A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projetos Globais pela Internet Susan Silverman Professora da 1a Série Clinton Avenue Elementary School Port Jefferson Station, NY Bem-vindos e obrigada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projetos Globais pela Internet Susan Silverman Professora da 1a Série Clinton Avenue Elementary School Port Jefferson Station, NY Bem-vindos e obrigada."— Transcrição da apresentação:

1 Projetos Globais pela Internet Susan Silverman Professora da 1a Série Clinton Avenue Elementary School Port Jefferson Station, NY Bem-vindos e obrigada pela presença. Chamo-me Susan Silverman, e estou encantada em ter a oportunidade de contar-lhes sobre alguns dos Projetos Globais pela Internet que desenvolvi com meus alunos da 1a Série na Escola Elementar Clinton Avenue em Port Jefferson Station, Estado de Nova Iorque. Os Projetos Globais pela Internet oferecem excelentes oportunidades de aprendizagem para estudantes de todas as idades. Através desses projetos, pude expandir os horizontes de minha sala de aula além das suas quatro paredes, e entrar na comunidade educacional mundial. Neste seminário especial on-line da Microsoft® vou fornecer sugestões passo a passo de como você e seus alunos podem participar em um Projeto Global pela Internet ou mesmo lançar um projeto próprio. E apesar dos projetos que estarei discutindo terem sido projetados para alunos da 1a série, podem ser facilmente modificados por professores de qualquer nível e para qualquer tópico. Assim que, juntem-se a mim. Acredito que vocês encontrarão, assim como meus estudantes e eu, que é muito estimulante trabalhar em um projeto junto com pessoas de todo o país ou mesmo de todo o mundo. As paredes da sala de aula são derrubadas, e a comunidade da escola transforma-se realmente numa comunidade global, onde as crianças e os professores aprendem uns dos outros.

2 Visão Geral O que é um projeto global colaborativo pela Internet
Exemplo de um Projeto Global Colaborativo pela Internet Diferentes modalidades de Projetos Globais pela Internet Como organizar seu próprio Projeto Global Colaborativo pela Internet Microsoft® Office 2000 e um Projeto Global pela Internet Projetos Globais pela Internet e NETS Começarei esta apresentação com uma visão geral do que é exatamente um Projeto Global pela Internet. Depois, farei a descrição de um projeto específico que hospedei chamado Patrulha Coruja e falarei dos diversos tipos de Projetos Globais pela Internet. Também fornecerei algumas dicas de como organizar e hospedar um projeto pessoal colaborativo através da Internet. Finalmente, falarei sobre algumas das recompensas de lançar esse tipo de projeto. E explicarei como o Microsoft® Office 2000 pode ajudar ambos o professor e os alunos a otimizar um Projeto Global pela Internet. Também mostrarei que tais projetos enquadram-se nos padrões e grade curricular do Conselho de Educação para o ensino de Tecnologia.

3 Projetos Globais pela Internet
Crie experiências de aprendizagem interativas Dê chance às crianças de interagirem usando tecnologia Faça com que as salas de aula em todo o país ou no mundo fiquem interligadas Um Projeto Global pela Internet pode ser melhor descrito como uma forma para que os estudantes e professores em todo país (ou ao redor do mundo) façam parte de uma experiência educativa interativa. Mais especificamente, provê uma oportunidade para as crianças interagirem através da tecnologia para alcançar objetivos de aprendizagem pré-determinados. Estes projetos fazem possível que estudantes de diferentes nacionalidades ou de regiões diferentes do país compartam idéias e experiências e colaborem em projetos comuns. Um dos muitos Projetos Globais que coordenei foi chamado Patrulha Coruja (Owl Prowl). Além de minha turma da 1a série, 28 outras turmas de Kihei no Hawaii a Temple, no Estado de New Hampshire, também participaram do mesmo.

