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VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo Avaliação dos resultados do projeto SmartSim e perspectivas para.

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1 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo Avaliação dos resultados do projeto SmartSim e perspectivas para o novo projeto SmartSim 2 Thierry Araujo Janeiro 2008 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software

2 2008 - Thierry Araujo Roteiro  Motivação  O SmartSim  Objetivos  Pontos Fortes e Fracos no projeto  Produtos e resultados  Novas Perspectivas: SmartSim 2  Novos objetivos  Novos Desafios  Aproveitamento do SmartSim  Conclusão

3 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo Motivação  Novidades para a Gestão de projeto  Simulação como ferramenta de apoio ao planejamento e treinamento  Uso de Jogos Sérios  Atores sintéticos como personagens de jogos

4 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo O SmartSim  Projeto desenvolvido no CIn  Apoiado por: FINEP  Parcerias com: Caórdica, Jynx Playware, Qualiti, DIMap-UFRN  Criação de um framework para o desenvolvimento de jogos de negócio baseados em simulação [1]  Áreas envolvidas: IA, Jogos Sérios, Gerenciamento de Projetos e Psicologia Organizacional [2]

5 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo SmartSim - Objetivos  Principal objetivo:  Criação do framework  Demais objetivos:  Desenvolvimento de um protótipo de jogo: o Virtual Team

6 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo SmartSim – Pontos Fortes  Equipe multidisciplinar, comprometida e empenhada  Composição de várias linhas de pesquisa em paralelo  Vários trabalhos de pesquisa:  1° lugar no Independent Game Festival do V SBGames

7 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo SmartSim – Pontos Fracos  Corte de 75% do orçamento planejado inicialmente  Bastante tempo utilizado na etapa inicial do projeto  Processo não definido  Gradualmente formatado ao longo do projeto  Escolha da linguagem e do Motor de Jogo

8 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo SmartSim – Produtos e Resultados  O framework para desenvolvimento de jogos  O protótipo Virtual Team  Superando as expectativas  Trabalhos de Pesquisa  Teste de doutorado  Dissertações de Mestrado [3]  Trabalhos de graduação [2][4][5]  Artigos publicados em evento (SBGames) [6][7][8][9][10]  Capacitação de profissionais

9 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo Tela principal do Virtual Team.

10 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo SmartSim – Produtos e Resultados  Evolução do motor de jogo  Forge 16v [11]  O processo de desenvolvimento  Estudo sobre usabilidade do jogo [9]  Grande estudo para a criação dos personagens [10]

11 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo SmartSim 2 - Objetivos  Construção de um JOGO de negócio educacional baseado em simulação  Conseguir gerar um produto para o mercado  Construir uma linha de jogos sérios utilizando simulação e atores sintéticos  Construir um simulador mais eficiente  Evoluir os atores sintéticos  Acrescentar emoção e outras propriedades

12 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo SmartSim 2 - Desafios  A evolução do modelo de simulação  Acrescentar mais variáveis  Integração entre simulação e atores sintéticos  Criar o jogo de forma modular  Possibilitando reuso de componentes para outros jogos  Montar uma nova equipe similar a primeira

13 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo SmartSim 2 – Reuso  Todo o conhecimento produzido no SmartSim  Arquitetura do Virtual Team  Aspectos relacionados à:  Game Design  Padrões de projeto e de codificação  O processo de desenvolvimento  Processo de controle de versão e integração de código.

14 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo Conclusões  Projetos importantes para o aumento do conhecimento nas áreas de domínio  Possibilidade de capacitação de novos profissionais  Incorporação de novos produtos no mercado  Este trabalho como visão para as novas linhas de atuação do SmartSim 2.

15 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo Referências  [1]Projeto SmartSim – Simulação em gerência de projetos com atores sintéticos. Disponível em http://www.cin.ufpe.br/~smartsim. Acessado em 27.11.2006. http://www.cin.ufpe.br/~smartsim  [2]ARAUJO, Thierry da S. Um Plug-In que Integra um Simulador de Projetos a uma Ferramenta de Gerenciamento de Projetos. Trabalho de conclusão de curso, CIn – UFPE, Recife, 2007.  [3]GUEDES, Marcelo S. Um Modelo Integrado para Construção de Jogos de Computador Aplicada à Capacitação em Gestão de Projetos. Dissertação de mestrado, CIn – UFPE, Recife, 2006.  [4]LIMA, Allan D. S. Um framework para o desenvolvimento de sistemas multiatores. Trabalho de conclusão de curso, CIn – UFPE, 2006.  [5]LINO, Nancy de L. Modelo de Percepção de Agentes Baseados no Sistema de Emoções. Trabalho de conclusão de curso, CIn- UFPE, 2006.  [6]ROUSY, Danielle. R. D. S., TEDESCO, Patrícia. R., RAMALHO, Geber. L. Usando Atores Sintéticos em Jogos Sérios: O Case SmartSim. Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Informática, Brasil.  [7]LIMA, Allan, RAMALHO, Geber L., e TEDESCO, Patrícia. Act: Um Framework Para a Construção de Sistemas Multiatores. In: SBGames, 5., 2006, Recife.  [8]LINO, Nancy, RAMALHO, Geber L., e TEDESCO, Patrícia. Modelo de Percepção de Agentes Inteligentes baseados em Emoções. In: SBGames, 5., 2006, Recife.  [9]GURGEL, Ivannoska, SULTANUM, Nicole, ALMEIDA, Eduardo, ARCOVERDE, Roberta, TEDESCO, Patrícia. A Importância de Avaliar a Usabilidade dos Jogos: A Experiência do Virtual Team. In: SBGames, 5., 2006, Recife.  [10]GURGEL, Ivannoska, PADOVANI, Stephania. Processo de Criação de Personagens: Um Estudo de Caso no Jogo Sério SimGP. In: SBGames, 5., 2006, Recife.  [11]C. Madeira. Forge v8: Um framework para o desenvolvimento de jogos decomputador e aplicações multimídia. Tese de Mestrado, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, 2001.

16 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software 2008 - Thierry Araujo Avaliação dos resultados do projeto SmartSim e perspectivas para o novo projeto SmartSim 2 Thierry Araujo Janeiro 2008 VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software


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