A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 2 para o dia 10 de Janeiro de 2009. Desde o princípio a igreja de Deus teve o dom de profecia em seu meio como uma voz viva para aconselhar, admoestar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 2 para o dia 10 de Janeiro de 2009. Desde o princípio a igreja de Deus teve o dom de profecia em seu meio como uma voz viva para aconselhar, admoestar."— Transcrição da apresentação:

1 Lição 2 para o dia 10 de Janeiro de 2009

2 Desde o princípio a igreja de Deus teve o dom de profecia em seu meio como uma voz viva para aconselhar, admoestar e instruir. E.G.W. (Carta 230, Citado em Mensagens Seletos, tomo 3)

3 Enoque:Vede, o Senhor vem com milhões e milhares de anjos (Judas, 14-15) Lameque: Este nos consolará dos nosso trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou (Gênesis, 5:29) Noé:Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia de violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra (Gênesis, 6: 13)

4 Abraão:É a primeira pessoa chamada profeta (Gênesis, 20: 7) Foi chamado amigo de Deus (II Crônicas, 20: 7; Isaías, 41: 8; Tiago, 2: 23) Se lhe revelaram acontecimentos futuros (Gênesis, 15: 13) José:Não somente recebeu sonhos diretos de Deus, mas também recebeu o dom de interpretar sonhos. Foi profeta diante de Faraó interpretando seu sonho (Gênesis, 37: 5-10; 41: 1-36)

5 Miriã:Foi uma profetiza dotada especialmente com o dom da música. E Maria a profetisa, irmã de Arão, tomou um pandeiro em sua mão, e todas as mulheres saíram aos eu encontro com pandeiros y danças (Êxodo, 15: 20) Moisés:E nunca mais se levantou profeta em Israel como Moisés, a quem haja conhecido ao senhor face a face (Deuteronômio, 34: 10). Moisés foi o maior profeta do antigo pacto e uma referência para todos os profetas que lhe seguiram. Profeta do meio de ti, de tus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás (Deuteronômio, 18: 15) Balaão:Inicialmente foi profeta de Deus, mas renegou dele. Sua profecia sobre a Estrela de Jacó guiou aos amigos do oriente até Jesus (Números, 22: 8; 24: 17)

6 Samuel:Também, o Senhor seguiu manifestando-se em Siló; ali se revelava a Samuel e lhe comunicava sua palavra (I Samuel, 3: 21) Débora:Grande profetiza, foi chamada mãe de Israel. Naquele tempo governava a Israel uma profetiza chamada Débora, que era esposa de Lapidote (Juízes, 4: 4)

7 Saul:E Saul se despiu de seus vestidos, e profetizou igualmente diante de Samuel, e esteve nu todo aquele dia e toda naquela noite. De ali se disse: Também Saul entre os profetas? (I Samuel, 19: 23-24). Ainda que não se lhe pode considerar um profeta, ao menos em duas ocasiões recebeu o dom de profecia (I Samuel, 10: 10-13) Davi:O dolce cantor de Israel (II Samuel, 23: 1, 2) foi inspirado por Deus para compor grande quantidade de salmos, entre os quais encontramos várias profecias messiânicas (Atos, 2: 30) Salomão:Deus lhe inspirou para escrever três livros de sabedoria: Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos cânticos de Salomão.

8 Gade:Profeta pessoal de Davi, lhe acompanhou desde que era perseguido por Saul. Se lhe considerava co-escritor dos livros de Samuel (I Samuel, 22: 5) Natã:Amigo pessoal de Davi. Foi conselheiro tanto de Davi como de Salomão e ajudou a organizar a música no templo (II Samuel, 12: 1-14; I Reis, 1: 22; II Crônicas, 29: 25) Aías:Profetizou a divisão do reino em tempo de Jeroboão (I Reis, 11: 29) e posteriormente foi consultado por ele (I Reis, 14: 2)

9 Jeú:Profetizou durante os reinados de Baasá y Josafá (de Judá ) (I Reis, 16: 1-4; II Crônicas, 19: 2; 20: 34) Elias:Profetizou durante os reinados de Acabe, Ocozías e Jorão (de Judá). Provocou uma grande reforma espiritual no reino de Israel e reconstruiu as escolas dos profetas criadas por Samuel.

10 Micaías:Profetizou durante o reinado de Acabe. Pagou com a prisão o seu ministério profético (I Reis, 22) Micaías:Profetizou durante o reinado de Acabe. Pagou com a prisão o seu ministério profético (I Reis, 22) Eliseu:Profetizou durante os reinados de Jorão, Jeú, Joacaz e Joás. Era rico (I Reis, 19: 19). Um profeta mui consagrado que pediu o dobro de porção do espírito de Elias. Teve uma grande influência política e seus milagres superaram aos do próprio Elias. Eliseu:Profetizou durante os reinados de Jorão, Jeú, Joacaz e Joás. Era rico (I Reis, 19: 19). Um profeta mui consagrado que pediu o dobro de porção do espírito de Elias. Teve uma grande influência política e seus milagres superaram aos do próprio Elias.