4 Patrulha Coruja: Objetivos
Desenvolver habilidades de pesquisa em crianças pequenas Mostrar trabalho estudantil na Internet Aprender fatos sobre as corujas Melhorar habilidades de leitura e redação Reconhecer a importância das corujas em nosso mundo Aprender sobre diferentes tipos de corujas através de visitas às páginas dos participantes Participar em projeto colaborativo on-line Ao desenvolver o projeto Patrulha Coruja, tinha sete objetivos em mente. Primeiro, queria ajudar meus alunos a desenvolverem aptidão para a pesquisa. Depois, queria poder mostrar o trabalho deles na Rede Mundial. Um terceiro objetivo era ajudá-los a conhecer alguns fatos fascinantes sobre as corujas. Ao mesmo tempo, queria que eles melhorassem suas habilidades de leitura e redação. Um quinto objetivo era ajudar as crianças a gostarem das corujas e tivessem uma idéia da importância das mesmas em nosso mundo. Também queríamos aprender sobre os diferentes tipos de coruja, visitando as páginas dos participantes. Finalmente, queria que minha turma fosse capaz de participar em um projeto colaborativo on-line.

5 Projeto Patrulha Coruja
Fazer com que cada turma pesquise uma coruja diferente Escrever relatórios, poesias ou histórias sobre a coruja; fazer ilustrações Apresentar projetos ao coordenador para incluir em página Web (Ver: Cada turma que participou do projeto seguia três etapas muito fáceis. Primeiro, a turma pesquisava uma determinada coruja em seu habitat. Depois, eles escreviam relatórios, poesias ou estórias sobre estas corujas. Também desenhavam suas corujas. Finalmente, as diferentes turmas em todo o país que estavam fazendo o projeto sobre as corujas, me mandavam seus projetos (incluindo as histórias e ilustrações) e eu criei uma página especial para a “Patrulha Coruja” na Internet para todos ver e desfrutar. Poder-se-á ver este projeto no endereço: Este site também inclui alguns jogos, questionários, planilhas e atividades relacionadas ao projeto que vocês podem imprimir.

6 Grade Curricular Estadual
Matemáticas, Ciência, e Tecnologia   Padrão 2: Sistemas de Informática  Inglês, Linguagem   Padrão 1: Linguagem para Informação e Compreensão   Padrão 2: Linguagem para Interpretação de Texto e Expressão   Padrão 3: Estudantes ouvirão, falarão, lerão e escreverão para análise crítica e avaliação   Padrão 4: Linguagem para Interação Social Além do divertido que foi participar nesse projeto, ele se enquadrou dentro dos padrões específicos de ensino do Estado de Nova Iorque. Por exemplo, em relação à Matemática, Ciência e Tecnologia, o mesmo teve como base o Padrão 2: Sistemas de Informática, que declara que os estudantes deverão acessar, gerar, processar e transferir informação usando tecnologias adequadas. Para Inglês/Linguagem, o projeto Patrulha Coruja e outros projetos colaborativos que coordenei, estavam baseados nos Padrões 1 a 4. O Padrão 1 refere-se à Linguagem como forma de Informação e Compreensão. Declara que como oradores e escritores, os estudantes usarão a linguagem oral e escrita para adquirir, interpretar, aplicar e transmitir informação. O Padrão 2 – Linguagem para Interpretação de Texto e Expressão, declara que os estudantes usarão as convenções aceitas para o idioma Inglês como forma de expressão pessoal e criação artística. O Padrão 3 afirma que os estudantes escutarão, falarão, lerão e escreverão como forma de análise crítica e avaliação. E o Padrão 4 – Linguagem para Interação Social – afirma que os estudantes ouvirão, falarão, lerão e escreverão como forma de interação social. Todos estes objetivos são cobertos pelo projeto Patrulha Coruja.

7 Educação Nacional Padrões Tecnológicos
Padrões Área 1: Operações e Conceitos Básicos Padrões Área 2: Ferramentas de Produtividade Padrões Área 3: Comunicações Padrões Área 4: Ferramentas Tecnológicas de Pesquisa Padrões Área 5: Soluções de Problemas Tecnológicos e Tomada de Decisões Além da oportunidade que as crianças tem de compartilhar sua pesquisa e idéias com crianças em todo o país, também acredito que um Projeto Global pela Internet é uma excelente forma de cumprir com as exigências do Ministério de Educação em Padrões Tecnológicos. A Sociedade Internacional para a Tecnologia na Educação (ISTE) tem feito um excelente trabalho na formulação dos Padrões Educativos Nacionais para Tecnologia (NETS). Como educadores, estamos nos enfrentando com múltiplos desafios, tais como (a) fornecer a nossos alunos um ambiente escolar que seja motivador e desafiante, (b) cumprir as exigências educacionais federais e estaduais, (c) assegurar que nosso enfoque educativo permita com que todos os estudantes, indiferentemente de sua capacidade ou grau de interesse, possam prosperar e serem bem-sucedidos. Os projetos colaborativos on-line têm se transformado em instrumentos chave para que os educadores possam responder a esses desafios. O Projeto Patrulha Coruja, por exemplo, cumpriu com uma variedade de normas educacionais para a pré-escola até a primeira série, incluindo Operações e Conceitos Básicos, Ferramentas de Produtividade, Comunicações, Ferramentas Tecnológicas de Pesquisa, e Solução de Problemas Tecnológicos e Tomada de Decisões.

