A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Erupção do Monte Santa Helena Escola Elementar de James Sales

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Erupção do Monte Santa Helena Escola Elementar de James Sales"— Transcrição da apresentação:

1 A Erupção do Monte Santa Helena Escola Elementar de James Sales
Olá, sou John Beard e sou professor da terceira série da Escola Elementar James Sales de Tacoma, Estado de Washington. A James Sales, uma das sete escolas elementares no Distrito Escolar de Franklin Pierce de Tacoma, serve a 500 estudantes, do Jardim da Infância à quarta série. Este plano de aula inter-disciplinaria, projetado para os alunos da terceira à quarta séries, ajuda a por em prática os conhecimentos adquiridos nos cursos de linguagem, matemática, ciência, artes, tecnologia e estudos sociais. John Beard Escola Elementar de James Sales Tacoma, Washington

2 Resumo Os estudantes aprendem sobre vulcões através de:
Pesquisas na Internet Apresentações multimídia Elaboração de Boletins Interpretação de mapas e cartas Experimentos práticos A dramática explosão do Monte Santa Helena no dia 18 de maio de 1980, fez com que o mundo todo voltasse seus olhos para o Estado de Washington. Neste plano de aula, os estudantes usam tecnologia para estudar as forças da natureza em erupção e o poder de recuperação do vulcão mais ativo dos Estados Unidos. Eles cumprem esta meta através de diversas atividades que incluem pesquisas pela Internet, apresentações multimídia, elaboração de boletins, a leitura e interpretação de mapas e cartas, e experimentos práticos.

3 Objetivos Os estudantes irão:
Investigar as causas da erupção vulcânica Refletir sobre os vulcões no contexto do período geológico Usar diversos meios para comunicar idéias Usar tecnologia para pesquisar, utilizar o processador de textos e fazer apresentações A unidade dá ênfase a dez objetivos ou resultados de ensino diferentes. Os estudantes irão (1) investigar as causas da erupção vulcânica; (2) considerar os vulcões no contexto da era geológica, reconhecendo como se desenvolveram os processos evolutivos; (3) usar uma variedade de meios para comunicar suas idéias; (4) usar tecnologia para pesquisar, realizar trabalhos usando processamento de textos e apresentações.

4 Objetivos, cont. Os estudantes irão:
Usar materiais criativos para criar um modelo Trabalhar em diversos grupos Usar habilidades para resolver problemas Usar habilidades de pensamento crítico Ler e interpretar mapas Usar coordenadas em planilhas para localizar características físicas e tipos de solo (5) Usar materiais criativos para criar um modelo (por exemplo, os estudantes poderão usar qualquer combinação de suprimentos de arte, cartolina, blocos de isopor, plasticina para moldagem, etc. Entretanto, meu favorito é o Geo-Goop; (6) trabalhar em uma variedade de grupos; (7) usar habilidades para resolver problemas; (8) usar habilidades de raciocínio crítico; (9) ler e interpretar mapas; e (10) usar uma grade de coordenadas para localizar características físicas e tipos de terreno.

5 Objetivos de Multimídia
Os estudantes irão: Criar uma apresentação usando o PowerPoint que seja criativa, bem organizada e interessante para os espectadores Incluir dados que demonstrem os conhecimentos e compreensão sobre o assunto Aperfeiçoar gráficos através do uso de ferramentas e recursos de otimização Adicionalmente, esta unidade inclui três objetivos de apresentações de multimídia. Os estudantes irão: (1) criar uma apresentação com o PowerPoint da Microsoft que seja criativa, bem organizada e interessante para os espectadores; (2) incluir informação que demonstre o entendimento do assunto por parte dos estudantes; e (3) aperfeiçoar gráficos através do uso de ferramentas e recursos de otimização.

6 Objetivos de Editoração
Os estudantes irão: Criar um boletim de noticias ou folheto criativo, bem organizado e de conteúdo interessante Incluir informação que demonstre seus conhecimentos e percepção sobre o assunto Incluir gráficos, imagens, e layout que chame a atenção do leitor Também há três objetivos de editoração por parte dos estudantes. Eles (1) Produzirão um boletim ou folheto que seja criativo, bem organizado e de leitura interessante; (2) As informações transmitidas demonstrarão seus conhecimentos sobre o tópico; (3) gráficos, imagens e o layout capturarão a atenção do leitor.

7 Objetivos da Página da Internet
Os estudantes irão: Projetar páginas Web que sejam criativas, fáceis de navegar e interessantes para o visitante da página Incluir links sobre o assunto que funcionem direito Usar recursos de multimídia para tornar a página mais atrativa Finalmente, o projeto tem três objetivos de criação de página Web. Os estudantes irão: (1) projetar páginas Web criativas, fáceis de navegar e interessantes para os visitantes da página; (2) incluir links apropriados que funcionem adequadamente; (3) usar recursos de multimídia para otimizar o site.

