A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEJAM BEM-VINDOS APADRINHAMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEJAM BEM-VINDOS APADRINHAMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 SEJAM BEM-VINDOS APADRINHAMENTO

2 Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
PASSO 4 Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

3 “Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o Senhor.”
Lamentações 3:40

4 APADRINHAMENTO GRUPO DE PASSOS INVENTÁRIO MORAL
No Passo 4, você deverá fazer seu Inventário Moral que é um levantamento de seus pontos fracos e fortes, falhas de caráter, pecados, além de uma relação das pessoas a quem prejudicou com essas imperfeições e falhas. Fazer o Inventário Moral poderá ser uma tarefa muito difícil. Por isso você vai precisar da ajuda de alguém que lhe ajude a olhar para dentro de si mesmo com honestidade e sinceridade, alguém que lhe dê apoio e orientação no seu processo de auto-confrontação e que lhe ajude a manter seu inventário realístico e equilibrado. Esta pessoa é conhecida, no programa de Doze Passos como Padrinho.

5 O caminho da restauração não deve ser trilhado sozinho
O caminho da restauração não deve ser trilhado sozinho. Você precisa de três relacionamentos, sendo o mais importante deles, seu relacionamento pessoal com nosso Poder Superior Jesus Cristo. Além disso, você precisa se relacionar com seu grupo de apoio e/ou de auto-confrontação e, por último, com um Padrinho e/ou um Parceiro de Prestação de Contas. É muito importante identificar um Padrinho antes de trabalhar os Passos 4 a 9, nos quais você fará um acerto de contas com Deus, consigo mesmo e com outras pessoas. O caminho da restauração não deve ser trilhado sozinho

6 POR QUE PRECISO DE UM PADRINHO?
1. É um princípio bíblico. “É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar.” Eclesiastes 4:9 A restauração raramente é bem sucedida em regime de isolamento. Quando incorporamos a experiência dos outros a nossas próprias vidas, a visão que temos de nós mesmos e da restauração se enriquece. O apoio e orientação recebida do Padrinho são fundamentais para aprendermos a ser sinceros e transparentes. Sua paciência e compreensão ajudam a eliminar o sentimento de vergonha e o medo de sermos julgados e condenados. Pouco a pouco, aprendemos a nos expor e a nos abrir com nosso Padrinho. Este aumento de confiança faz com que seja possível nos beneficiar da ajuda de outro ser humano. A aceitação e a atenção que recebemos, favorecem a nossa recuperação e nos ajudam a enfrentar os nossos problemas, por mais difíceis que sejam. Nosso Padrinho nos ajuda a nos orientar pelas difíceis travessias pelas quais passamos em conseqüência da interrupção de nossos padrões dependentes (vícios, compulsões, comportamentos disfuncionais). Começamos a explorar opções que quase nunca nos haviam ocorrido. Nosso Padrinho nos transmite sua própria experiência e sentimentos por haver vivido situações semelhantes às nossas, embora tomando um cuidado especial em não nos dar conselhos. Ao nos escutar, o Padrinho nos ajuda sem procurar nos consertar ou curar, objetivando nos compreender sem nos julgar.

7 A restauração raramente é bem sucedida quando buscada
de forma isolada. A restauração raramente é bem sucedida em regime de isolamento. Quando incorporamos a experiência dos outros a nossas próprias vidas, a visão que temos de nós mesmos e da restauração se enriquece. O apoio e orientação recebida do Padrinho são fundamentais para aprendermos a ser sinceros e transparentes. Sua paciência e compreensão ajudam a eliminar o sentimento de vergonha e o medo de sermos julgados e condenados. Pouco a pouco, aprendemos a nos expor e a nos abrir com nosso Padrinho. Este aumento de confiança faz com que seja possível nos beneficiar da ajuda de outro ser humano. A aceitação e a atenção que recebemos, favorecem a nossa recuperação e nos ajudam a enfrentar os nossos problemas, por mais difíceis que sejam. Nosso Padrinho nos ajuda a nos orientar pelas difíceis travessias pelas quais passamos em conseqüência da interrupção de nossos padrões dependentes (vícios, compulsões, comportamentos disfuncionais). Começamos a explorar opções que quase nunca nos haviam ocorrido. Nosso Padrinho nos transmite sua própria experiência e sentimentos por haver vivido situações semelhantes às nossas, embora tomando um cuidado especial em não nos dar conselhos. Ao nos escutar, o Padrinho nos ajuda sem procurar nos consertar ou curar, objetivando nos compreender sem nos julgar.

