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Danilo Bordini Especialista de Infraestrutura Cenários Práticos de Utilização de MOF (Microsoft Operations Framework)

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Apresentação em tema: "Danilo Bordini Especialista de Infraestrutura Cenários Práticos de Utilização de MOF (Microsoft Operations Framework)"— Transcrição da apresentação:

1 Danilo Bordini Especialista de Infraestrutura Cenários Práticos de Utilização de MOF (Microsoft Operations Framework)

2 Agenda Desafios de IT / Governança Microsoft® Operations Framework (MOF) & Continuous Improvement Roadmap (CIR) Aplicação Prática em Cenários

3 Infraestrutura - Desafios Crescimento Serviço ao Cliente Gerenciamento de Dispositivos DispositivosMobilidade Servidores em várias localidades Plataformas legadas Instalação e manutenção Gerenciamento de Identidade Software updates Ataques maliciosos, vírus, spam, etc Gerenciamento de patches, VPNs, etc Acesso seguro (funcinários, parceiros e clientes

4 Custos de Infraestrutura Complexidade 1994 ClienteServidor Distribuídos SistemasDinâmicos Tecnologia da Informação – Complexidade e Custos Suporte Custo de Gerenciamento $$

5 Faça Mais com Menos

6 Tecnologia da Informação (IT) Aumentar disponibilidade e funcionalidade Diminuir custos de operação Aumentar níveis de resposta Aumentar segurança Valor de Negócio Custos Eficientes Níveis de Serviço Governança Pressões – Tecnologia da Informação

7 Como os Problemas dos CEO irão direcionar estratégias de TI (2006)* Diminuição do Crescimento Econômico Flexibilidade nos Portifólios de TI Aumento da Competição Aumentar Produtividade e Diminiur Custos (BPM,SOA) Executivos com problemas com o excesso de informações Disponibilização Ferramentas de Produtividade para Executivos Seniores TI pode encorajar o Crescimento Mudar o foco para explorar as informações TI pode inibir mudanças Ajuda em gerenciar mudanças estratégicas Fusões e Aquisições estão de volta Implementar arquiteturas de negócio modulares ROA (Retorno sobre Ativo) está ganhando espaço Avalie os investimentos de TI para ROA *Fonte: How CEO concernsat Year-End 2005 Should Drive IT Strategies Gartner Research – 09/01/2006 – Mark Raskino, Jorge Lopez, Ken McGee

8 Design IT Run IT Microsoft Operations Framework Windows Server System Reference Architecture Optimizing Functions SupportingFunctions OperatingFunctions ChangingFunctions BusinessScorecard SLA Messaging Service ERP Service Authentication Service Network Service OLA... … Portifólio de TI Gerenciado Catálogo de Serviços

9 O que é Governança de TI A especificação dos direitos decisórios e do framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na utilização da TI* Fonte: Governança de TI - Tecnologia da Informação Peter Weill, Jeanne W. Ross Editora M.Books

10 Agenda Desafios de IT Microsoft ® Operations Framework (MOF) & Continuous Improvement Roadmap como solução Aplicação Prática em Cenários

11 MOF Resolve ?

12 MSF e MOF Frameworks Necessidades do Negócio Entrega do Serviço Soluções Alterações

13 Microsoft Operations Framework Identifica e constrói melhores práticas nos produtos Microsoft habilitando o bom gerenciamento Provê guias para melhorias contínuas no gerenciamento de TI Provê guias para gerenciar e efetivamente responder às pressões com gerenciamento de serviços de TI

14 MOF e ITIL Information Technology Infrastructure Library (ITIL) Microsoft define muitos princípios de ITIL através do MOF MOF faz ITIL ser aplicável aos produtos Microsoft

15 Automação através de produtos e ferramentas Consistente e repetitivo Claramente define regras, responsabilidades e conhecimentos Processos Pessoas Tecnologia Capacidade de Serviço

16 Modelos MOF Modelo Processo Modelo Risco LearnLearn ControlControl Track AnalyzeAnalyze PlanPlan IdentifyIdentify Modelo Time OperationsOperations Partner ReleaseRelease InfrastructureInfrastructure Support Service Security

