A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL."— Transcrição da apresentação:

1 O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
2º ANO – Professor Adauto.

2 O que é a Revolução Industrial?
“A expressão Revolução Industrial indica a evolução do sistema de produção das mercadorias com o uso de máquinas (maquinofatura). Essa evolução influenciou e modificou as relações sociais, econômicas e políticas da sociedade europeia.”

3 Gravura de Granger. Sheffield, Inglaterra, Uma vista de Sheffield , Inglaterra, mostrando fábricas com vista para o rio Sheaf . Gravura em madeira de 1884.

4 A Revolução Industrial é um marco histórico para a mudança do paradigma da forma de como os seres humanos se apropriam e transformam o espaço geográfico. Local de ocorrência/início: Inglaterra. Período: séc. XVIII.

5 Fases da Revolução Industrial.
1ª Fase: exclusivamente inglesa, essa fase marca o entre meados do século XVIII e o século XIX. 2ª Fase: final do século XIX e 2º Guerra Mundial. 3ª Fase: a partir da década de 1950, também conhecida como “revolução científica e tecnológica”

6 (UFF) A Revolução Industrial ocorrida ao longo do século XVIII está vinculada à história da Inglaterra no seu nascedouro. Entretanto, à medida que o capitalismo foi se consolidando, a idéia de Revolução Industrial começou a ser associada a um conceito universal e ganhou vários sinônimos, dentre os quais: A) republicanização, que orientava os novos processos de organização da política, a intervenção no mercado e a Revolução Francesa. B) modernização, que indicava a manutenção da economia mercantilista, a centralização do Estado e o crescimento das camadas médias. C) industrialização, que significava a alteração nos processos de produção, a concretização da economia de mercado e a ascensão da burguesia. D) maquinização, que mostrava a crescente expansão do artesanato, da agricultura e da fisiocracia como modelos de crescimento. E) tecnificação, que definia o processo industrial como dependente das modificações na agricultura e também do agrarismo, sendo controlado politicamente pela nobreza urbana.

7 Primeira Revolução Industrial.

8 Fase de transição do artesanato para a maquinofatura.
Pouca divisão do trabalho. Sem uso das máquinas. Manufatura. (linha de produção) Divisão do trabalho Uso de ferramentas individuais. Maquinofatura. Divisão do trabalho por fase do trabalho Uso da máquina a vapor.

9 Na Inglaterra. Uso da máquina a vapor (fruto da queima do carvão mineral) Uso de teares e fiadores mecânicos na indústria têxtil. Contratação de trabalhadores assalariados. (dois coelhos: mais baratos e com seus salários poderiam ser um novo mercado consumidor). Desenvolvimento dos meios de transporte com a invenção da locomotiva e do navio a vapor.

10 Como se forma o carvão mineral.

11 Como funciona uma máquina a vapor.

12 Onde fica?

13 Por qual motivo a Inglaterra?
Ascensão da burguesia na Revolução Gloriosa ( ), com o fim do absolutismo monárquico. “Cercamentos” e o êxodo rural geral uma massa de mão de obra barata nas cidades. Grandes jazidas de carvão mineral, estanho e cobre no país. A agricultura preparada para produzir em larga escala. Riquezas vindas das colônias na África e na Ásia.

14

15 Inchamento das cidades.
Mão de obra: Cercamentos Séc. XVIII. Êxodo rural. Inchamento das cidades. Problemas urbanos.

16

17

18 Principais características da Primeira Revolução Industrial
Início na Inglaterra do século XVIII; Utilização da máquina a vapor e dos teares mecânicos; Utilização do carvão mineral como fonte de energia. Desenvolvimento dos transportes com os trens e navios a vapor. Surgimento de duas classes sociais: burguesia e proleteriado.


Carregar ppt "O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google