A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matemática D U Nome Data Ler e escrever números

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matemática D U Nome Data Ler e escrever números"— Transcrição da apresentação:

1 Matemática D U Nome Data Ler e escrever números
Completa preenchendo o quadro. D U 85 oitenta e 36 79 Efectuar operações em esquemas Resolve os esquemas apresentados. + 3 - 4 + 5 - 3 + 8 3 Decompor números em somas Completa as decomposições. 53 = _____ + _____ 60 = _____ + _____ 40 = _____ - 1 86 = _____ + _____ 90 = _____ + _____ 65 = _____ - 1 30 = _____ + _____ 43 = _____ + _____ 27 = _____ - 1 18 = _____ + _____ 37 = _____ + _____ 74 = _____ - 1 Composição de números Descobre os operadores. + - + - + 40 43 35 55 5 25

2 Matemática Nome Data Ordenar números inteiros numa régua graduada
Assinala os pontos na régua. A – 10 B – 35 C – 55 D – 70 E – 80 15 30 50 65 90 Ordem crescente e decrescente Liga os números com do maior para o menor. 8 22 26 58 69 84 2 15 37 43 67 98 Efectuar operações em esquemas Resolve os esquemas apresentados. + 5 - 6 + 8 - 2 + 10 9 Decompor números em somas Completa as decomposições. 34 = _____ + _____ 100 = _____ + _____ 61 = _____ - 1 80 = _____ + _____ 55 = _____ + _____ 38 = _____ - 2 15 = _____ + _____ 77 = _____ + _____ 84 = _____ - 1 27 = _____ + _____ 83 = _____ + _____ 25 = _____ - 2

3 Matemática Nome Data Ordenar números inteiros numa régua graduada
Assinala os pontos na régua. A – 100 B – 350 C – 550 D – 700 E – 800 150 300 500 650 900 Decompor números em somas Completa as decomposições. 394 = _____ + _____ + _____ 250 = _____ + _____ + _____ 86 = _____ + _____ 809 = _____ + _____ + _____ 507 = _____ + _____ + _____ 412 = _____ + _____ + _____ 260 = _____ + _____ + _____ 954 = _____ + _____ + _____ Composição de números Descobre os operadores. + x + 40 30 80 50 100 210 Raciocínio lógico Com os algarismos 1 – 2 – 3 escreve todos os números possíveis com os algarismos todos diferentes.

4 Nome Data Matemática Números pares e ímpares Escreve os números pares compreendidos entre 50 e 70. 50 70 Escreve os números ímpares compreendidos entre 31 e 51. 31 51 Efectuar operações Efectua as operações e completa os quadros.  + 20 40 60  x 2 4 5 100 7 260 9 Relacionar unidade, dezena e centena Escreve o valor dos algarismos nos números. 5 2 4 3 6 5 8 9 1 7 3 2 20 300 1 Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes Ordena os números em sequência crescente : 500 676 610 524 601 542 561 ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______

5 Matemática Nome Data Ordenar números inteiros numa régua graduada
Escreve os números que faltam nas réguas.. 310 300 400 390 400 300 Relação de ordem (>, < e =) Coloca o sinal correcto (>, < e =) 310 480 100 401 408 400 426 301 208 264 103 106 adições multiplicações Composição e decomposição de operações transforma em… 4 x 2 = ___ + ___ + ___ + ___ = ___ 4 x 7 = ___ + ___ + ___ + ___ = ___ 4 x 3 = ___ + ___ + ___ + ___ = ___ 4 x 4 = ___ + ___ + ___ + ___ = ___ 4 x 9 = ___ + ___ + ___ + ___ = ___ 4 x 5 = ___ + ___ + ___ + ___ = ___ = ___ x ___ = ___ = ___ x ___ = ___ = ___ x ___ = ___ = ___ x ___ = ___ = ___ x ___ = ___ = ___ x ___ = ___

6 Nome Data Matemática Relacionar unidade, dezena e centena Escreve o valor dos algarismos nos números. 8 4 5 9 1 0 6 7 3 2 0 8 Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes Ordena os números em sequência decrescente : 701 790 709 700 740 709 719 ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ Relação de ordem (>, < e =) Coloca o sinal correcto (>, < e =) Ligar com um traço os valores iguais. 4 x 6 8 2 x 20 4 x 8 4 x 4 4 x 5 4 x 3 4 x 9 2 x 10 4 x 2 40 3 x 8 4 x 10 24 2 x 4 Cálculo mental Calcula mentalmente. 4 x = ____ 4 x = ____ 4 x = ____ 4 x = ____ 2 x = ____ 3 x = ____ 3 x = ____ 2 x = ____ 4 x = ____ 4 x = ____ 4 x = ____ 5 x = ____

7 Matemática > > > > > > Nome Data
adições multiplicações Composição e decomposição de operações transforma em… 4 x 6 = ___ + ___ + ___ + ___ = ___ 4 x 7 = ___ + ___ + ___ + ___ = ___ 4 x 3 = ___ + ___ + ___ + ___ = ___ 4 x 1 = ___ + ___ + ___ + ___ = ___ 4 x 8 = ___ + ___ + ___ + ___ = ___ 4 x 9 = ___ + ___ + ___ + ___ = ___ = ___ x ___ = ___ = ___ x ___ = ___ = ___ x ___ = ___ = ___ x ___ = ___ = ___ x ___ = ___ = ___ x ___ = ___ Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes Ordena os números em sequência crescente : 74 57 91 81 47 8 54 > > > > > > Problemas Resolve. O Tó tinha 87 lápis. O avô deu-lhe mais 39. Com quantos lápis ficou o Tó ? R : _____________________________________________________________