8 Sugestão de Atividades para o Inverno no País das Maravilhas
Criar um novo desenlace para a estória Entrevistar personagens do livro Reescrever a estória como peça teatral Escrever uma poesia sobre um dos personagens Criar um diorama Fazer um mural de grupo da história Criar um Diagrama de Venn Fotografar um espetáculo de fantoches O Projeto Patrulha Coruja é somente um exemplo de um Projeto Colaborativo de Pesquisa. Mas há outros exemplos de Projetos Globais, tais como Projetos de Intercâmbio Social e Projetos Temáticos para Exibição. Um projeto temático que desenvolvi chamava-se Inverno no País das Maravilhas. Fornecemos a cada turma participante um livro que falasse do inverno. Depois providenciei uma lista de sugestões de atividades, tais como criar um novo final para a história, entrevistar algum de seus personagens, fazer um mural da história e fotografá-lo. Os estudantes depois entregavam seu trabalho que era depois postado e compartilhado em nossa página Web.

9 Fontes para Projetos Globais pela Internet
Revista Eletrônica da Escola Elementar Centro de Projetos do Houghton Mifflin Center Rede Global de Escolas - HILITES Se os projetos globais pela Internet parecem divertidos, é porque são mesmo. Mas lembre-se que há uma grande diversidade de projetos que podem ser escolhidos e optar por um deles pode ser trabalhoso. É importante começar em pequena escala. Em segundo lugar, é necessário encontrar um projeto que tenha significado para você e sua turma. Existem muitas fontes de informação para projetos. A Revista Eletrônica Elementar (Electronic Elementary Magazine) é uma delas, porque é fácil de ler e navegar além de ser dirigida ao Primeiro Grau Menor. Outra página interessante é o Centro de Projetos de Houghton Mifflin, que fornece uma lista de projetos colaborativos por área. E para uma página mais intensiva, recomendo a Rede Escolar Global (Global School Net–HILITES). Esta página contém tudo que você precisa, inclusive projetos para todos os níveis de escolaridade e um arquivo de idéias sobre a criação de projetos. Você pode também registrar-se em sua lista de endereços e receber s habitualmente com novidades sobre projetos.

10 Hospedando um Projeto Colaborativo
Escolha um assunto que lhe seja familiar e seja atrativo para você e seus estudantes Escolha um assunto que seja suficientemente amplo para abarcar várias áreas da grade curricular Certifique-se de ter objetivos bem definidos Esteja disponível para responder perguntas Fixe um prazo realista Não estenda suas habilidades técnicas além do normal O que acontece se você quer organizar um Projeto Global pela Internet próprio? Isso é ótimo, mas tenha em mente que isso consome uma enorme quantidade de tempo. Por isso, aqui dou algumas dicas de como começar. Em primeiro lugar, escolha um tópico com o qual você esteja familiarizado, um que agrade seus alunos e esteja de acordo com a faixa etária, e seja suficientemente amplo para cobrir diversas áreas da grade curricular. Certifique-se de ter objetivos bem definidos, um prazo, e que você esteja disponível on-line para responder perguntas dos outros professores. Dê aos participantes tempo suficiente para organizar seus projetos e mantenha-se conectado com eles. Não aceite mais participantes do que você considere possível de lidar, e não tente usar habilidades técnicas que não tenha. Aceite sugestões e aproveite os comentários recebidos em seu próximo projeto. Porém, o mais importante de tudo é tentar e divertir-se!!

