A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas Análise Orientada a Objetos 2011/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas Análise Orientada a Objetos 2011/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas Análise Orientada a Objetos 2011/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas

2 Projeto de Sistemas (AOO) - Objetivos Desenvolvimento de software é um processo complexo que, se não muito bem gerenciado, falha. A complexidade das aplicações ultrapassa a capacidade de desenvolvimento de muitas equipes que desenvolvem software. Como resultado, gerenciar riscos no processo de desenvolvimento, em fase de aprendizado no ensino superior, de maneira efetiva, tem sido reconhecido como fator-chave no desenvolvimento bem sucedido de software.

3 EMENTA Implementação do Projeto concebido na disciplina Análise de Sistemas II (Orientada a Objetos). Transcrever a solução a ser informatizada, em especificações técnicas, compondo um projeto de sistemas (UML). Validação - Verificação e Teste do Software (Linguagem Orientada a Objetos).

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Formação de grupos de trabalho para o projeto. Descrição e modelagem do Sistema Orientado a Objetos (Análise Orientada a Objetos). 1. Diagramas da UML 1.1. Diagramas Estruturais 1.1.1. Diagrama de Classes 1.1.2. Diagrama de Objetos 1.2. Diagramas Comportamentais 1.2.1. Diagrama de Casos de Uso 1.2.2. Diagrama de Sequência 1.2.3. Diagrama de Atividades 1.2.4. Diagrama de Estados Implementação da Base de Dados Implementação do Aplicativo. Validação – Verificação

5 BIBLIOGRAFIA BÁSICA JACOBSON, Ivar; BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; UML Guia do Usuário. Rio de Janeiro, 2000. Bezerra, E. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. Campus, 2002. LARMAN, CRAIG. Utilizando UML e Padrões. Porto Alegre: Bookman, 2001.

6 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Matos, A. V. UML Prático e Descomplicado. Érica, 2002. Page-Jones, Meilir. Fundamentos do Desenho Orientado a Objeto com UML. Makron Books, 2001. JACOBSON, Ivar; BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; The Unified Software Development Process. Massachusetts: Addison-Wesley, 1999.

7 Projeto - O que é O Projeto tem como objetivo realizar a análise, modelagem UML e implementação de um caso prático. Um Projeto poderá ser desenvolvido por um único aluno ou por uma dupla; essa decisão será tomada sem a interferência dos professores. O tema de um Projeto é de livre escolha do grupo (1 aluno ou uma dupla) e poderá abordar ou não uma situação real, isto é, ter ou não um “usuário real”.

8 Projeto - O que é Uma vez escolhido, o tema deverá ser aprovado pelo professor, de forma que um mesmo tema não seja objeto de trabalho de diferentes grupos do mesmo período letivo ou repita um assunto abordado em períodos anteriores. Os temas aprovados serão registrados pelo professor, juntamente com os componentes do grupo. Os trabalhos serão acompanhados pelo professor durante suas aulas e por e-mail. A não-apresentação do projeto, influirá negativamente na nota de "participação individual" de todos os componentes do grupo.

9 Projeto - O que é A ferramenta CASE BPwin/ERwin deverá ser usada para a elaboração do modelo de dados do Projeto e estará disponível nos Laboratórios. Problemas de compatibilidade e atrasos, não serão tolerados. O Projeto está dividido em 3 partes, conforme indicação assinalada no roteiro no final deste arquivo, e deverá ser entregue impresso em papel comum e em CD, nas datas pré-definidas. A não entrega de uma das partes, acarretará nota zero para a mesma.

10 Roteiro do Projeto Descrição da Empresa Contexto do Projeto (Descrição do sistema atual) Descrição essencial (e numerada) Documentação dos atores e casos de uso Diagrama de “ use cases” do sistema Diagrama de Classes do sistema Diagrama de Objetos do sistema Cartões CRC Diagramas de Interação (Modelo de interações) Diagramas de Seqüência (1 para cada Caso de Uso) Diagramas de Colaboração (mínimo 3) Diagramas de Transição de Estados (modelagem de estados – mínimo 3) Implementação da Base de Dados Implementação do Aplicativo.

11 Projeto - Roteiro 1) Descrição da empresa: (1a. Parte) Neste item, o aluno deverá descrever resumidamente a empresa/organização escolhida, informando sua missão, seu ramo de negócios, seu porte (quantidade estimada de funcionários e filiais, se houver), localização, histórico (data aproximada do início da atividade, sócios, etc), mercado consumidor ( poder aquisitivo, idade, sexo e escolaridade do público alvo ) e concorrência ( direta e indireta ). Mínimo 02 pgs (A4, arial 12 e espaçamento 1,5) Capa, Índice e Bibliografia

12 Projeto - Roteiro 2) Descrição do Sistema Atual: (1a. Parte) Indicar a área do sistema que será modelada, descrevendo o funcionamento atual de cada item a ser considerado na proposta do novo sistema, seu ambiente e a interface com outras áreas da empresa. Caso a funcionalidade seja nova, descreva os procedimentos (informatizados ou manuais) de um concorrente. Resumir os problemas encontrados no sistema atual e a solução proposta para cada um; caso o sistema a ser modelado se refira a uma nova função, descrever a motivação da proposta. Mínimo 02 pgs (A4, arial 12 e espaçamento 1,5)

13 Projeto - Roteiro 3) Modelagem UML: (1a. Parte) Descrição essencial (e numerada) Elaborar a Lista de Eventos numerada, contendo a descrição de cada evento, seu tipo, estímulo gerador e ação ativada; as repostas internas e externas produzidas pela ação. A Lista de Eventos deverá apresentar no mínimo quinze (15) eventos e no máximo vinte (20). Documentação dos atores e casos de uso Diagrama de “ use cases” do sistema Diagrama de Classes do sistema Diagrama de Objetos do sistema

14 Projeto - Roteiro 4) Modelagem UML: (2a. Parte) Cartões CRC Diagramas de Interação (Modelo de interações) Diagramas de Seqüência (1 para cada Caso de Uso) Diagramas de Colaboração (mínimo 3) Diagramas de Transição de Estados (modelagem de estados – mínimo 3)

15 Projeto - Roteiro 5) Modelo de Dados: (2a. Parte) Implementação da Base de Dados - ERWin. 6) Implementação do Aplicativo - Linguagem OO (3a. Parte)

16 Projeto - Entrega Datas Importantes Entrega da 1a. parte do Projeto: Entrega da 2a. parte do Projeto: Entrega da 3a. parte do Projeto: Bom trabalho!


Carregar ppt "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas Análise Orientada a Objetos 2011/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google