8 Matemática Nome Data A multiplicação Sólidos Geométricas
Completa as correspondências. 2 x 5 2 x 7 3 x 7 2 x 9 3 x 5 2 x 8 3 x 9 3 x 4 14 10 27 12 18 15 16 21 Sólidos Geométricas Pinta de verde os sólidos geométricos apenas. Efectuar operações em esquemas Resolve os esquemas apresentados. x 4 - 4 + 6 - 3 x 2 2 x 2 - 14 + 15 - 7 x 5 8

9 Matemática 12 32 Nome Data Linhas curvas e linhas rectas
Cobre as linhas curvas de vermelho e as linhas rectas de azul. Pinta o desenho. Números Ordinais Completa as decomposições. 15.º trigésimo 26.º sétimo Números pares e ímpares Escreve os números pares compreendidos entre 12 e 32. 12 32

10 Matemática Nome Data Problemas Relação de ordem (>, < e =)
Resolve. Havia 140 cerejas numa travessa. A Eva comeu 6 dezenas. Quantas cerejas ficaram na travessa ? R : _____________________________________________________________ Relação de ordem (>, < e =) Coloca o sinal correcto (>, < e =) A multiplicação Completa as correspondências. 5 x 5 4 x 7 3 x 7 4 x 3 4 x 6 2 x 10 5 x 2 3 x 6 28 10 25 12 18 21 24 20

11 Matemática Nome Data 8 6 7 5 3 2 4 2 5 3 Problemas As tabuadas
Resolve. A Jessica e a Filipa estão a fazer uma colecção de cromos. A Jessica colocou quatro dezenas de cromos na caderneta e a Filipa colou 57. Quantos cromos colaram ao todo ? R : _____________________________________________________________ As tabuadas Completa o quadro. x 8 6 7 5 3 2 4 2 5 3 Frisos, rosáceas e figuras geométricas Completa o ritmo.

12 Matemática > > > > > 58 - 189 - 37 - 125 - 92 - 164 -
Nome Data Matemática Problemas Observa os objectos representados na figura. Escreve o nome do sólido geométrico a que podes associar cada um deles. A - B - C - D - Leitura e escrita de números Escreve os números por extenso. 58 - 189 - 37 - 125 - 92 - 164 - Ordens crescentes e decrescentes Ordena os números do maior para o menor. 32 65 81 43 56 94 > > > > >

13 Nome Data Matemática Números ordinais Num jogo participam várias equipas, cada uma com dois elementos. Observa o quadro da pontuação dos concorrentes melhor classificados. Quantos pontos obteve a equipa M ? Equipa C Equipa P Equipa M Diogo Filipe Bruno Hugo Emanuel Iuri Qual das equipas ficou em 1.º lugar ? 16 14 17 15 13 18 Em que lugar ficou a equipa C ? A equipa B ficou cinco lugares depois da equipa M. Em que lugar ficou ? Problemas Resolve. Num comboio viajam 98 pessoas. Numa estação saíram 19 passageiros. Quantas pessoas seguiram viagem ? R : _____________________________________________________________ Relação de ordem (>, < e =) Completa com um dos sinais >, < ou =. 35 72 + 8 80 50 42 + 3 200 140 70 - 7 65

14 Matemática Nome Data Composição de números
Descobre os operadores. + x + 100 60 140 20 60 150 Relação de ordem (>, < e =) Coloca o sinal correcto (>, < e =) 4 x 200 4 x 100 674 806 3 x 5 476 860 5 x 3 5 x 100 Efectuar operações em esquemas Resolve os esquemas apresentados. x 4 - 14 + 5 - 7 x 2 6 Efectuar operações de multiplicação em quadros Efectua as operações e completa os quadros..  x 2 3  x 3 2 5  x 5 3 2 5 20 9 4 4 16 3 2 40 2

15 Matemática 62 82 43 63 Nome Data Cálculo mental
Ligar com um traço os valores iguais. 5 x 0 20 15 5 x 9 5 x 10 40 5 5 x 3 5 x 4 10 45 5 x 1 5 x 8 35 5 x 6 5 x 2 50 30 5 x 7 Decompor números em somas Completa as decomposições. 981 = _____ + _____ + _____ 630 = _____ + _____ + _____ 87 = _____ + _____ 463 = _____ + _____ + _____ 263 = _____ + _____ + _____ 758 = _____ + _____ + _____ 672 = _____ + _____ + _____ 202 = _____ + _____ + _____ 845 = _____ + _____ + _____ 888 = _____ + _____ + _____ Números pares e ímpares Escreve os números pares compreendidos entre 62 e 82. 62 82 Escreve os números ímpares compreendidos entre 43 e 63. 43 63

16 Matemática Nome Data Ler e escrever números
Escreve por extenso. 749 – 7 centenas, 4 dezenas e 9 unidades 913 – __________________________________________________________ 85 – ___________________________________________________________ 428 – _________________________________________________________ 56 – ___________________________________________________________ 126 – _________________________________________________________ 649 – __________________________________________________________ Realizar contagens de 10 em 10, 20 em 20 e 50 em 50 Preenche as sequências. De 10 em 10 120 170 220 De 20 em 20 80 100 280 De 50 em 50 150 350 650 Raciocínio lógico Com os algarismos 5 – 4 – 7 escreve todos os números possíveis com os algarismos todos diferentes.