8 Grade Curricular Estadual
Geografia Matemáticas Comunicação Leitura Ciências Redação O plano de aula cobre a grade curricular estadual em geografia, matemática, comunicações, leitura, ciência e redação. Os Requisitos Essenciais de Aprendizagem Acadêmica do Estado de Washington podem ser acessados através do Escritório do Superintendente de Instrução Publica no endereço .

9 Pré-Requisitos Habilidades básicas de leitura, redação e de audição
Habilidades básicas de matemática, incluindo computação e medição Habilidades básicas em informática Conhecimentos básicos de aplicativos de software e sistemas operacionais Antes de começar a lição, os estudantes devem cumprir com certos pré-requisitos, como terem conhecimentos básicos de leitura, redação e habilidade de escutar e prestar atenção; ter também conhecimentos básicos de matemática, incluindo computação e medição; habilidades básicas na operação de computadores; e conhecimentos básicos de aplicativos de software e sistemas operacionais. Os estudantes respondem rapidamente ao tempo gasto no computador. São permitidas sessões de 20 minutos na sala de aula para que usem o Microsoft Word para completarem tarefas de ortografia e linguagem. Temos a sorte de poder contar com quatro estações de microcomputadores na sala. Depois de algumas sessões, os estudantes são capazes de usarem o software sem ajuda do professor. Inicialmente, o professor dá instruções à guisa de informações usando o Word e painel de retroprojeção. O mesmo processo é seguido com o Microsoft PowerPoint e Microsoft Publisher, permitindo aos estudantes experimentarem e aprender o software. A primeira apresentação é limitada a quatro slides e tem como título “Tudo sobre Mim”. A apresentação deve preencher alguns requisitos (i.e. deve incluir um slide com o título e nome do autor, pelo menos duas transições, e não mais do que dois gráficos por slide). Após um curto espaço de tempo, a qualidade do trabalho é satisfatória, e os estudantes estão prontos a incorporarem a Internet com o PowerPoint e o Publisher.

10 Material Necessário Software Hardware Software de Multimídia
Processador de Textos Software de Editoração Software p/Página Web Navegador Enciclopédia Eletrônica Hardware Computador(es) Projetores Televisão/VCR Scanner Impressora Conexão à Internet A lista dos materiais necessários para completar este plano de estudo encontra-se neste slide. Suprimentos Instrumentos de escrever Lápis de cor; marcadores Papel gráfico; papel para desenho de mapas

11 Material Impresso Livros
Mount St. Helens: The Eruption and Recovery of a Volcano (Monte Santa Helena: A Erupção e Recuperação de um Vulcão) por Rob Carson Dear Katie, The Volcano Is a Girl (Querida Katie, o Vulcão é uma Garota) por Jean Craighead George Volcano and Earthquake (Vulcões e Terremotos) por Susanna Van Rose Além de material de consulta, tais como enciclopédias, Atlas, dicionários e mapas do Serviço de Sondagem Geológico dos EUA (USGS), alguns livros adequados para jovens leitores encontram-se listados neste slide. Existem também alguns excelentes vídeos, incluindo Extreme Disaster: Real Volcanoes (1998), National Geographic’s Volcano, Life with Mount St. Helens (PBS Video American Experiences Series, 1320 Braddock Place, Alexandria, VA 22314, ), e The Eruption of Mount St. Helens (1981). Os vídeos podem ser adquiridos através da Amazon.com, PBS, e os serviços de compra on-line da National Geographic, e podem também estar disponíveis na biblioteca pública de sua cidade.

12 Procedimentos Os estudantes desenham o que existe embaixo da crosta terrestre, de acordo com os seus conhecimentos, através de desenhos em grupo e rótulos. As lições de acompanhamento incluem discussões sobre camadas atuais e materiais, relacionando-os com a similitude com as camadas do ovo. Os estudantes desenvolvem teorias sobre o porque da erupção dos vulcões, o que faz com que a lava alcance a superfície da terra, etc. Em geral, a unidade de ensino precisa de três a quatro semanas para ser completada. Comece com uma atividade bem simples, tal como, pedir a seus alunos que imaginem que a terra foi dividida em dois hemisférios e eles a estão vendo desde o espaço sideral. Como seria a camada terrestre interna e o que se poderia encontrar abaixo da superfície? Os estudantes deverão desenhar e etiquetar suas predições, trabalhando individualmente ou em pequenos grupos. Após discutirem as camadas e materiais, os estudantes desenvolvem teorias à respeito das erupções vulcânicas. Como faz a lava para chegar à superfície terrestre? As discussões sobre geotectônica e formações erráticas continentais podem ser muito melhoradas com livros e vídeos relacionados com o assunto. Os estudantes podem traçar e recortar modelos continentais, movendo-os para ilustrar o que os cientistas acreditam ter acontecido durante milhões de anos. . Como seguimento, as discussões enfocam a geotectônica e movimento dos continentes durante grandes períodos de tempo.

