A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,"— Transcrição da apresentação:

1 Inclusão Digital: Multiculturalismo e Produção Textual nos Anos Iniciais

2 Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco, juntamente com os professores.

3 Desenvolvimento: No primeiro encontro será feito uma testagem dos saberes dos alunos quanto ao uso da informática (uso do hardware e software) oferecidos pela escola. Após o filtro das informações obtidas, será iniciado o processo de aprendizagem com as ferramentas disponíveis no laboratório (ligar e desligar corretamente, uso do mouse, teclado, o uso do sistema Linux).

4 Após essa etapa de ensino, será entregue pequenos textos para que os alunos iniciem o processo de digitação, observando a leitura, escrita, gramática, ortografia dos mesmos.

5 Para o 2º ano o processo será mais lúdico (o laboratório oferece diversos programas com jogos), pois nem todos alunos estão alfabetizados, embora façam o uso em sua casa do computador. Será também um momento de diagnóstico. O primeiro passo será a identificação do alfabeto no teclado fora de uso e após essa etapa trazer os alunos para o uso real do mesmo, juntamente com os demais equipamentos do computador.

6 As oficinas serão ministradas em duas etapas: primeiro uma turma de 5º ano e posteriormente uma turma de 2º ano. Divididos em duplas com a carga horária de aproximadamente de 50 minutos.

7 Metodologia: As ações propostas pelo projeto se desenvolvem de forma articulada, com metodologias diversas, criando situações de aprendizagem baseadas na ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal), e em suas trocas múltiplas e de diferentes naturezas: afetivas, cognitivas e sociais. Respeitando o tempo e o espaço de cada educando.

8 No ambiente computacional proposto, o computador assume o papel de ferramenta, a qual permite ao aluno realizar uma série de tarefas. Das mais simples, como os conhecimentos básicos (ligar e desligar o computador corretamente), passando por séries educacionais, digitação, até chegar às mais complexas, como releitura de obras, ilustrações, etc.

9 Cronograma: 13 a 17/10 Data Atividades 06 a 10/10
Apresentação do cronograma pelas pibidianas e ornamentação do laboratório de informática. 13 a 17/10 Atividades relacionadas aos conhecimentos das TDIC’s (software: sistema operacional Linux e seus programas e hardware: teclado, mouse, CPU, monitor). 20 a 24/10 Atividades relacionadas aos conhecimentos das TDIC’s (software: sistema operacional Linux e seus programas Atividades relacionadas aos conhecimentos das TDIC’s (software: sistema operacional Linux e hardware: teclado, mouse, CPU, monitor). e hardware: teclado, mouse, CPU, monitor). 27 a 31/10 Digitação das paródias construídas pelas Pibidianas do outro projeto. 03 a 07/11 10 a 14/11 Fixação das ferramentas tecnológicas com jogos pedagógicos (série educacional). 17 a 21/11 Esclarecimentos de dúvidas e atividades espontâneas dos alunos. 24 a 28/11 Encerramento das atividades, utilizando os demais programas operacionais.


Carregar ppt "Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google