17 Matemática Nome Data Números pares e ímpares Cálculo mental
Rodeia os número ímpares com um 18 39 26 58 35 84 53 15 37 123 67 98 Sublinho os números pares. 49 45 72 94 35 76 38 34 85 186 71 278 Coloca os números pares que sublinhaste, por ordem crescente. ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ Cálculo mental Ligar com um traço os valores iguais. 123 90 16 x 6 435 96 19 x 3 78 57 18 x 5 Efectuar operações em esquemas Resolve os esquemas apresentados. x 3 - 10 + 8 - 15 x 4 9

18 Matemática Miguel Sara Filipa Carlos Nome Data
Reconhecer os operadores (metade, dobro, triplo, quádruplo) Calculo a idade dos amigos da Salima. Miguel Sara Filipa Carlos dobro triplo quádruplo metade Salima 8 anos Cálculo mental Completa mentalmente. = ____ 10 – 5 = ____ = ____ 100 – 50 = ____ = ____ 200 – 50 = ____ = ____ 300 – 50 = ____ = ____ 400 – 50 = ____ = ____ 500 – 50 = ____ = ____ 600 – 50 = ____ = ____ 700 – 50 = ____ = ____ 800 – 50 = ____ Figuras Geométricas Escreve o nome das figuras geométricas.

19 Matemática Nome Data Relação de ordem (>, < e =)
Coloca o sinal correcto (>, < e =) 100 200 90 2 x 7 8 x 4 5 x 5 5 x 3 4 x 8 4 x 6 680 729 900 Números ordinais Completa. ANTES DEPOIS ANTES DEPOIS nono segundo sétimo quarto quinto oitavo terceiro décimo sexto vigésimo Sólidos Geométricos Escreve o nome dos sólidos geométricos.

20 Matemática Nome Data Relacionar centena, dezena e unidade
Completa. uma dezena ► uma unidade ► meia dúzia ► uma centena ► meia dezena ► centena e meia ► meia centena ► uma dúzia ► um quarteirão ► Cálculo mental Ligar com um traço os valores iguais. 10 x 2 2 + 10 10 + 2 3 x 4 5 x 2 8 + 2 2 x 5 2 x 10 Realizar contagens de 5 em 5 e 10 em 10 Preenche as sequências. + 5 45 + 10 90 Reconhecer os operadores (metade, dobro, triplo, quádruplo) Escreve… o dobro de 6 ► _____ o dobro de 15 ► _____ o triplo de ► _____ metade de 8 ► _____ metade de 20 ► _____ o metade de 14 ► _____ o triplo de 5 ► _____ o dobro de 25 ► _____ quádruplo de 2 ► _____

21 Matemática C D U 60 80 Nome Data Ler e escrever números
Completa preenchendo o quadro. C D U 205 duzentos e 360 582 Números pares e ímpares Escreve os números pares compreendidos entre 60 e 80. 60 80 Efectuar operações Efectua as operações e completa os quadros.  + 30 50 70  x 3 5 4 200 8 350 6 Realizar contagens de 50 em 50 Preenche as sequências. 450 700 950 Decomposição de números em somas Completa. 200 + 350 - = 250 400 + 650 - = 500

22 Matemática Nome Data Instruções
Reconhecer os operadores (metade, dobro, triplo, quádruplo) Escreve V (verdadeira) ou F (falsa) em cada uma das afirmações. 10 é o dobro de ► O quádruplo de 6 é ► O triplo de 3 é ► 15 é, ao mesmo tempo, metade de 30 e triplo de 5 ► Traçar itinerários Traça, no quadriculado, o caminho do cão para o osso, seguindo as instruções. Instruções duas quadriculas para baixo três quadrículas para a esquerda uma quadricula para baixo oito quadriculas para a esquerda duas quadriculas para baixo seis quadriculas para a esquerda uma quadricula para cima

23 Matemática Nome Data Decompor números em somas Cálculo mental
Completa as decomposições. 561 = _____ + _____ + _____ 367 = _____ + _____ 125 = _____ + _____ 108 = _____ + _____ + _____ 934 = _____ + _____ 804 = _____ + _____ 495 = _____ + _____ + _____ 128 = _____ + _____ 690 = _____ + _____ 740 = _____ + _____ + _____ 602 = _____ + _____ 412 = _____ + _____ 933 = _____ + _____ + _____ 779 = _____ + _____ 971 = _____ + _____ Cálculo mental Ligar com um traço os valores iguais. 525 68 19 x 5 250 39 13 x 3 874 95 34 x 2 Efectuar operações em esquemas Resolve os esquemas apresentados. x 4 - 6 + 10 - 22 x 3 7 x 5 - 15 + 14 - 16 x 5 5 x 2 - 4 + 6 - 4 x 4 3

24 Matemática Nome Data Ordenar números inteiros numa régua graduada
Assinala os pontos na régua. A – 150 B – 400 C – 650 D – 800 E – 1000 100 300 500 700 900 Decompor números em somas Completa as decomposições. 789 = _____ + _____ + _____ 934 = _____ + _____ + _____ + _____ 128 = _____ + _____ + _____ 281 = _____ + _____ + _____ + _____ 402 = _____ + _____ 547 = _____ + _____ + _____ + _____ 885 = _____ + _____ 400 = _____ + _____ + _____ + _____ Composição de números Descobre os operadores. + x + 70 40 90 20 40 150 Raciocínio lógico Com os algarismos 7 – 8 – 4 escreve todos os números possíveis com os algarismos todos diferentes.