11 Problemas Potenciais Abandonos Material atrasado Conversão de arquivos
Arquivos muito grandes Prepare-se para alguns dos problemas que pode encontrar ao lançar e coordenar um projeto colaborativo pela Internet. Afinal, apesar do melhor planejamento possível, sem dúvidas encontrar-se-ão algumas pedras ao longo do caminho! Às vezes alguns participantes abandonam o projeto ou entregam o material depois do prazo. Também existem os problemas de conversão de arquivos. Eu tinha um PC e tive que comprar um software para converter arquivos MAC. Finalmente, algumas pessoas enviam arquivos muito grandes que demoram demais para serem descarregados. Você deve estar preparado para todas estas ocorrências inesperadas.

12 Microsoft Office 2000 Escrevendo histórias e poesias com o Word
Analisando dados com o Excel Criando apresentações com o PowerPoint® Organizar dados com o Access Desenvolvendo páginas Web com o FrontPage® Usamos o Microsoft Office 2000 em praticamente tudo que fazemos durante um projeto --- desde usarmos o Word para preparar o plano original do programa até utilizar o PowerPoint para desenvolver uma apresentação para mostrar aos pais depois que o projeto foi completado. Também uso o Front Page para criar nossa página na Web. E na reunião de pais, mostro uma apresentação em PowerPoint para apresentar as matérias que serão estudadas durante o ano letivo. Depois coloco a apresentação on-line para aqueles pais que não puderam comparecer à reunião. Diferentes projetos são otimizados usando diferentes aplicativos encontrados no Microsoft Office Por exemplo, alguns projetos são orientados para a Matemática, onde os estudantes estão coletando dados e comparando resultados. Um exemplo disso é um projeto que meus alunos e eu temos participado nos últimos dois anos. Chama-se “A Grande Experiência com Chocolate”. Neste projeto, os estudantes coletam dados sobre a freqüência ou não das seis diferentes cores num pacote grande de M&M, fazem gráficos e escrevem histórias “achocolatadas”. O Word, Excel e PowerPoint da Microsoft são todos usados particularmente bem neste projeto, incluindo o uso das planilhas do Excel para ajudar os estudantes a analisar seus dados em percentuais para cada cor. Poderão conhecer mais sobre esse projeto no endereço:

13 Benefícios Oportunidade para as famílias verem o trabalho criativo de suas crianças on-line Oportunidade para as crianças compartilharem seu trabalho criativo com outros estudantes ao redor do mundo Projetos servem como ótimos recursos para as lições Grande satisfação Então, o que é a melhor coisa de um Projeto Global pela Internet? As recompensas que vêm de diversas formas. Por exemplo, as famílias de meus alunos têm a oportunidade de ver on-line o trabalho criativo de suas crianças, e compará-lo com trabalhos de outras crianças em todas partes do mundo. Adicionalmente, outros professores consideram estes projetos recursos soberbos para suas aulas. Como um professor disse sobre o Projeto Patrulha Coruja: “Este foi um projeto multidisciplinário empolgante para meus alunos! Aumentou a aptidão deles em pesquisa e pensamento crítico à medida que aprendiam sobre este pássaro único. Compartilhar seu trabalho com outros foi definitivamente um fator de motivação para alcançar precisão nos seus próprios escritos”. E isso é verdade. As crianças parecem se esforçar mais para atingir excelência, quando sabem que o mundo inteiro poderá visitar a sua página Web e ver seu trabalho. Entretanto, acho que o melhor prêmio é olhar para trás e olhar um projeto como o Patrulha Coruja e ver as contribuições contidas nele vindas de todas as partes do mundo. Isto é realmente indescritível!

14 ©2000 Microsoft Corp. Todos os direitos reservados
©2000 Microsoft Corp. Todos os direitos reservados. Microsoft, FrontPage e PowerPoint são marcas registradas da Microsoft Corp. nos Estados Unidos e/ou outros países. Outros produtos e nomes de empresas aqui mencionados podem ser as marcas registradas de seus respectivos proprietários.


Carregar ppt "Projetos Globais pela Internet Susan Silverman Professora da 1a Série Clinton Avenue Elementary School Port Jefferson Station, NY Bem-vindos e obrigada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google