A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
Sistema Cardiovascular Prof. Guilherme Garcez Cunha

2 Sistema circulatório Responsável pela circulação de sangue e pelo transporte de linfa pelo corpo. supre os tecidos com O2; Distribui as substâncias absorvidas no trato gastrointestinal para todos os tecidos e órgãos do corpo; Conduz o CO2 dos tecidos aos pulmões; Transporta os produtos finais do metabolismo até o fígado, onde são detoxificados e levados até os rins, para excreção; Mantêm a temperatura do corpo constante dentro dos níveis considerados ótimos para a atividade das enzimas intracelulares; Distribui os hormônios e outros agentes que regulam as funções celulares; Conduz e distribui anticorpos e outras células de defesa;

3 TIPOS DE SISTEMAS CIRCULATÓRIOS
ABERTO: está presente nos invertebrados (Moluscos e Artrópodes). Esse tipo de sistema circulatório consta de um grande vaso dorsal mostrando diversos estrangulamentos (lacunas) que se apresentam como dilatações contrácteis. Nesse tipo de circulação, o sangue é conduzido pelas dilatações contrácteis até a parte anterior do animal de onde é derramado entrando em contato direto com as células, pois nesses animais não existem vasos sanguíneos. Este sangue, após as trocas metabólicas com as células, é coletado na parte posterior do organismo pelo mesmo grande vaso dorsal reiniciando o ciclo. FECHADO: está presente desde anelídeos até vertebrados, sendo melhor desenvolvido nesses últimos. Caracteriza-se por uma circulação que ocorre no interior de vasos definidos com pressão arterial relativamente alta e constante nos vertebrados superiores. Isso ocorre graças à poderosa contração elástica dos ventrículos e aurículas presentes no coração que é bem definido nesses animais superiores. Os vasos sanguíneos, nos vertebrados superiores, responsáveis por essa distribuição são denominados: artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias (fig.2).

4 Sist. circulatório Coração:
Órgão propulsor constituído por duas bombas acopladas e sincronizadas. Formação: Epicárdio: Revestido por um epitélio simples pavimentoso. Miocárdio: Constituído por um mús. estriado cardíaco; Endocárpio: Camada fina, semelhante ao epicárdio;

5

6 Impulso cardíaco Constituído por células mus. Cardíacas especializadas, que geram estímulos elétricos rítmicos e os transmitem para o restante do coração. Nódulo Sinoatrial Nódulo Atrioventricular Feixe de His Cél. Purkinje

7 Vasos sanguíneos As artérias distribuem o sangue do coração para o corpo. CAMADAS: Túnica íntima (fina): Cél. pavimentosas, sustentadas por tec. Conjuntivo frouxo Túnica média (depende do calibre dos vasos): fibras elásticas, musculares lisas e colágeno. Túnica externa ou adventícia: fibrosa (elásticas e colágenas)

8 Vasos sanguíneos Regulação do calibre das artérias:
Artérias elásticas: Próximas ao coração e formadas principalmente por células elásticas; Artérias musculares: Distantes do coração e formadas por células musculares lisas e fibras reticulares;

9 Vasos sanguíneos As veias, de modo geral, não apresentam lâminas elásticas internas definidas. Nas veias de médio e pequeno calibre, uma característica importante é a presença de válvulas venosas.

10 Vasos sanguíneos Vasos grandes (artérias/veias) normalmente possuem vasa vasorum (vasos dos vasos) que são arteríolas, capilares e vênulas que se ramificam na adventícia e na porção externa da média. Com a finalidade de nutrição e oxigenação das camadas mais externas.

11 Vasos sanguíneos A espessura das túnicas
De modo geral as artérias têm a túnica média mais espessa que a túnica adventícia. De modo geral as veias têm a túnica adventícia mais espessa que a túnica média. Outros critérios que auxiliam a diferenciação: As artérias têm uma lâmina elástica interna durante quase todo o seu trajeto, o que não existe nas veias.

12 Vasos sanguíneos Capilares são compostos por uma única camada de células endoteliais (cél. pavimentosas) que se enrolam em forma de tubo. Responsáveis pelas principais trocas entre os tecidos e o sangue. Contínuo: parede contínua. Causando uma certa impermeabilidade em alguns órgãos. (Testículos e cérebro) Fenestrado: descontinuidade na parede e possuem poros. (rim, G. endócrinas) Sinusóide: descontinuidade na parede e rica em poros. (fígado)

13 Anastomose artério-venosa;
A microcirculação Presença de pericitos; (são células presentes na parede vascular, embebidas na membrana basal, onde entram em contato focal com o endotélio vascular) Anastomose artério-venosa; Sistema Porta - Quando uma veia da origem a uma nova rede de capilares venosos, que em seguida se associam para desembocar em uma veia de maior calibre.

14

15 Vasos linfáticos A linfa não circula, limitando-se a coletar o líquido existente no espaço extracelular dos tecidos, devolvendo-o ao sangue. Os vasos linfáticos vão aumentado gradativamente de calibre e levam o seu conteúdo para as veias próximas ao coração. Os vasos de maior calibre são interrompidos por estruturas chamadas linfonodos, responsáveis por reter subst. nocivas, incluindo microrganismos e cél. cancerosas.