17 MOF Modelo Processos & SMFs

18 Continuous Improvement Onde você quer chegar ? Como você irá chegar ? Onde você chegou ? Onde você está agora ? Negócios IT Drivers Scorecard Progresso Métricas ITIL, CMM, CobIT, Six Sigma Governança, Maturidade, Qualidade Compatível ISO20000, ISO17799, ISO9000 Guias de Gerenciamento de Serviços Programa de melhoria De serviços Estudos de Gerenciamento de Serviços

19 Valor Negócio CIR CI Roadmap adiciona valor melhorando os serviços e performance de negócio Identificando Problemas Validando Problemas Determinado as causas raízes Priorizando soluções Unindo soluções para aumentar o valor para o negócio

20 Componentes CIR (Continuous Improvement Roadmap) MOF Service Management Assessment (SMA) Atualizado - Provê um análise multidimensional de serviços dentro do contexto de valor do negócio MOF Service Improvement Program (SIP) – Melhorias de processo dentro da perpectiva de mudanças contínuas (SIP) – Melhorias de processo dentro da perpectiva de mudanças contínuasMOF

21 MOF Service Assessment Este serviço é focado em entender a performance atual das pessoas, os processos de TI e habilitar tecnologias para aumentar o valor do negócio. Focado no valor do negócio Mede a capacidade de gerenciamento de serviços Pessoas, processos e habilitando tecnologia

22 MOF Service Improvement Este serviço tem por objetivo melhorar a performance das pessoas e gerenciamento de IT, baseado em estudos e no negócio das empresas. Provê guias prescritivos e práticos Focado em melhorar a entrega dos serviços Permite ao usuário medir as melhorias

23 Service Management Guidance MOF Team Model MOF Modelo de processos para operação MOF Gerenciamento de Riscos (para operadores) Funções de gerenciamento de serviços MOF revisão de operação

24 O que é novo no CI Roadmap Foco em Boas Páticas CIR Interativo, focado no negócio O gerenciamento de projeto é baseado no MSF considerando o processo de melhoria Qualidade Exemplos foram adcionados Criado em Boas Práticas aplicadas nos produtos MS

25 Agenda Desafios de IT / Governança Microsoft® Operations Framework (MOF) & Continuous Improvement Roadmap (CIR) Aplicação Prática em Cenários

26 Gerenciamento do Active Directory Cenário Atual O papel do Active Directory Cenários de Implementação e Oportunidades

27 Interfaces tradicionais se multiplicam ExtranetExtranet IntranetIntranet ClientesClientes MercadoMercado FornecedorFornecedor InternetInternet

28 ExtranetExtranet IntranetIntranet ClientesClientes MercadoMercado FornecedorFornecedor InternetInternet FTPFTP XMLXML EDIEDI NotesNotes NeonNeon HTTPHTTP TCP/IPTCP/IP BizTalkBizTalk PeopleSoftPeopleSoft SAPSAP InternalInternal AppApp BizTalkBizTalk X PO X PO X PO X PO MQSeriesMQSeries SMTPSMTP FAXFAX TelephonyTelephony CRMCRM Interfaces tradicionais se multiplicam

29 Confusão !? ProvisioningProvisioning Single Sign-OnSingle Sign-On InteroperabilityInteroperability AuthenticationAuthentication AuthorizationAuthorization PasswordsPasswords DirectoriesDirectories

30 Gerenciamento do Active Directory Cenário Atual O papel do Active Directory Cenários de Implementação e Oportunidades

31 Account InformationAccount Information PrivilegesPrivileges ProfilesProfiles PoliciesPolicies Single Sign-OnSingle Sign-On Windows Users Network ResourcesNetwork Resources File SharesFile Shares PrintersPrinters PoliciesPolicies Windows Servers ConfigurationConfiguration SecuritySecurity QuarantineQuarantine PoliciesPolicies Windows Clients DirectoriesDirectories DatabasesDatabases MainframesMainframes UNIXUNIX Other Systems Product InformationProduct Information PrivilegesPrivileges ProfilesProfiles PoliciesPolicies Automated deploymentAutomated deployment Microsoft Products ConfigurationConfiguration Quality of ServiceQuality of Service Security PoliciesSecurity Policies Single Sign-OnSingle Sign-On Network Devices ConfigurationConfiguration Security PolicySecurity Policy VPN & Remote AccessVPN & Remote Access QuarantineQuarantine Single Sign-OnSingle Sign-On Firewall Services Single Sign-OnSingle Sign-On Automated deploymentAutomated deployment ConfigurationConfiguration App-specific directory dataApp-specific directory data Third-Party Applications Operational EfficiencyOperational Efficiency Improved SecurityImproved Security Improved ProductivityImproved Productivity InteroperabilityInteroperability Active Directory O que é Active Directory? Base para gerenciamento de acesso e identidade Ponto central para gerenciamento de redes e usuáriosPonto central para gerenciamento de redes e usuários Central de autorização para redes & segurança das aplicações Central de autorização para redes & segurança das aplicações Ponto de integração para conectar sistemas Ponto de integração para conectar sistemas