25 Nome Data Matemática Relação de ordem (>, < e =) Coloca o sinal correcto (>, < e =) Calcula. 57 x 2 = 32 x 4 = 83 100 79 132 856 520 48 x 4 = 76 x 5 = 9 x 10 = 84 x 3 = Cálculo mental Calcula mentalmente. 4 x = ____ 8 x = ____ 3 x = ____ 5 x = ____ 5 x = ____ 6 x = ____ 3 x = ____ 2 x = ____ 2 x = ____ 5 x = ____ 8 x = ____ 2 x = ____ Relacionar unidade, dezena e centena Escreve o valor dos algarismos nos números. 7 8 0 5 3 6 4 6 4 2 9 1 Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes Ordena os números em sequência crescente : 701 781 728 78 777 71 707 ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______

26 Matemática Nome Data Ler e escrever números Decompor números em somas
Escreve em algarismos. nove dezenas – __________ uma centena, três dezenas e cinco unidades – __________ vinte e oito dezenas – __________ duas centenas e seis unidades – __________ quinhentas e doze unidades – __________ Decompor números em somas Completa as decomposições. 431 = _____ + _____ + _____ 787 = _____ + _____ + _____ + _____ 105 = _____ + _____ + _____ 666 = _____ + _____ + _____ + _____ 840 = _____ + _____ + _____ 304 = _____ + _____ + _____ + _____ Números pares e ímpares Pinta os números ímpares. 34 45 87 20 27 23 99 50 56 93 46 61 80 75 22 89 Reconhecer os operadores (metade, dobro, triplo, quádruplo) Completa a sequência. Repara no que indica a seta. o dobro de 10

27 Matemática C D U Nome Data 1 4 3 9 6 2 9 3 4 + - + 4 8 2 2 2 1
Efectuar operações em esquemas Resolve os esquemas apresentados. - 5 x 2 + 15 x 3 35 x 8 - 25 + 5 x 2 5 Decomposição de números em somas Completa. 200 + 175 + = 250 = 275 3 x 570 - = 12 = 500 x 2 x 4 = 12 Efectuar operações Descobre os algarismos que faltam nas operações. 1 4 3 9 6 2 9 3 4 + - + 4 8 2 2 2 1 Ler e escrever números Completa preenchendo o quadro. C D U 630 397 984

28 Nome Data Matemática Relacionar unidade, dezena e centena Escreve o valor dos algarismos nos números. 5 0 1 8 4 8 4 5 2 7 5 7 Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes Ordena os números em sequência decrescente : 457 567 545 934 945 246 346 ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ Ordenar números inteiros numa régua graduada Assinala os pontos na régua. A – 200 B – 450 C – 750 D – 600 E – 950 100 300 500 700 900 Efectuar operações Efectua as operações e completa os quadros.  x 2 5 3  x 10 8 3 9 4 6 3

29 Matemática Nome Data Ler e escrever números Decompor números em somas
Escreve em algarismos. sete dezenas – __________ duas centenas, cinco dezenas e oito unidades – __________ setenta e duas dezenas – __________ uma centena e nove unidades – __________ seiscentas e vinte e quatro unidades – __________ Decompor números em somas Completa as decomposições. 846 = _____ + _____ + _____ 347 = _____ + _____ + _____ + _____ 239 = _____ + _____ + _____ 938 = _____ + _____ + _____ + _____ 592 = _____ + _____ + _____ 483 = _____ + _____ + _____ + _____ Números pares e ímpares Pinta os números pares. 40 65 97 22 47 54 29 30 86 73 16 31 44 68 55 93 Reconhecer os operadores (metade, dobro, triplo, quádruplo) Completa a sequência. Repara no que indica a seta. o dobro de 8

30 Matemática C D U Nome Data Efectuar operações em esquemas
Resolve os esquemas apresentados. - 6 x 2 + 20 x 4 46 x 3 - 20 + 3 x 9 9 Decomposição de números em somas Completa. 600 + 365 + = 625 = 565 4 x 480 - = 16 = 400 x 4 x 3 = 20 = 21 Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes Ordena os números em sequência decrescente : 437 130 296 640 460 310 103 ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ Ler e escrever números Completa preenchendo o quadro. C D U 998 503 117

31 Matemática Nome Data Instruções Desenhar no geoplano
Desenha no geoplano a figura que obténs se ligares os pontos indicados na tabela. (2b) (4d) (1d) (2b) 4 3 2 1 Como se chama a figura ? ________________ a b c d e f Traçar itinerários Traça, no quadriculado, o caminho do Carlos para casa, seguindo as instruções. Carlos Casa Instruções três quadriculas para baixo seis quadrículas para a direita duas quadricula para cima dez quadriculas para a direita três quadriculas para baixo

32 Matemática 705 Nome Data Ler e escrever números
Liga o número seguinte à sua leitura correcta. setenta e cinco unidades setecentas e cinco dezenas 705 sete centenas e cinco unidades sete centenas e cinco dezenas Decompor números em somas Decompõe os números. 325 = _____ + _____ + _____ 520 = _____ + _____ + _____ + _____ 702 = _____ + _____ + _____ 852 = _____ + _____ + _____ + _____ 106 = _____ + _____ + _____ 494 = _____ + _____ + _____ + _____ Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes Escreve os números do menor para o maior. 374 310 962 406 640 130 301 ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ Reconhecer os operadores (metade, dobro, triplo, quádruplo) Completa a sequência. Repara no que indica a seta. o triplo de 6

33 Matemática Nome Data Ler e escrever números
Assinala com  o número que satisfaz as seguintes condições : É impar. O algarismo das centenas é 4. O algarismo das dezenas é o número par imediatamente a seguir ao 4. 468 641 463 425 Reconhecer os operadores (terça parte e quarta parte) Pinta em cada figura a parte indicada. O Euro Escreve o valor das moedas.