16 Hematopoiese A geração das células do sangue. *No embrião: Saco vitelino; Fígado; Medula óssea

17 As células do sangue Mantem-se em movimento regular e unidirecional.
O volume total de sangue de uma pessoa normal é de 7% do peso corporal ou 5 L (70kg). Composto: Glóbulos sanguíneos: Eritrócitos ou hemácias; Plaquetas; Leucócitos ou Glóbulos brancos; Plasma;

18 Neutrófilos: São os mais numerosos, cerca de 55 a 65% do total de leucócitos. As células mais jovens são conhecidas por “neutrófilos em bastonete”, devido ao núcleo não segmentado em forma de bastonete. Já os neutrólios mais velhos possuem o núcleo segmentado em lóbulos. São a primeira linha de defesa do organismo, já que são atraídos pela quimiotaxia até os microorganismos patogênicos, destruindo-os. Eosinófilos: Com núcleo bilobado e com o citoplasma preenchido por muitos grânulos róseos. Móveis e fagocitários, atuam nos organismos envolvidos por reações alérgicas. Os eosinófilos liberam a hidrocortizona, um hormônio que diminui essas reações alérgicas e a quantidade de eosinófilos no sangue. Basófilos: Normalmente em pequeno número, cerca de 0,5% do total de leucócitos, possuem um núcleo irregular. Os basófilos são móveis e fagocitários, possuem uma função desconhecida, que acredita-se ser a liberação da heparina no sangue, uma espécie de anticoagulante. Isso supostamente estaria ligado a processos alérgicos e inflamatórios

19

20 PROPORÇÕES Monócitos Linfócitos Basófilos Eosinófilos Neutrófilos: 100
90 80 70 60 50 40 30 20 10 00 Monócitos 300 por mm3 de sangue 5 a 8 % Linfócitos 2.500 por mm3 de sangue 20 a 30 % 0,5 % Basófilos 40 por mm3 de sangue 1 a 4 % Eosinófilos 200 por mm3 de sangue Neutrófilos: 4.400 por mm3 de sangue 60 a 70 % Conforme as necessidades do organismo o número e proporção destas células pode ser consideravelmente alterado

21 GLÓBULOS VERMELHOS Os glóbulos vermelhos dos mamíferos são células anucleadas. Têm a forma de um disco bicôncavo. A forma bicôncava favorece a troca de gases pois aumenta a superfície do glóbulo.

22 Sistema Linfático Prof. Guilherme Garcez Cunha

23 Caracterização... O sistema imunitário se diferencia em mecanismos inespecíficos de defesa realizados por dois fatores básicos: a especificidade e a memória imunológica. Discernimento entre substâncias próprias de subst. não próprias – “Imunocompetência”.

24 Ambos relacionados ao potencial do sistema de reconhecer e combater partículas, estimulando uma resposta imune contra elementos: Partículas, substâncias ou micro-organismos estranhos ao corpo humano (antígenos); Os anticorpos são proteínas (imunoglobulinas), em resposta à presença de um antígeno. Constituído por células: Apresentadoras de antígenos; Linfócitos; Plasmócitos;

25 Tipos de células Linfócitos: Linfócitos T (células T)
Linfócitos B (células B) Células natural killer (cel. NK) Células apresentadoras de antígenos (APCs) são uma população heterogênea de leucócitos que têm papel importante na imunidade inata e também age como um conector para o sistema imune adaptativo ao participar na ativação de células T auxiliares (células Th).   Plasmócitos: após exposição ao antígeno, células B diferenciam em Plasmócitos cuja função primária é a produção de anticorpos.

26

27

28 células As cel. apresentadoras de antígenos e os linfócitos são capazes de iniciar processos imunes em resposta à presença de sub. não próprias (antígenos). Citocinas: Proteínas que podem ser percebidas como sinal ou para informar outras células da interação antigênica presente. Desencadeiam a formação de proteínas específicas (anticorpos).

29 IMUNIDADE INATA - Entre as barreiras mecânicas anatômicas estão a pele e camadas epiteliais internas, o movimento dos intestinos e a oscilação dos cílios bronco- pulmonares. Associados a essas superfícies protetoras estão agentes químicos e biológicos. Fatores mecânicos: As superfícies epiteliais formam uma barreira física que é muito impermeável à maioria dos agentes infecciosos.  Fatores químicos: Os ácidos graxos no suor inibem o crescimento de bactéria. Lisozima e fosfolipase encontrados na lágrima, saliva e secreção nasal podem destruir a parede celular da bactéria e desestabilizar as membranas bacterianas. Fatores biológicos: A microbiota normal da pele e no trato gastrointestinal pode prevenir a colonização de bactéria patogênica pela secreção de substâncias tóxicas ou pela competição com bactéria patogênica por nutrientes ou pela ligação à superfície da célula.

30 IMUNIDADE ADAPTATIVA; é capaz de proteger um organismo contra doses de toxinas que seriam letais a um organismo não imune. A imunidade adquirida depende de dois mecanismos intimamente relacionados entre si:  Produção de proteínas chamadas anticorpos, que tem a capacidade de atacar e neutralizar o agente invasor. Esta forma de imunidade é conhecida como IMUNIDADE HUMORAL; Sensibilização de determinados tipos de linfócitos, contra um agente específico. Estes linfócitos tornam-se capazes de se fixar ao agente estranho e destruí-lo. Esta forma de imunidade é conhecida como IMUNIDADE CELULAR;

31

32

33 Sistema linfático: constituintes
Medula óssea vermelha Produz linfócitos B e T. Timo Promove a maturação dos linfócitos T; Células T imaturas migram da medula óssea vermelha; Apenas 2% completam o amadurecimento. As demais, apoptose. As células T maduras vão para os linfonodos, baço entre outros por via sanguínea. T I M O

34 Sistema linfático: constituintes
Linfonodos (nódulos linfáticos) Intercalados ao longo dos vasos linfáticos Massas de linfócitos B e T circundadas por uma cápsula Função: Filtrar a linfa, capturando substâncias estranhas e destruindo-as; Localização: Axilas, virilha, pescoço, tórax e abdômen OBS: ínguas - nódulo doloroso reação aos microrganismos invasores

35

36

37 Bons estudos E Obrigado...


Carregar ppt "Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google