13 Procedimentos, cont. Os estudantes constroem um modelo do Monte Santa Helena utilizando material de sua escolha. Os estudantes criam uma apresentação sobre o Monte Sta. Helena usando o Microsoft PowerPoint. Os estudantes criam um folheto informativo usando o Microsoft Publisher. Os estudantes criam uma página na Internet com informação sobre o Monte Sta. Helena. Os estudantes constroem um modelo do Monte Sta. Helena escolhendo para isso diversos tipos de material. Os modelos podem mostrar as características físicas da montanha antes e depois da erupção. Os estudantes aprendem diversas formas de erupções de vulcões e ligam o Monte Santa Helena a outros tipos de vulcões em cascata no Círculo de Fogo. Na terceira semana os estudantes deverão ter suficientes dados coletados para prepararem uma apresentação usando PowerPoint para mostrar à turma. São incorporados nesta curta tarefa (não mais do que seis a oito slides), dados obtidos pela Internet e os conhecimentos obtidos pelos estudantes de outras fontes relativos às erupções. Os estudantes depois criam um folheto de viagens dando aos visitantes informações sobre a região. Usando o Publisher, os estudantes podem facilmente acessar gráficos e textos utilizados nos slides da apresentação em PowerPoint, assim como copiá-los da Internet. A peça tecnológica final é a criação de uma página na Internet com uma relação de links que podem ser utilizados para obter maior informação sobre o assunto. A quantidade de detalhes a serem colocados na página fica a critério do professor. O Publisher está pronto para ajustar-se às necessidades de cada estudante e é de fácil manuseio para o usuário criar páginas Web.

14 Modificações Considerar aptidões individuais e nível de habilidade durante a fase de avaliação Para alunos adiantados, procure utilizar habilidades de raciocínio de maior nível Para o aluno com dificuldades, forneça material de leitura fácil Permita uma variedade de métodos para completar a tarefa Em relações às possíveis modificações ao programa, estas adequações podem ser feitas na fase de avaliação, onde as aptidões individuais e níveis de habilidade são avaliados. Estou procurando usar capacidades de pensamento crítico de maior nível com os alunos considerados adiantados. As próprias atividades fornecem uma variedade de métodos para completar as tarefas. Os alunos utilizarão a forma de desenvolver um relatório que mais se adapte às suas necessidades. Eu gosto de uma variedade de estilos e promovo o individualismo no formato do relatório. É indispensável ter material de leitura fácil para o aluno com dificuldades, para que eles também possam usufruir da fase de pesquisa da aprendizagem.

15 Avaliação Os seguintes notas podem servir de ajuda na avaliação do trabalho estudantil: Notas para Boletim Notas para a Apresentação em PowerPoint Notas para a Página Web Criei notas de avaliação para o boletim, a apresentação em PowerPoint e a página Web, que ajudam a avaliar o trabalho dos estudantes. As mesmas podem ser acessadas daqui.

16 Benefícios Diversão tanto para os estudantes como para o professor
Matéria de alto grau de interesse Unidade de ensino integrado Experiência prática em tecnologias Unidade de Orientação Vocacional O maior benefício é que os estudantes realmente gostam de trabalhar nesta unidade, o que a torna também empolgante para mim como professor. Devido ao fato do assunto ser altamente interessante para os estudantes, eles reagem bem ao assunto. Os vulcões também são de importância para eles porque vivem a 26 km do Monte Rainier. Há predições que o Monte Rainier exibirá atividade vulcânica, somente não se sabe quando ocorrerá. A unidade é integrada e inclui oportunidade para escrever, ler, usar capacitações em informática, e participar em atividades práticas enquanto se aprendem coisas novas. Também acredito que esta unidade serve como orientação vocacional para aqueles estudantes que a considerem estimulante. Conforme está descrito no Ato de Reforma Educacional do Estado de Washington, a meta 4 nos pede para vincular os Requisitos Essenciais de Aprendizagem Acadêmica ao mundo profissional. Acredito que esta unidade cumpre com este objetivo. Os estudantes têm a oportunidade de observar pessoas cujo trabalho se relaciona com o estudo de vulcões. Uma conclusão perfeita seria uma visita ao Monte Santa Helena para apresentar-lhes a idéia das contínuas mudanças geológicas e o poder de recuperação da natureza. Ainda estamos trabalhando nessa parte da unidade.


Carregar ppt "A Erupção do Monte Santa Helena Escola Elementar de James Sales"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google