34 Matemática Nome Data Regras da multiplicação
Completa como nos exemplos. 1 10 35 380 25 x 48 x 142 x = 35 x 273 x 508 x = 38 x 50 x 75 x = 1 10 508 750 Reconhecer os operadores (metade, dobro, triplo, quádruplo) Calcula mentalmente : O dobro de Metade de 4 8 10 25 100 50 40 28 16 4 O triplo de A terça parte de 6 12 15 30 50 45 30 18 12 9 O Euro Completa. moedas de 1 moeda de vale tanto como moedas de moedas de

35 Matemática Nome Data A Área
Tomando como unidade de medida cada quadrícula do quadriculado, desenha figuras com a seguinte áreas : Figura A – 10 Figura B – 14 Figura C – 9 Efectuar operações de multiplicação em quadros Efectua as operações e completa os quadros..  x 2 3  x 6 4 3  x 4 7 2 5 25 12 3 6 20 4 4 9 5 Reconhecer os operadores (metade, dobro, triplo, quádruplo) Completa a sequência. Repara no que indica a seta. o quádruplo de 4

36 Matemática A D C B E Nome Data Relação de ordem (>, < e =)
Coloca um dos sinal (>, < e =) Dobro de 4 Metade de 200 Quádruplo de 9 Metade de 20 Dobro de 50 Quíntuplo de 6 Números Ordinais Escreve por extenso os números ordinais. 8.º __________________ 14.º _________________ 5.º __________________ 27.º _________________ 2.º __________________ 11.º _________________ A Área Observa as figuras no quadriculado. Toma por unidade de medida o quadrado A. A D C B E - Indica duas figuras com a mesma área. _____ e _____ - Indica a figura de maior área. _____

37 Matemática Nome Data Decompor números em somas
Completa as decomposições. 903 = _____ + _____ + _____ 492 = _____ + _____ 613 = _____ + _____ 563 = _____ + _____ + _____ 398 = _____ + _____ 538 = _____ + _____ 968 = _____ + _____ + _____ 593 = _____ + _____ 937 = _____ + _____ 395 = _____ + _____ + _____ 694 = _____ + _____ 274 = _____ + _____ 219 = _____ + _____ + _____ 782 = _____ + _____ 856 = _____ + _____ Reconhecer os operadores (metade, dobro, triplo, quádruplo) Calcula mentalmente : A terça parte A quarta parte 3 9 18 24 30 8 16 24 32 40 Efectuar operações em esquemas Resolve os esquemas apresentados. x 5 - 5 + 20 - 10 x 1 9 x 3 - 4 + 12 - 15 x 8 4 x 2 - 6 + 14 - 10 x 7 6

38 Matemática Nome Data Ler e escrever números Números pares e ímpares
Escreve, por extenso. Escreve, em algarismos. 116 - Trezentas e dezasseis unidades 259 Quatro centenas, duas dezenas e nove unidades 503 - Cinco dezenas 771 - Novecentas e doze unidades 1010 - Mil cento e catorze unidades Números pares e ímpares Completa a série de números pares : 2, ___, 6, ___, 10, ___, ___, ___, 18, ___, ___, ___, 26, ___, 30, ___, ___, 36, ___, ___, ___, 44, ___, ___, 50, ___, ___, ___, ___, ___, 62, ___, ___, ___, 70 Completa a série de números ímpares : 25, ___, ___, 31, ___, ___, ___, 39, ___, ___, ___, ___, 49, ___, ___, 55,___, ___, ___, 63, ___, ___, ___, ___, ___, 75,___, ___, ___, ___, ___, ___, 91, ___ Cálculo mental Completa : 5 + 8 = 9 - 4 = 4 x 8 = = = 7 x 5 = = = 10 x 4 = = = 8 x 3 = = = 7 x 1 = = = 34 x 0 =

39 Matemática Nome Data Ler e escrever números Números pares e ímpares
Completa e escreve, por extenso : 509 = → 643 = ____ + ____ + ____ → 928 = ____ + ____ + ____ → 362 = ____ + ____ + ____ → Números pares e ímpares Utilizando os algarismos 1 ● 4 ● 6, escreve : - O maior número possível. - O menor número possível. - Um número par. - Um número ímpar. Reconhecer os operadores (metade, dobro, triplo, quádruplo) Calcula mentalmente : O quíntuplo A quarta parte 2 5 7 9 15 4 12 20 28 36 Efectuar operações em quadros Efectua : + 12 24 36 - 15 20 50 x 10 15 20 7 68 2 9 75 3 15 100 4

40 Matemática Nome Data A Área
Tomando como unidade de medida cada quadrícula do quadriculado, desenha figuras com a seguinte áreas : Figura A – 7 Figura B – 13 Figura C – 19 Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes Ordena os números em sequência decrescente : 539 530 653 193 635 359 553 ______ > ______ > ______ > ______ > ______ > ______ > ______ Reconhecer os operadores (metade, terça parte e quarta parte) Calcula mentalmente : A terça parte A quinta parte 12 18 21 27 30 5 15 30 45 50

41 Matemática 815 Nome Data Relação de ordem (>, < e =)
Coloca um dos sinal (>, < e =) Triplo de 6 Um quarteirão A quarta parte de 16 Metade de 18 Dobro de 15 Quádruplo de 4 Ordenar números inteiros numa régua graduada Assinala os pontos na régua. A – 250 B – 400 C – 750 D – 800 E – 1000 150 300 500 650 900 Composição de números Descobre os operadores. + x + 80 50 70 60 600 686 Ler e escrever números Liga o número seguinte à sua leitura correcta. oitenta e cinco unidades oito centenas e quinze unidades 815 oitenta e uma dezenas oito centenas e cinco unidades

