A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”"— Transcrição da apresentação:

1

2 “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”
Rom 7:24

3 1. Conhecer: Não tivemos como evitar que o pecado de Adão nos fosse transmitido.
2. Sentir: Que temos a escolha de aceitar a vida e a morte de Cristo. 3. Fazer: Declarar a vitória sobre o pecado e, então, aplicar essa certeza à nossa vida.

4 A queda no Éden prejudicou não apenas a natureza humana, mas até mesmo o planeta em si. O resultado dessa queda seria desesperador, não fosse pela promessa da expiação em nosso favor por meio de Cristo.

5 Embora a palavra “rebelião” não seja usada em Gênesis 1–3 para descrever o pecado de Adão e Eva, a idéia está presente. O Dicionário coloca Rebelião como: Insurreição, Revolta, Oposição, Insubmissão, Independência, Desobediência.

6 Imagine a vida de uma pessoa que não tenha sensibilidade ou tato, ao mesmo tempo cega e surda e que insiste em viver sozinha.

7 Quais foram os resultados imediatos do pecado ou desta rebelião?

8 Às vezes por estarmos acostumados a viver em um mundo de pecado, não nos damos conta de como o pecado é terrível, muito mais do que pensamos.

9 O Pecado nos trouxe a separação de Deus. (Alienação)
O Pecado nos fez perder a Visão. Não vemos mais a Deus. (Cegueira) O Pecado nos fez perder a Audição. Não ouvimos mais a Deus. (Surdez) O Pecado nos fez perder o Tato. Não sentimos Deus fisicamente. (Insensibilidade)

10 A rebelião de Adão e Eva encerrou o relacionamento íntimo que eles haviam desfrutado com Deus. A natureza de sua rebelião foi tal que rompeu a sua maneira de se relacionar não só com Deus mas também um com o outro. Essa rebelião resultou, acima de tudo, na separação de Deus e na percepção de que Deus era alguém a quem temer, alguém de quem eles precisavam se esconder (vs.8-10). Deus e os seres humanos não estavam mais unidos em amor e harmonia. O que era necessário era um ato de reconciliação.

11 E quem poderia dominar sobre Adão?
Leia Gênesis 1: 28 e Romanos 6: 16 e comente sobre quais coisas que Adão tinha o domínio. E quem poderia dominar sobre Adão?

12 Adão dominava sobre toda a natureza ou seja, o mundo natural, “Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou“. (Rm8:20,NVI).

13 "Escolhendo ouvir Satanás em lugar de Deus, Adão abdicou de seu reino, Satanás se tornou seu príncipe e toda a criação se tornou escrava de Satanás. Tanto Jesus como Satanás reconheceram isso (Jo 12:31 e Mt 4:8, 9). Embora Satanás seja o príncipe reconhecido deste mundo, Miguel é nosso Príncipe que nos defende (Dn 10:12-14; Jd 9).

14 "Por um só homem entrou o pecado no mundo" (Rm5:12)
"Por um só homem entrou o pecado no mundo" (Rm5:12). O pecado de Adão e Eva foi singular no sentido de que resultou na sujeição de tudo ao seu poder corruptor. Satanás se tornou o príncipe deste mundo (Jo12:31;14:30). O pecado se tornou um poder universal do qual não puderam escapar sem ajuda (Rm 5:12).

15 Uma dona de casa entra na cozinha pega alguns ovos e os quebra em uma panela para fazer uma omelete. Depois de mexido se arrepende. Alguém poderia restaurar os ovos novamente? Comente o que seria necessário para restaurar o ovo novamente?

16 A natureza pecaminosa não é algo de que devemos nos livrar; é o que somos, sem possibilidade de cura. Como um ovo quebrado, só um ato de recriação pode nos salvar do que somos.

17 O poder corruptor do pecado não conhece limites
O poder corruptor do pecado não conhece limites. Só Deus pode fixar limites à sua influência corruptora e, finalmente, erradicá-lo do Universo. Se, depois da queda, ainda restou algo bom no planeta, foi porque Deus não permitiu que Satanás tomasse todo o controle. Ele disse à mulher, representando a raça humana, e à serpente, expressão dos poderes do mal:

18 "Porei inimizade entre ti e a mulher" (Gn 3:15)
"Porei inimizade entre ti e a mulher" (Gn 3:15). Eles não deveriam coexistir pacificamente, um controlando totalmente o outro. Foi preservado um elemento de liberdade para os seres humanos. Se o desejassem, eles poderiam odiar o mal e escolher a vida. A decisão divina de intervir nos projetos humanos possibilitou limitar o poder corruptor do pecado.

19 Qual é o seu sentimento a respeito da possibilidade da extinção de alguns animais como baleias, ursos, onças, etc...? E se o ser humano fosse extinto?

20 passou a ser uma espécie ameaçada de extinção
A morte é o resultado da rebelião contra Deus. A morte e o pecado não podem estar separados. Essa morte não é só a espiritual; refere-se também à morte física e eterna dos pecadores. Por causa de sua conexão com o pecado, a morte não é um simples fenômeno biológico, mas uma terrível consciência de nossa eterna separação da fonte da vida – separação que leva à extinção eterna... Com a entrada do pecado no mundo, a raça humana passou a ser uma espécie ameaçada de extinção do Universo.

21 Romanos 5: 17 - “Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.”

22 Efésios 5:6 fala da ira de Deus sobre os filhos da desobediência
Efésios 5:6 fala da ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Como você explicaria a alguém fora da fé cristã o Amor de Deus em oposição a Sua Ira?

23 Quando falamos da Ira de Deus precisamos ter em mente três coisas:
1. A Ira humana não é um modelo para entender a Ira divina. 2. A Ira não é um atributo de Deus, o Amor é ( I Jo 4: 8 ) eterno e a ira momentânea.

24 Quando falamos da Ira de Deus precisamos ter em mente três coisas:
3. Quem Ama também tem Ira. Deus tem ira de tudo aquilo que prejudica a quem Ele ama. Deus tem ira contra o Pecado e não contra o Pecador.  

25 1. A queda foi um ato de rebelião contra Deus.
2. A rebelião resultou na morte espiritual física e eterna dos pecadores.

26 3. Visto que os resultados eram tão maus, algo drástico tinha que ser feito; de outro modo, não teríamos esperança e seriamos exterminados. 4. Devemos ver a cruz como a resposta drástica ao problema provocado pela queda.

27

28


Carregar ppt "“Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google