A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?"— Transcrição da apresentação:

1 Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

2 Mas apenas o que precisa
Com SAM... Você sabe o que tem Mas apenas o que precisa E usa seus ativos eficientemente em cada etapa do ciclo de vida. Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

3 Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?
Benefícios do SAM Economize Dinheiro Fique Tranquilo Ajude a Manter Seus Dados Seguros Melhore o Desempenho da Empresa Economize dinheiro Com o SAM você usa as licenças que já adquiriu e compra apenas os softwares de que precisa. Você sabe exatamente quantas licenças tem para cada título de software e, assim, em vez de comprar mais pode reimplantar softwares de departamento a departamento. O SAM incentiva um processo de compras centralizado para que você possa tirar proveito de descontos em licenças de volume sempre que possível. Fique tranquilo Você sempre sabe que softwares e licenças possui e pode assegurar o uso de softwares genuínos. Com uma Política de Uso de Software do SAM você pode reduzir os downloads de softwares não aprovados e vírus potenciais que podem infectar toda a sua rede. Ao rastrear todos os seus ativos de software, você terá informações detalhadas para bons planos de backup e recuperação caso a necessidade surja. Ajude a manter seus dados seguros O SAM ajuda você a proteger seus dados e a assegurar que tenha um plano adequado de recuperação de desastres... só para garantir. Melhore o desempenho da empresa Saber quais softwares você possui, o motivo para tê-los e onde estão permite a você tomar decisões estratégicas, táticas e operacionais mais bem informadas. Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

4 Benefícios do SAM (continuação)
Otimize a Implantação Reduza Custos de Suporte Aumente a Produtividade dos Funcionários Aumente a Satisfação dos Funcionários Otimize a implantação Com o SAM, necessidades de software da empresa como atualizações e alterações podem ser identificadas automaticamente, poupando tempo considerável e reduzindo inconvenientes para o departamento de Ti e os funcionários que utilizam os softwares. Reduza custos de suporte Sistemas de backup e recuperação são mais fáceis de manter quando fica claro onde vai cada software. Além disso, padronizar estações de trabalho onde possível pode reduzir drasticamente os custos de suporte. Aumente a produtividade dos funcionários Padronizar versões de software, reduz problemas de compartilhamento de arquivos e facilita as comunicações. Os usuários podem trabalhar juntos diretamente, o que pode levar a maior produtividade — e funcionários produtivos são funcionários felizes. Aumente a satisfação dos funcionários Informações fornecidas pelo SAM podem ajudar gerentes e funcionários a justificar mais facilmente as compras dos softwares de que precisam para fazer o trabalho, o que pode melhorar a produtividade, garantir que prazos sejam cumpridos e aumentar a satisfação geral no trabalho. Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

5 Como se implementa um plano de SAM?
Os passos principais são quatro... Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

6 Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?
Passos do SAM Realizar um inventário inicial dos softwares Relacionar softwares instalados com as licenças possuídas Revisar políticas e procedimentos Desenvolver um Plano de SAM Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

7 1. Inventário Inicial de Softwares
Descubra exatamente que softwares você tem instalados conduzindo um inventário. Rede – ferramentas de inventário de softwares Autônomos - inventário manual Se todos os seus dispositivos (estações de trabalho, servidores e outros dispositivos) estiverem em uma ou mais redes, você pode tirar proveito das várias ferramentas de inventário de softwares disponíveis no mercado. Essas ferramentas podem examinar sua rede e relatar informações detalhadas como que softwares e que versões estão instalados em qual dispositivo. Se os seus dispositivos não estiverem em uma rede, um inventário manual deverá ser feito examinando fisicamente cada máquina. Em alguns casos, você ainda pode usar uma ferramenta de inventário de softwares, mas pode precisar combinar manualmente as informações em um relatório. Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

8 Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?
2. Relacionar Licenças Uma vez que tenha um inventário, você precisará relacionar as licenças com os softwares. Tipos de licenças Software de OEM (pré-instalado) Software FPP (produto de varejo) Programas de Licenciamento por Volume Microsoft Uma vez que tenha um inventário, você precisará relacionar as licenças com os softwares. Softwares de Fabricante de Equipamento Original (OEM) são aqueles pré-instalados que você recebe em seu computador, servidor ou outro dispositivo quando o adquire. Nessa ocasião você também recebe mídia, um Certificado de Autenticidade (COA), manuais e o Contrato de Licença de Usuário Final (EULA). Em versões mais recentes de software, o EULA e o manual podem estar eletronicamente incorporados no próprio software, Produto Completo (FPP) é tipicamente encontrado em uma loja de varejo vendido em um pacote embalado. Softwares de varejo são vendidos em unidades únicas e geralmente incluem mídia, um Certificado de Autenticidade e uma cópia física de seu EULA e mídia. Em versões mais recentes de software, o EULA e o manual podem estar eletronicamente incorporados no próprio software, Programas de licença de volume dão às empresas a oportunidade de receber descontos por volume quando se adquirem um mínimo de cinco licenças. Softwares obtidos através de um programa de licença de volume tipicamente não vêm com manuais, cópias impressas e mídia. As licenças são tipicamente em cópias eletrônicas ou registradas em um banco de dados online onde você pode acessar suas informações. A Microsoft criou vários recursos online que ajudam você a reconhecer quais licenças pode ter adquirido. Para mais informações, visite https://eopen.microsoft.com (Open License) ou https://www.licensing.microsoft.com (Microsoft Volume Licensing Services). Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