11 Jonas:Profetizou durante o reinado dos reis Joás e Jeroboão II. Foi um profeta de êxito. Amós:Profetizou durante o reinado de Jeroboão II. Era pastor e ceifeiro de fruta de sicômoros silvestres. Originário de Judá, foi chamado a profetizar no reino de Israel. Oseías:Profetizou durante o reinado de 6 reis, desde jeroboão II até a deportação do reino. Foi uma pessoa culta. Obede:Profetizou durante o reinado de Peca. Conseguiu que o rei devolvesse os cativos de Judá que havia capturado (II Crônicas, 28: 9)

12 Semaías e Ido:Profetizaram durante os reinados de Salomão, Roboão e Abias. Ido é chamado tanto vidente como profeta. Foram cronistas do reino (II Crônicas, 9: 29; 12: 15; 13: 22) Isaías:Profetizou durante os reinados de Uzías, Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés. Era parente da família rela e se casou com uma profetiza. Aceitou o seu ministério profético com as palavras: Eis-me aqui, envia-me a mim (Isaías, 6: 8) Miquéias:Profetizou durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias. Descendia de uma família humilde, família de camponeses. Naum:Profetizou durante o reinado de Amon.

13 Habacuque, Sofonías e Joel: proeftizaram durante o reinado de Josías. Sofonías era de família real. Jeremías:profetizou durante os reinados de Josías, Joacaz, Joacim e Zedequias. Era sacerdote. Foi chamado ao ministério profético mui joven, dedicando-se 40 anos a este ministério. Acusado de traidor foi encarcerado e arrojado a uma cisterna. Ainda que as vezes quis deixar de profetizar, sentia em seu coração "como um fogo ardendo" que lhe levava a seguir profetizando (Jeremías, 20: 9) Hulda:Profetiza durante o reinado de Josías. Foi consultada por ordem direta do rei sobre o livro da Ley que se havia encontrado no templo (II Reis, 22: 14-20; II Crônicas, 34: 22-28) Abdias:profetizou durante o reinado de Sedequias.

14 Ezequiel:Era sacerdote. Crisado em jerusalém foi deportado a babilônia em tempos de Joaquim, onde permaneceu o resto de sua vida. Iniciou seu ministério profético aos 30 anos, quando tinha que haver iniciado o seu ministério sacerdotal. Sua esposa morreu no dia que nabucodonosor tomou a Jerusalém, mas Deus lhe proibiu colocar luto por ela. Daniel:de sangue real, foi deportado em sua juventude, foi uma luz em Babilônia e Medio-Persa onde exerceu vários cargos políticos. Influenciou em Ciro para que ordenasse o regresso do cativeiro.

15 Hageu e Zacarías: Animaram ao povo a reconstruir o templo no tempo de Zorobabel. Malaquías:seguramente profetizou no intervalo dos mandatos de Neemias, enquanto este estava com Artaxerxes. Foi o último profeta do antigo testamento.

16 Ainda que nenhum dos demais profetas teve uma missão mais elevada e uma obra maior que a de João, no entanto não lhe foi permitido ver o resultado de seu trabalho. Não teve o privilégio de acompanhar a Cristo e ser testemunha do divino poder que atuava com a Luz maior ao curar aos enfermos, ao devolver a vista aos cegos e o ouvir aos surdos. Tão pouco teve a oportunidade de ver a glória do Pai que brilhava na pessoa e nas palavras de seu Filho, nem de ver a extensão da sabedoria e poder divinos nas imensuráveis riquezas do conhecimento de Cristo. Aqueles que tiveram o privilégio de caminhar com Cristo enquanto esteve entre os homens; que puderam escutar seus ensinamentos enquanto pregava no templo, nas ruas, ou as multidões junto ao mar; que se assentaram com ele a mesa dos convidados e que o viram curar, consolar ou reprovar como requeria as circunstâncias, todos eles foram mais exaltados que João Batista E.G.W. (Review and Herald, abril 8, 1873)

17 O dom profético continuou no Novo Testamento com os seguintes profetas: Zacarias (Lucas, 1: 67) e seu filho João Batista (João, 1: 6-7) Simeão e Ana. Profetas idosos que tiveram o privilégio de ver ao menino Jesus no dia de sua apresentação (Lucas, 2: 25-38) Ágabo. Dava a entender pelo Espírito que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio (Atos, 11: 27-28) Bernabé, Simeão, por sobrenome Niger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. Profetas y maestros de Antioquía (Atos, 13: 1) As filhas de Felipe (Atos, 21: 8-9) João. Apóstolo e profeta é o último profeta canônico (Apocalipses, 1: 1)

18 Todos estes profetas eram homens comuns como somos nós, com seus defeitos e virtudes. Eles anelavam servir a Deus e estar em íntima comunhão com Ele. Receberam mensagens e estiveram dispostos a comunicar-las ao povo. Ainda que isto resultara em prisão ou morte, nenhuma de todas as suas palavras deixaram de cair em terra (I Samuel, 3: 19)

19 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões (Joel, 2: 28)

20 Hebreus, 4: 7


Carregar ppt "Lição 2 para o dia 10 de Janeiro de 2009. Desde o princípio a igreja de Deus teve o dom de profecia em seu meio como uma voz viva para aconselhar, admoestar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google