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Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.

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1 Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”. American Marketing Association

2 Histórico do Marketing
O Marketing surgiu: Nos EUA depois da 2ª Guerra Mundial, quando este país passou a deter o poder econômico e político do mundo. No Brasil foi na década de 50. . Fatores que influenciaram a chegada do Marketing: - Desenvolvimento do processo industrial brasileiro - Criação do curso de Administração de Empresas da FGV - Expansão do sistema de comunicação da mídia falada e escrita e das agências de propaganda.

3 A essência do Marketing
É o desenvolvimento de trocas em que a organização e clientes participam voluntariamente de transações destinadas a trazer benefícios para ambos.

4 Clientes que participam de trocas comerciais
São dois tipos: . Compradores organizacionais – compram bens e serviços para empresas, órgãos governamentais, etc. Estes compram produtos para o funcionamento de suas próprias empresas ou para vender a outras organizações ou consumidores. . Consumidores – compram bens e serviços para o seu próprio uso ou para presentear outras pessoas. Incluem indivíduos e famílias que fazem compras para satisfazer suas necessidades e desejos, resolver problemas ou melhorar sua vida.

5 Marketing Existe o Marketing para empresas que visam o lucro que é o mais desenvolvido. E também existe o marketing para empresas não lucrativas, por exemplo: doação de sangue, votos para candidatos políticos.

6 Tipos de Marketing Produto – destinado a criar trocas para produtos tangíveis. Ex.: estratégias para vender computadores Itautec Serviço – destinado a criar trocas para produtos intangíveis. Ex.: estratégias para alugar carros para viajantes. Pessoa – destinado a criar ações favoráveis em relação as pessoas. Ex.: estratégias para obter votos para Wagner. Marketing político.

7 Tipos de Marketing Lugar – marketing destinado a atrair pessoas para os lugares. Ex.: estratégias para levar pessoas para passar férias no Rio de janeiro. Marketing turístico. Causa – marketing destinado a criar apoio para idéias e questões ou a levar as pessoas a mudar os comportamentos socialmente indesejáveis. Ex.: estratégias para aumentar o número de doadores de sangue ou coibir o uso de drogas ilícitas . Marketing social.

8 Tipos de Marketing Organização – marketing destinado a atrair doadores, membros, participantes ou voluntários. Ex.: estratégias para aumentar o número de associados do fã-clube de Roberto Carlos.

9 Vendas e Propaganda São partes do composto de marketing ou mix de marketing – um conjunto de ferramentas que trabalham juntas para atingir o mercado .

10 Conceitos principais de Marketing
Necessidades humanas é um estado de carência de alguma coisa. Desejos são necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais. Demandas são desejos por produtos específicos.

11 Produto É algo que pode ser oferecido para satisfazer uma necessidade ou desejo. Pode ser: Bem físico (produto tangível), serviço (produto intangível) ou uma idéia. O importante é se concentrar mais nos benefícios do que no produto físico.

12 Valor para o cliente É a diferença entre os valores que ele ganha comprando e usando um produto e os custos pagos para obter esse produto.


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