42 Nome Data Matemática Reconhecer os operadores (terça parte e quarta parte) Pinta em cada figura a parte indicada. 1 1 1 1 2 3 5 4 O Euro Liga cada moeda à etiqueta respectiva. 1 Euro 20 cêntimos 50 cêntimos 2 Euros 10 cêntimos 5 cêntimos Ler e escrever números Escreve um número que : Seja impar; Esteja entre 258 e 270; O algarismo das dezenas seja 6; Tenha os algarismos todos diferentes. R.:

43 Matemática Nome Data Efectuar divisões simples
Descobrir o que falta. Numa divisão Numa divisão o divisor é 2; o dividendo é 6; o quociente é _____; o resto é _____. o dividendo é 12; o divisor é 4; o quociente é _____; o resto é _____. Realizar contagens de 50 em 50, 100 em 100 e 200 em 200 Preenche as sequências. De 50 em 50 150 400 650 De 100 em 100 135 235 1135 De 200 em 200 80 280 2080 Ler e escrever números Assinala com  o número que satisfaz as seguintes condições : É par. O algarismo das centenas é 5. O algarismo das dezenas é o número ímpar imediatamente a seguir ao 7. 598 642 593 547

44 Matemática Nome Data Reconhecer os operadores
Completa. 3x 1 3 Número Triplo Número Terça parte 9 9 30 30 120 300 4x 1 4 Número Quádruplo Número Quarte parte 15 8 60 20 200 400 Efectuar divisões simples Descobrir o que falta. Numa divisão Numa divisão o divisor é 4; o dividendo é 16; o quociente é _____; o resto é _____. o dividendo é 27; o divisor é 3; o quociente é _____; o resto é _____.

45 Matemática Nome Data Números pares e ímpares Ler e escrever números
Pinta só os números pares. Pinta só os números ímpares. 60 69 72 76 77 81 131 32 135 139 140 143 82 83 86 87 89 90 148 149 150 154 158 159 93 95 96 98 99 100 161 164 167 169 170 172 101 103 104 106 110 111 175 177 178 180 183 187 113 116 117 120 121 124 193 196 198 201 202 206 Ler e escrever números Completa e escreve, por extenso : 1386 = → 1745 = ____ + ____ + ____ → 1802 = ____ + ____ + ____ → 1139 = ____ + ____ + ____ → Efectuar operações de multiplicação em quadros Efectua as operações e completa os quadros..  x 1 5 10 20 35 40 75 80 90 100 3 5 4

46 Nome Data Matemática Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes Escreve os números do menor para o maior. 604 980 992 646 648 990 619 ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ Relação de ordem (>, < e =) Coloca o sinal correcto (>, < e =) Calcula. 65 x 2 = 87 x 4 = 93 150 115 589 904 698 93 x 4 = 55 x 5 = 10 x 10 = 14 x 6 = A Área Tomando como unidade de medida cada quadrícula do quadriculado, desenha : - um quadrado com 16 um rectângulo com 18 uma figura com 12

47 Nome Data Matemática 1 Calcula e escreve por extenso. 847 - 296 963 - 585 749 - 480 c d u c d u c d u - - - 1649 x 4 1849 x 2 1275 x 3 m c d u m c d u m c d u x x x 32 4 : = 25 : 5 = 21 3 : = 18 2 : = quociente : ____ quociente : ____ quociente : ____ quociente : ____ resto : ________ resto : ________ resto : ________ resto : ________

48 Matemática Nome Data Composição e decomposição de números
Completa. 700 + 200 + 100 = 190 + 85 + 10 500 + + 100 = 1000 + 400 + 400 + = 1000 300 + 300 + 400 = Ler e escrever números Escreve por extenso. 1378 – ___________________________________________________________ 1945 – ___________________________________________________________ 2061 – ___________________________________________________________ 3732 – ___________________________________________________________ Relacionar unidades, dezenas, centenas e milhar Escreve as palavras UNIDADES, DEZENAS, CENTENAS e MILHAR 1 8 7 5 Reconhecer os operadores (metade, terça parte e quarta parte) Assinala com um  a terça parte de 6. 3 12 2 1

49 Matemática Nome Data Cálculo mental Sólidos Geométricos
Completa. 10 x 2 2 + 10 10 + 2 3 x 4 5 x 2 8 + 2 2 x 5 2 x 10 Sólidos Geométricos Escreve o nome dos sólidos geométricos. Relação de ordem (>, < e =) Coloca o sinal correcto (>, < e =) 100 200 90 680 729 999 Figuras Geométricas Escreve o nome das figuras geométricas.

50 Matemática Nome Data Números ordinais Noções Temporais
Completa por extenso. ANTES DEPOIS ANTES DEPOIS 3.º 6.º 7.º 4.º 9.º 2.º 5.º 8.º 14.º 19.º 12.º 17.º Noções Temporais Completa. ANTES DEPOIS Sábado Domingo Terça-feira Quinta-feira Quarta-feira Sexta-feira Segunda-feira

51 Matemática Nome Data Figuras geométricas
Completa as figuras geométricas. quadrado triângulo rectângulo Reconhecer os operadores (o dobro, o triplo e o quádruplo) Calcula. o dobro o triplo o quádruplo 10 23 5 12 25 10 24 32 50 52 43 60 Reconhecer os operadores (a metade, a terça, quarta e quinta parte) Pinta. a metade a terça parte a quarta parte a quinta parte

