A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÍNDROME NEFRÓTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÍNDROME NEFRÓTICA."— Transcrição da apresentação:

1 SÍNDROME NEFRÓTICA

2 Caso clínico Paciente masculino, 61 anos, branco, casado (4 filhos), pedreiro, etilista. Paciente tabagista importante e com tosse crônico, há um mês iniciou quadro de piora da secreção respiratória. Procurou atendimento médico, realizou RX de tórax e teve o diagnóstico de pneumonia. Há cerca de 15 dias percebeu edema progressivo de membros inferiores, com redução do volume urinário, dispnéia aos esforços. Estado geral regular: Edema generalizado, PA: 160 x 90 mmHg, peso: 90 Kg, altura: 1,70 m, proteunúria de 24 h: 10,2 g (1050 mL).

3 Diagnóstico Nutricional:
IMC: 90 = 31,14 Kg/m2 2,89 TMB= 13,5 x P + 489 TMB= 13,5 x 71, = 1459,6 Kcal VET= 1459,6 x 1,55 = 2262,4  2200 Kcal * Obesidade, com síndrome nefrótica.

4 Fisiopatologia: A Síndrome nefrótica não é uma doença, mas um conjunto de sinais e sintomas. Ocorre nos pacientes que têm proteinúria (proteína na urina) maciça. A proteinúria ocorre sempre em conseqüência de alterações do filtro glomerular renal, por inúmeras causas. Basicamente é a forma de apresentação de várias doenças renais que se manifestam por edema generalizado e proteinúria maciça. Embora sob o ponto de vista clínico seja fácil caracterizar um paciente nefrótico através do edema acentuado, o diagnóstico da causa é, por vezes, difícil.

5 A síndrome nefrótica se caracteriza por uma urina muito espumosa, associado a inchaços (edemas) generalizados, baixos níveis de albumina no sangue e colesterol elevado. Os edemas ocorrem principalmente em pernas, face e abdômen, chamado de ascite. Todo doente com edema generalizado deve ser investigado para proteinúria e doença renal. Assim se forma a síndrome nefrótica: proteinúria maciça + hipoalbunemia + edema generalizado + hipercolesterolemia + eventuais tromboses e hipocalcemia+ desnutrição.

6 A definição ideal é: Síndrome caracterizada por perda renal de proteínas.
Mais de 95% dos casos de síndrome nefrótica originam-se de três doenças sistêmicas diabetes melito, lúpus eritematoso sistêmico e amiloidose. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças do sexo masculino entre as idades de 1,5 a 4 anos. Considera-se que a proteinúria ocorra através do desarranjo funcional de dois mecanismos: a barreira tamanho-seletiva deixa escapar grandes moléculas protéicas, e a barreira carga-seletiva deixa de reter proteínas de menor peso molecular.

7 Características da dieta:
Normoglicídica Normolipídica, normo ou hiperproteica. Hipossódica.

8 Orientações Nutricionais ao Paciente:
1. Se alimentar de 3 em 3 horas; 2. Fazer 5 a 6 refeições diárias; 3. Procurar realizar as refeições em lugares calmos, tranqüilos; 4. Não se alimentar assistindo televisão; 5. Mastigar bem os alimentos;

9 6. Procurar ingerir uma quantidade adequada de proteínas, de preferência encontrada em carnes magras; 7. Controlar ou até mesmo evitar a ingestão de sódio encontrado no sal e temperos prontos; 8. Evitar frituras, gorduras, refrigerantes, doces; 9. Preferir assados, cozidos e grelhados; 10. Evitar consumir álcool e cigarros.

10 OBRIGADO!E, ENFIM SEXTA FEIRA!!!!


Carregar ppt "SÍNDROME NEFRÓTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google