32 O Papel do Active Directory… Configuração automática de segurança para sistemas Windows Configuração automática de segurança para sistemas Windows Assegura o uso de senhas fortes Assegura o uso de senhas fortes Simplifica o gerenciamento de acesso para recursos de rede Simplifica o gerenciamento de acesso para recursos de rede Aumenta em até 30% eficiência de gerenciamento Microsoft ® Windows ® Aumenta em até 30% eficiência de gerenciamento Microsoft ® Windows ® Reduz o número de diretórios e senhas Reduz o número de diretórios e senhas Gerenciamento central de servidores e desktops Gerenciamento central de servidores e desktops Localiza pessoas, aplicações e recursos Localiza pessoas, aplicações e recursos Fornece ricas capacidades de colaboração Fornece ricas capacidades de colaboração Single Sign-on para aplicações e recursos Single Sign-on para aplicações e recursos AumentarAumentar eficiênciaeficiência operacionaloperacional FortalecerFortalecer SegurançaSegurança AumentarAumentar ProdutividadeProdutividade do funcionáriodo funcionário

33 Estudo de Caso 170 funcionários, 2 sites 170 funcionários, 2 sites Tempo de administração reduzido em 30% & economia de $42,000 Tempo de administração reduzido em 30% & economia de $42,000 Group Policy reduz a necessidade de visita física em desktops Group Policy reduz a necessidade de visita física em desktops 500 funcionários, 17 escritórios remotos 500 funcionários, 17 escritórios remotos Delegação de tarefas administrativas & economia de $10,000 anualmente Delegação de tarefas administrativas & economia de $10,000 anualmente Single sign-on reduz custos de help desk em 5% Single sign-on reduz custos de help desk em 5% 6,800 funcionários, múltiplos sites 6,800 funcionários, múltiplos sites Group Policy padronizou desktops & controla alterações pelos usuários Group Policy padronizou desktops & controla alterações pelos usuários Economia de $100,000/ano & melhoria da resposta do suporte Economia de $100,000/ano & melhoria da resposta do suporte Links

34 Estudo de Caso Atualização de desktops durava meses Atualização de desktops durava meses Agora, cerca de 1 semana com AD & SMS Agora, cerca de 1 semana com AD & SMS Economia de horas trabalhadas e $8.6M Economia de horas trabalhadas e $8.6M Consolidação mensageria / serviço de diretórios Consolidação mensageria / serviço de diretórios Single sign-on – aumento da produtividade Single sign-on – aumento da produtividade Economia média de $1.5M / ano Economia média de $1.5M / ano Integração com solução de terceiros elimina múltiplos logons Integração com solução de terceiros elimina múltiplos logons 10% de redução de tempo necessário para cesso aos dados de negócio 10% de redução de tempo necessário para cesso aos dados de negócio AD facilita para usuários encontrar dados na Intranet e informações de rede AD facilita para usuários encontrar dados na Intranet e informações de rede Aumento da Eficiência Operacional Fortalecer Segurança Melhorar Produtividade Links

35 Estudo de Caso Uso de GPO para aplicar políticas de segurança / senhas Uso de GPO para aplicar políticas de segurança / senhas Gerenciamento integrado de firewall Gerenciamento integrado de firewall Custo operacional reduzido cerca de 70% Custo operacional reduzido cerca de 70% AD ferramenta central de gerenciamento de servidores e estações de trabalho AD ferramenta central de gerenciamento de servidores e estações de trabalho Consolidação de servidores próximo de 50% Consolidação de servidores próximo de 50% TCO reduzido cerca de $ TCO reduzido cerca de $ Uso de perfil de usuário ambulante e redirecionamento de pastas Uso de perfil de usuário ambulante e redirecionamento de pastas Dados dos usuários disponíveis a partir de qualquer computador Dados dos usuários disponíveis a partir de qualquer computador Produtividade do usuário final aumentada em 20% Produtividade do usuário final aumentada em 20% Aumentar Eficiência Operacional Fortalecer Segurança Melhorar Produtividade Links