8 2. É fundamental em nosso processo de restauração.
Manter uma visão honesta da realidade Manter uma rede de apoio Desenvolver um relacionamento com Deus Envolver-se com as pessoas através do serviço Seu programa de restauração precisa de quatro elementos básicos para ser bem sucedido. Primeiro: Mantenha uma visão honesta da realidade à medida que trabalha cada passo. O programa não falha se você for completamente honesto consigo mesmo. Algumas pessoas desistem de sua restauração por não conseguirem abrir mão de sua negação e encarar a verdade de Deus. Ter alguém para ajudá-lo a se manter limpo é algo que contribui decisivamente para o sucesso do trabalho com os passos. Segundo: Priorize as reuniões do seu Grupo de Apoio. Não se ausente por muito tempo ou falte uma reunião por motivos banais. Seus traumas, vícios e maus hábitos não tiram férias. Você tem que eleger os dias e horário das reuniões como prioridade na sua agenda. Seu Padrinho também vai lhe incentivar a se manter fiel em sua freqüência às reuniões. Terceiro: Mantenha seu programa espiritual com Jesus Cristo através da oração, meditação e estudo da Bíblia. Desenvolva seu relacionamento com Cristo. Seu Padrinho pode orar por você e lhe ajudar a permanecer focado na Palavra de Deus. Quarto: Envolva-se no serviço do Celebrando Restauração. Saiba que servir nada mais é do que amor em ação, e há muitas oportunidades para colocar o amor em ação no “Celebrando a Recuperação”. Seu Padrinho também lhe dará sugestões sobre como você pode se engajar no serviço.

9 3. É garantia contra recaídas.
O Padrinho observa o ressurgimento dos velhos padrões de comportamento derrotistas e disfuncionais e, nos ajuda a lutar contra eles. Ao acompanhar sua vida para lhe manter no caminho certo, o Padrinho está na melhor posição para observar o ressurgimento dos seus velhos padrões de comportamento disfuncionais e, prontamente, poderá ajudá-lo a lutar contra eles, confrontando-o com a verdade, em amor, sem que isso lhe constranja ou traga sentimento de culpa. Eclesiastes 7:5 (NTLH) nos diz que: “É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que escutar elogios de um tolo.” O problema, porém, com muitos de nós, é que preferimos ser arruinados pelos elogios a ser salvos pela repreensão.

10 O PAPEL DO PADRINHO Ouvir o Inventário Moral
Aprofundar assuntos do processo de restauração da pessoa acompanhada Estar disponível em momentos de crise ou possível recaída.

11 O PAPEL DO PADRINHO Orientar e acompanhar o processo de reparações
Fazer avaliações apontando pontos fortes e fragilidades no processo de crescimento Orientar e aconselhar para uma vivência eficaz dos 12 Passos

12 REQUISITOS PARA APADRINHAR
Conhecer e praticar os 12 Passos Ter um relacionamento progressivo com Jesus Cristo Expressar o desejo de ajudar outros no processo da restauração Demonstrar compaixão, cuidado e esperança, sem pieguismo

13 REQUISITOS PARA APADRINHAR
Ser um bom ouvinte Ser firme para confrontar na negação ou procrastinação Apresentar sugestões e orientações Saber compartilhar suas próprias lutas com outros

14 PARCEIRO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
PADRINHO O Padrinho anda à sua frente, atuando como se fosse um treinador de restauração. O Parceiro de Prestação de Contas anda lado a lado, com vocês dois se encorajando mutuamente a freqüentar as reuniões, manter um diário espiritual, orar, praticar os Passos.

15 O QUE É O QUE NÃO É Pai/mãe Mentor Companhia social
Consciência Terapeuta Resolvedor de pepinos ou descascador de abacaxis Mentor Companhia espiritual Orientador Ouvinte Ajudador firme O Padrinho anda à sua frente, atuando como se fosse um treinador de restauração. O Parceiro de Prestação de Contas anda lado a lado, com vocês dois se encorajando mutuamente a freqüentar as reuniões, manter um diário espiritual, orar, praticar os Passos.

16 Deus, conceda-me a serenidade para aceitar
aquilo que não posso mudar, a coragem para mudar o que me for possível e a sabedoria para saber discernir entre as duas. Vivendo um dia de cada vez,apreciando um momento de cada vez,recebendo as dificuldades como um caminho para a paz, aceitando este mundo cheio de pecados como ele é,assim como fez Jesus, e não como gostaria que ele fosse;confiando que o Senhor fará tudo dar certo se eu me entregar a Sua vontade; pois assim poderei ser razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz ao Seu lado na eternidade. Amém.


Carregar ppt "SEJAM BEM-VINDOS APADRINHAMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google