52 Matemática Nome Data Relacionar horas com minutos
Põe os ponteiros dos relógios no local correcto. 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 6 horas 12 horas 19 horas Relacionar dezenas, centenas, dúzia, dezena e quarteirão Completa. uma dezena → meia dezena → um quarteirão → uma dúzia → meia dúzia → um milhar → uma centena → meia centena → meio milhar → Os meses do ano Completa. mês dias Janeiro Fevereiro Maio Novembro Junho

53 Nome Data Matemática 1 Calcula e escreve por extenso. 562 - 487 834 - 404 902 - 125 c d u c d u c d u - - - 2347 x 3 2641 x 4 2795 x 2 m c d u m c d u m c d u x x x 20 4 : = 45 : 5 = 24 3 : = 12 2 : = quociente : ____ quociente : ____ quociente : ____ quociente : ____ resto : ________ resto : ________ resto : ________ resto : ________

54 Matemática Nome Data Realizar contagens de 10 em 10
Completa a série, escrevendo os números de 10 em 10. 650 Ler e escrever números Escreve, por extenso. Escreve, em algarismos. 343 - Seiscentas e vinte unidades 275 Quinhentas e sete unidades 998 - Trinta e cinco dezenas 1046 - Nove centenas 2385 - Dois milhares e duas unidades O Euro Completa. 4 moedas de ____ cents 1 moeda de vale tanto como 2 moedas de ____ euros 10 moedas de ____ cents Ler e escrever números Assinala com  o número que satisfaz as seguintes condições : É ímpar. O algarismo das centenas é 2 O algarismo das dezenas é o número ímpar imediatamente a seguir ao 5. 258 272 273 677

55 Matemática Nome Data A Área Relacionar horas com minutos
Tomando como unidade de medida cada quadrícula do quadriculado, desenha figuras com a seguinte áreas : Figura A – 15 Figura B – 27 Figura C – 30 Relacionar horas com minutos Põe os ponteiros dos relógios no local correcto. 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 ____ h e ____min ____ h e ____min ____ h e ____min - Se avançares o ponteiro do último relógio 15 minutos, serão ____ h e ____ min.

56 Matemática 1 1 1 1 2 3 5 4 Nome Data Ler e escrever números
Escreve por extenso. 105 – 1 centena, 0 dezenas e 5 unidades 571 – __________________________________________________________ 92 – ___________________________________________________________ 352 – _________________________________________________________ 957 – ___________________________________________________________ 1037 – _________________________________________________________ 1739 – __________________________________________________________ Reconhecer os operadores Pinta em cada figura a parte indicada. 1 1 1 1 2 3 5 4 Assinala com um  o quádruplo de 12. 24 48 46 62

57 Matemática 412 Nome Data Ler e escrever números
Liga o número seguinte à sua leitura correcta. quarenta e uma dezenas quatrocentos e dois 412 quatro centenas e duas unidades quatrocentas e doze unidades Decompor números em somas Decompõe os números. 940 = _____ + _____ + _____ 385 = _____ + _____ + _____ + _____ 631 = _____ + _____ + _____ 629 = _____ + _____ + _____ + _____ 705 = _____ + _____ + _____ 555 = _____ + _____ + _____ + _____ Relação de ordem (>, < e =) Coloca um dos sinal (>, < e =) Triplo de 5 Dobro de 200 A terça parte de 3 Metade de 30 Metade de 1000 Metade de 8 Números Ordinais Escreve por extenso os números ordinais. 1.º __________________ 24.º _________________ 9.º __________________ 18.º _________________ 15.º _________________ 30.º _________________

58 Matemática B D C E A Nome Data
Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes Ordena os números em sequência decrescente : 347 310 692 460 640 374 406 ______ > ______ > ______ > ______ > ______ > ______ > ______ A Área Observa as figuras no quadriculado. Toma por unidade de medida o quadrado A. B D C E A - Indica duas figuras com a mesma área. _____ e _____ - Indica a figura de maior área. _____ Efectuar operações em esquemas Resolve os esquemas apresentados. x 4 - 2 + 60 - 20 x 10 8

59 Nome Data Matemática 1 Calcula e escreve por extenso. 945 - 783 501 - 498 413 - 283 c d u c d u c d u - - - 1639 x 2 1034 x 5 2500 x 3 m c d u m c d u m c d u x x x 18 2 : = 21 : 7 = 40 5 : = 24 3 : = quociente : ____ quociente : ____ quociente : ____ quociente : ____ resto : ________ resto : ________ resto : ________ resto : ________

60 Nome Data Matemática 1 Calcula e escreve por extenso. 693 - 487 241 - 189 745 - 569 c d u c d u c d u - - - 574 x 5 1206 x 2 1736 x 4 m c d u m c d u m c d u x x x 36 4 : = 14 : 2 = 35 5 : = 15 3 : = quociente : ____ quociente : ____ quociente : ____ quociente : ____ resto : ________ resto : ________ resto : ________ resto : ________

61 Matemática 1020 Nome Data Ler e escrever números
Liga o número seguinte à sua leitura correcta. mil e duas unidades um milhar e duas centenas 1020 um milhar e vinte unidades mil e duzentos Composição e decomposição de números Completa. 500 + 400 + 100 = 620 + 70 + 10 800 + + 200 = 1200 + 600 + 400 + = 1500 500 + 500 + 500 = Relacionar horas com minutos Põe os ponteiros dos relógios no local correcto. 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 ____ h e ____min ____ h e ____min ____ h e ____min

62 Matemática C D U Nome Data Ler e escrever números
Completa preenchendo o quadro. C D U 353 setenta e nove unidades 2 7 oitocentas e quatro unidades unidades dezenas □ O número 270 tem centenas Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes Ordena os números em sequência decrescente : 370 459 124 600 572 ______ > ______ > ______ > ______ > ______ Relação de ordem (>, < e =) Coloca o sinal correcto (>, < e =) 125 350 225 450 o dobro de 250 triplo de 150 o quádruplo de 120 500 600 460

63 Matemática Nome Data Composição de números
Descobre os operadores. + 50 + 25 100 25 + 50 500 Relacionar horas com minutos Põe os ponteiros dos relógios no local correcto. 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 8 h 21 h 30 m 16 h Unidades de volume Tomando como unidade de medida , assinala a construção com maior volume.

