobras para discutir de forma aberta e objetiva dois assuntos de suma importância: a) incidente do PR-CHI e b) ocorrências anormais, em especial, interrupções de voo em plataforma. Venho reportar que o objetivo da reunião foi alcançado, e o cliente ficou satisfeito com nossos esclarecimentos. Entretanto, fica uma reflexão da gerência da Petrobras sobre a BHS, que gostaria de compartilhar: “...nós confiamos muito na BHS e os números que vemos – seja de ocorrências, seja nota do Peotram, e outros – não condizem com o nível excelente da empresa com quem tratamos.” Uma mensagem como essa nos faz refletir que precisamos melhorar, ou seja, não basta apenas a percepção, é fundamental que comprovemos com números nosso desempenho, em especial no tema segurança e qualidade.

4 CUSTOMER CUSTOMER = CLIENTE Se há um tema que temos avançado nos últimos dois anos, é a aproximação e parceria com os clientes. Neste ano fiscal que se inicia, proponho que renovemos esse compromisso e que o levemos a níveis ainda mais significativos. A operação do trilho fixo da Petrobras continua a ser uma prioridade para a BHS. Em breve o Farol de São Tomé e de Cabo Frio estarão operando desta forma. É preciso que nos tornemos especialistas nesse projeto, a ponto de tirarmos ganhos para ambas as empresas. Sem dúvida, o Trilho fixo é um marco fundamental para aumentarmos a segurança, a eficiência e a lucratividade. Nossa agilidade em abrir novas bases e desenvolver operações eficientes será de suma importância nos próximos meses, uma vez que novas oportunidades de negócios estão se desenhando, especialmente nas regiões Norte-Nordeste. Nossos clientes possuem objetivos de segurança e eficiência alinhados aos nossos, e a melhor maneira de chegarmos até eles é por meio de muita transparência, comunicação e trabalho. Nossa proposta é termos em curto prazo indicadores (KPI) comuns com os clientes, o que facilitará a gestão de nossos relacionamentos.

5 RESULTS RESULTS = RESULTADOS É indiscutível que esse ano fiscal que termina agora em abril nos trouxe alguns resultados marcantes: Nossa margem operacional EBITDAR na operação no Brasil cresceu bastante, resultante de dois fatores: melhoria substancial de nossa disponibilidade e melhor gestão de nossos custos. Temos hoje um grupo de gestão coeso, reconhecido pela CHC e pelo mercado. Estamos mudando a maneira de pensar da companhia, com um foco muito grande em manter a performance em longo prazo, atentos à importância de entregar o resultado do trimestre. Fizemos uma revisão completa de nossos processos de negócio em dois níveis: a) no global, desde a nossa cadeia de valor, passando por processos de suporte, detalhamento de fluxos de processos etc. e b) no nível mais básico, buscando melhorar os itens mais fundamentais do nosso dia a dia, como processos de controle de férias de nosso time, de lançamento de notas fiscais, de requisição de compras, entre outros. O desafio é que com o início deste ano fiscal 2015 precisaremos entregar ainda mais. As cobranças serão maiores, a nossa matriz, atualmente, é uma empresa listada em bolsa de valores (NYSE) e os desafios intrínsecos do mercado brasileiros são crescentes.

6 TRANSFORMATION Nossa disponibilidade média nos últimos 12 meses foi de 92%. Nos próximos 12 deveremos nos reinventar para buscarmos um patamar maior. Para isso, temos investido em aeronaves back up, em ferramentas de TI, em treinamento de pessoas, entre outros. Apenas com agilidade, confiança, foco e muito trabalho é que poderemos melhorar nosso patamar. Abaixo, gostaria de compartilhar a versão resumida de meu scorecard para o ano fiscal 2015:

7 INFRASTRUCTURE INFRASTRUCTURE = INFRAESTRUTURA No dia 26 de maio está marcada a inauguração de nosso hangar em Cabo Frio. Certamente um marco em nossa operação no Brasil, com instalações de primeira e um foco muito grande em segurança e na operação de nossos clientes. Além disso, a BHS hoje opera em três grandes bases: Macaé: atualmente é a base com maior número de aeronaves, contendo os três modelos e cujo projeto está em andamento para construção de nosso novo hangar. Cabo Frio: nossa base mais moderna e com maior estrutura para crescimento. Farol de São Tomé: estamos operando há pouco mais de quatro meses no heliponto, base em que efetuamos o maior número de voos por dia. Hoje não atuamos mais para a Petrobrás em Jacarepaguá, mas no futuro deveremos ter um crescimento do número de bases remotas, resultado que dependerá de quão bem sucedidos formos em licitações.

8 INFRASTRUCTURE Hangar de Cabo Frio

9 INFRASTRUCTURE Hangar de Cabo Frio

10 INFRASTRUCTURE Hangar de Farol de São Tomé

11 INFRASTRUCTURE Hangar de Farol de São Tomé

12 PEOPLE PEOPLE = PESSOAS Nosso time continua crescendo muito. Não apenas em quantidade, pois já somos mais de 700 pessoas, mas, principalmente, em qualidade e preparação. Vejam, abaixo, indícios mais que claros acerca desse tema: -Processo de Gestão de Desempenho (PMP): Estamos firmes consolidando a cultura do desempenho e do feedback. É muito gratificante vermos, por exemplo, no grupo de voo a vontade de passar pela avaliação e de receber uma opinião de seus resultados. É muito importante estabelecer uma relação de transparência com nossos times, com sessões de feedback honestas e focadas no desenvolvimento das pessoas. -Melhoria do simulador do S76 em São Paulo e preparação para próximos simuladores no Brasil: Estamos mudando nosso patamar de qualidade em treinamento. No S76, após um início abaixo de nossa expectativa, demos um salto importante para o treinamento no simulador em São Paulo, atualmente bastante elogiado por nossos instrutores e pilotos. Por volta de quatro ou cinco meses (final de agosto ou início de setembro de 2014), contaremos com o simulador do S92 também em São Paulo. Além das economias que teremos com viagens para o exterior, teremos a possibilidade de influenciar muito positivamente na qualidade de nosso treinamento. Está previsto para meados de 2015 o terceiro simulador no Brasil, o do EC225. Com isso possuiremos toda nossa frota atual de simuladores em solo brasileiro.

13 TRANSFORMATION TRANSFORMATION = TRANSFORMAÇÃO Com o início de um novo ano fiscal, temos uma nova proposta para complementar nossa jornada LEAN que, como sabemos, é uma jornada sem retorno, rumo à eficiência. As principais transformações serão: Treinamento de mais pessoas para liderar os projetos; Estabelecimento de um ciclo básico bimestral em que teremos uma área-foco em cada bimestre com cerca de 80% dos projetos (os outros 20% serão das outras áreas). Ao se encerrar um ciclo, automaticamente se inicia outro, e assim por diante; Definir, desde já, um calendário anual de atividades LEAN, para que todos possam se programar; Delegação da liderança dos projetos para os gestores das áreas. A alta administração participará na definição dos projetos, nos check points ao longo da semana LEAN e, finalmente, no fechamento do ciclo.

14 TRANSFORMATION Confira o planejamento: Tenho convicção de que teremos um FY15 ainda melhor! Um abraço,


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