9 Revise Políticas e Procedimentos
Centralize seu processo de aquisição Políticas pós-uso de software Estabeleça um processo de check-in de softwares Crie um plano de recuperação de desastres para software Dependendo da complexidade e do tempo tomado para inventariar seu software e relacionar as licenças, você pode querer revisar e, possivelmente, implementar algumas políticas e procedimentos para facilitar um pouco o gerenciamento de ativos de software. Processo de Aquisição de Software Em primeiro lugar, se diferentes departamentos ou indivíduos tiverem comprado licenças de software isoladamente, você pode estar perdendo descontos por volume. Esse tipo de aquisição também dificulta o rastreamento de exatamente quais licenças de software você possui. Um procedimento de aquisições centralizado pode ajudar muito a poupar tempo e dinheiro. Políticas de Uso de Software Em segundo lugar, em seu inventário de software você pode perceber que vários programas de software foram instalados sem o seu conhecimento. Como mencionado anteriormente, isso pode aumentar sua exposição a vírus e problemas de incompatibilidade e também levar a licenciamento insuficiente. Políticas de uso de software podem impedir a instalação não autorizada de softwares e criar um método para um processo de aprovação de instalação de modo que você possa rastrear seus softwares e licenças o tempo todo. Check-In Para manter seu inventário de softwares atualizado, desenvolva uma série de passos que os funcionários devem seguir quando um novo software chegar. Esses passos devem cobrir: Guardar a documentação original, inclusive o conhecimento de embarque Guardar o pacote e a mídia originais Atualizar o relatório ou o banco de dados do inventário de softwares Plano de Recuperação de Desastres Certifique-se de que o plano de recuperação de desastres de sua empresa tenha uma seção sobre recuperação de softwares em uma catástrofe imprevista. Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

10 Desenvolva um Plano de SAM
Analise as necessidades de software Forneça treinamento em softwares Reduza custos de suporte Mantenha os softwares em segurança Crie um mapa de softwares Programe inventários regulares Crie uma linha de base antes de avançar com um Plano de SAM: Padronizando títulos de software para que todos os funcionários tenham as mesmas versões Centralizando a compra de softwares para mantê-la sob controle e organizada Retirando estações de trabalho e softwares obsoletos Criando um banco de dados de inventário de softwares ou uma planilha para rastrear as licenças de software Depois revise as informações e dicas a seguir para que sua empresa possa obter o benefício máximo de seus esforços de SAM. Analise as Necessidades de Software É importante determinar de quais títulos de software sua empresa precisa para fins de negócios. Trabalhe com funcionários importantes em cada departamento para esclarecer de quais softwares eles realmente precisam para realizar seu trabalho. Treinamento em Software Se sua empresa tiver recursos disponíveis, você pode desejar organizar treinamento para títulos de software específicos. Treinamento adequado assegurará que os funcionários tirem o máximo de seu novo software e pode ajudar a evitar chamadas de suporte devidas a uso inadequado ou confusão na utilização do software. Reduza Custos de Suporte Limite o número de aplicativos e dispositivos que sua equipe de suporte deve atender padronizando aplicativos e sistemas sempre que possível. Mantenha os Softwares em Segurança É importante certificar-se de que toda a documentação de licenciamento e pelo menos uma cópia de cada título e versão de software fiquem protegidos. Um número limitado de funcionários deve ter acesso ao software para ajudar a protegê-lo contra possível má utilização ou roubo. Crie um "Mapa" de Softwares e Hardware Saber qual software está instalado em quais máquinas e onde estas estão localizadas em toda a sua organização pode ser muito útil, especialmente para a sua equipe de suporte. Essa informação pode ser incluída em um banco de dados de inventário de softwares, criado em uma planilha separada ou mapeada em um diagrama do Visio que mostre a localização de cada máquina, o usuário desta e os softwares instalados nela. Programação de Inventário Determine com que frequência realizará inventários de softwares regulares para manter suas informações atualizadas. A programação será determinada pelo tamanho de sua empresa, seus hábitos de compra e taxa de crescimento. Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

11 Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?
Para mais informações sobre o SAM, visite Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?


Carregar ppt "Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google