36 Gerenciamento do Active Directory Cenário Atual O papel do Active Directory Cenários de Implementação e Oportunidades

37 Estrutura de Diretórios dentro da Empresa

38 1,500 funcionários; 5 localidades 1,500 funcionários; 5 localidades 50% redução em Help Desk 50% redução em Help Desk 25% redução total de TCO 25% redução total de TCO Active DirectoryActive Directory Delegar Tarefas Controle do Desktop Group Policy Benefícios AcumuladosBenefícios Acumulados Cenário 1 – Maximizando investimento do Active Directory

39 Consolidação de DomíniosConsolidação de Domínios Active DirectoryActive Directory Delegar Tarefas Controle do Desktop Group Policy Benefícios AcumuladosBenefícios Acumulados Cenário 2 – Maximizando investimento do Active Directory Integração de 40 escritórios remotos Integração de 40 escritórios remotos Redução de hardware em 80% Redução de hardware em 80% 5 novos servidores substituiram todos servidores dos escritórios remotos 5 novos servidores substituiram todos servidores dos escritórios remotos Aumento da eficiência de TI em 25% Aumento da eficiência de TI em 25%

40 Consolidação de diretóriosConsolidação de diretórios Consolidação de DomíniosConsolidação de Domínios Active DirectoryActive Directory Delegar tarefas Controle de desktops Group Policy Benefícios AcumuladosBenefícios Acumulados Cenário 3 – Maximizando investimento do Active Directory 1,600 funcionários 1,600 funcionários Upgrade para Exchange 2003 e Active Directory Upgrade para Exchange 2003 e Active Directory Consolidação Exchange & diretório NT para AD3 Consolidação Exchange & diretório NT para AD3 Redução custo de administração em 20% Redução custo de administração em 20%

41 ColaboraçãoColaboração Consolidação de DiretóriosConsolidação de Diretórios Consolidação de DomíniosConsolidação de Domínios Active DirectoryActive Directory Delegar tarefas Controle de Desktops Group Policy Benefícios AcumuladosBenefícios Acumulados Cenário 4 – Maximizando investimento do Active Directory 1,500 funcionários & 16,000 estudantes 1,500 funcionários & 16,000 estudantes Revolução no gerenciamento de informação Revolução no gerenciamento de informação Utilização do Active Directory para segurança e delegação de tarefasUtilização do Active Directory para segurança e delegação de tarefas

42 Comunicação em Tempo RealComunicação em Tempo Real ColaboraçãoColaboração Consolidação de diretóriosConsolidação de diretórios Consolidação de domíniosConsolidação de domínios Active DirectoryActive Directory Delegar tarefas Controle de Desktop Group Policy Benefícios AcumuladosBenefícios Acumulados Cenário 5 – Maximizando investimento do Active Directory 1,700 funcionários em 30 países 1,700 funcionários em 30 países Gerenciar a informação de maneira mais rápida nas tomadas de decisão Gerenciar a informação de maneira mais rápida nas tomadas de decisão Comunicação corporativa instantânea Comunicação corporativa instantânea Active Directory habilitou single sign-on e segurança Active Directory habilitou single sign-on e segurança

43 Comunicação em Tempo RealComunicação em Tempo Real ColaboraçãoColaboração Consolidação de DiretóriosConsolidação de Diretórios Consolidação deConsolidação de DomíniosDomínios Active DirectoryActive Directory Delegar Tarefas Controle Desktop Group Policy Benefícios AcumuladosBenefícios Acumulados Maximizando investimento do Active Directory Produtividade de IT Produtividade Usuário Final

44 Estrutura de Diretórios fora da Empresa

45 Cenário 1 – B 2 C Prestadora de serviços - saúde 2.8M membros Perfil da EmpresaPerfil da Empresa Escalabilidade, diretório de Internet altamente disponível Integração com outros sistemas RequisitosRequisitos Arquitetura Multi-Master = alta disponbilidade Integração com outros sistemas (w/WebSSO) Benefícios da soluçãoBenefícios da solução Fase I: 1.4M usuários Fase I: 1.4M usuários Projeto em menos de < 70 Projeto em menos de < 70 dias dias Investimento de $310,000 Investimento de $310,000 Economia $1.34M Economia $1.34M 99.9% uptime 99.9% uptime ResultadosResultados

46 Cenário 2 – B 2 C Ramo de Educação 8M membros Perfil da EmpresaPerfil da Empresa Arquitetura padronizada de segurança Senha única para todos os sistemas RequisitosRequisitos Escalabilidade testada e aprovada Preço atrativo Integração com outros sistemas; redução de TCO Benefícios da SoluçãoBenefícios da Solução Desenvolvimento reduzido Desenvolvimento reduzido Redução na administração Redução na administração ResultadosResultados

47 Portal Web 8M usuários Perfil da EmpresaPerfil da Empresa Escalar até 10M usuários Serviço de para todos usuários Vídeo sob demanda RequisitosRequisitos Escalabilidade de diretório / mensageira Integração SQL, Media Server & produtos de terceiros Benefícios da SoluçãoBenefícios da Solução Projeto concluído menos de 6 meses Projeto concluído menos de 6 meses Investimento de $310,000 Investimento de $310,000 4x menor do que TCO Unix 4x menor do que TCO Unix ResultadosResultados Cenário 3 – B 2 C

48 Visão para gerenciamento de Identidade Estendendo o acesso e valor do AD Passado Presente Futuro Sistemas Conectados Federação Construido para estender Baixo Custo Silos de Aplicação ID para cada sistema Focado internamente Limitado ao valor do negócio Integração Customizada Integração de Identidade Interna & Externa Alto Custo Integração de Identidade Produtos e Serviços Capacidade de Plataformas Interoperabilidade Web Services

49 Gerenciamento de Acesso e Identidade Active Directory Federation Services (ADFS) Estende o valor de instalações do Active Directory Facilitar o acesso seguro de aplicações web para funcionários, parceiros e clientes Promover a eficiência de TI, produtividade do usuário final e segurança Funciona com instalações existentes do Active Directory Interoperabilidade com sistemas de terceiros e aplicações / plataformas heretogêneas IIS IIS ADAD Empresa AEmpresa A Empresa BEmpresa B

50 Cenário ADFS : Web SSO Credenciais do usuário e atributos gerenciados pelo AD / ADAM na aplicação Clientes Parceiros Funcionários

51 Road Map do Produto LonghornLonghorn Windows ServerWindows Server ADFS in R2 (CY 05)ADFS in R2 (CY 05) -Identity X-org Federation -Web SSO ADAM SynchronizerADAM Synchronizer MIIS 2003 SP1 (CY 04)MIIS 2003 SP1 (CY 04) -Broader reach -Password Synchronization -MA SDK -Workflow and Approvals MIIS 3.5 (CY 05)MIIS 3.5 (CY 05) -Declarative Provisioning -User Self-service -Audit/Reporting Module Audit Collection System (CY04)Audit Collection System (CY04) Active Directory Active Directory -Windows Single Sign-On -Enterprise Directory Active Directory Application Mode Active Directory Application Mode -Application Directory MIIS 2003MIIS Directory synchronization -User Life Cycle management -Password management HIS 2004 HIS Extend SSO -Bi-directional password sync Authorization ManagerAuthorization Manager WebSSO w/Partner Products WebSSO w/Partner Products R2R2 Active Directory Active Directory -Manageability enhancements Identity System Identity System -Simplified and secure digital identity consumer experience

52 Ações Importantes !! Conheça o site do MOF Execute o Self-Assesment Tool Crie processos e documentos baseados em suas necessidades reais e de seus clientes, porém, sempre apoiados pela metodologia MOF Utilize o CIR !!!! Crie ofertas de serviços e soluções baseadas em MOF

53 Referências Windows 2003 & Active Directory Virtual labs server2003.mspx server2003.mspx Windows 2003 Active Directory Site & Home Page 2003/technologies/featured/ad/default.mspx 2003/technologies/featured/ad/default.mspx rectory/activedirectory/default.mspx rectory/activedirectory/default.mspx Microsoft System Architecture For Windows px px Active Directory Federation Services nagement/ADFSwhitepaper.mspx nagement/ADFSwhitepaper.mspx

54 © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved.© 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESSThis presentation is for informational purposes only. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS OR IMPLIED, IN THIS SUMMARY.OR IMPLIED, IN THIS SUMMARY. Danilo Bordini


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