64 Matemática Nome Data Simetrias Ler e escrever números
Observa a imagem e desenha uma figura simétrica. Repara no eixo de simetria. Ler e escrever números Escreve por extenso. 1963 – 1 milhar, 9 centenas, 6 dezenas e 3 unidades 2795 – __________________________________________________________ 1836 – ___________________________________________________________ 949 – _________________________________________________________ 1058 – ___________________________________________________________ 2173 – _________________________________________________________ 5930 – __________________________________________________________ 581 – _________________________________________________________ 1404 – __________________________________________________________

65 Nome Data Matemática 1 Calcula e escreve por extenso. 3859 - 683 1734 - 1395 284 + 843 + 452 c d u c d u c d u - - - 2749 x 4 734 x 5 1234 x 8 m c d u m c d u m c d u x x x 16 4 : = 20 2 : = 15 : 5 = 6 : 3 = quociente : ____ quociente : ____ quociente : ____ quociente : ____ resto : ________ resto : ________ resto : ________ resto : ________

66 Matemática Nome Data Simetrias Unidades de volume
Observa as imagens de cada figura. Repara no eixo de simetria. Traça o eixo de simetria em cada desenho do quadriculado. Unidades de volume Tomando como unidade de medida , assinala a construção com maior volume. Composição de números Descobre os operadores. + 80 + 20 200 40 + 80 700

67 Matemática Nome Data Crucigramas Cálculo mental
Completa o crucigrama 3. 5. 4. 6. Metade de 6 é… 4 é a metade de… A terça parte de 12 é… 6 é a terça parte de… A quarta parte de 20 é… 4 é a quarta parte de… 1. T 2. Cálculo mental Ligar com um traço os valores iguais. 18 : 3 9 20 : 4 7 18 : 2 5 21 : 3 6 Reconhecer os operadores Assinala com um  o quadrado que completa a seguinte frase : “A terça parte de 9 é igual à quarta parte de 12 e é…” 4 3 6 2

68 “A unidade principal das medidas de comprimento é o…”
Nome Data Matemática Unidades de medida Assinala com um  o quadrado que completa a seguinte frase : “A unidade principal das medidas de comprimento é o…” quadrado rectângulo metro comprimento Cálculo mental Assinala com um  os quadrados cuja soma seja de 1000. Realizar contagens de 100 em 100 Completa a sequência. 100 200 600 Cálculo mental Assinala com um  o quadrado cujo produto seja 132. 32 x 2 44 x 3 27 x 2 16 x 3 Reconhecer os operadores Assinala com um  o triplo de 6 24 35 18 21

69 Matemática Nome Data Relacionar hora, dia, semana, mês e ano
Assinala com um  os quadrados que completam as frases de modo a serem verdadeiras. “Uma hora tem…” 60 segundos 30 segundos 24 minutos 60 minutos “O dia tem…” 22 horas 23 horas 24 horas 25 horas “A semana tem…” 6 dias 7 dias 5 dias 8 dias “Um mês tem…” 30 dias 31 dias 30 ou 31 dias 29 dias “Um ano tem…” 11 meses 12 meses 13 meses 14 meses

70 Soma e decomposição dos números
Nome Data Matemática Ler, escrever e decompor números Observa o exemplo dado e completa o quadro. Número dado Dobro Triplo Soma e decomposição dos números Ex.: 11 22 33 = 55 = 13 15 20 22 26 30 Meses do ano Escreve os meses do ano. Números pares e ímpares Completa a série de números pares : 270, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____,320

71 Nome Data Matemática Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes Ordena os números em sequência crescente : 956 673 986 240 531 ______ < ______ < ______ < ______ < ______ Relacionar horas com minutos Põe os ponteiros dos relógios no local correcto. 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 10 h 0 h 45 m 22 h Ler e escrever números Liga o número seguinte à sua leitura correcta. dois milhares, sete centenas e quarenta e cinco dezenas dois milhares e setecentas e quarenta e cinco unidades 2745 dois milhares e quarenta e cinco unidades dois mil setecentas e quarenta e seis unidades

72 Matemática C D U Nome Data Relacionar horas com minutos
Põe os ponteiros dos relógios no local correcto. DE MANHÃ DE TARDE DE NOITE 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 ____ h e ____min ____ h e ____min ____ h e ____min Ler e escrever números Completa preenchendo o quadro. C D U 846 setecentas e oitenta e cinco unidades 5 9 sessenta e três unidades unidades dezenas □ O número 509 tem centenas

73 Matemática Nome Data Composição de números
Descobre os operadores. + x : 45 90 180 100 20 4 : 4 + 31 x 10 250 + 150 36 + + + 300 700 1000 500 200 215 Relação de ordem (>, < e =) Coloca o sinal correcto (>, < e =) 635 480 935 1010 a quarta parte de 32 o dobro de 400 a terça parte de 27 10 800 8 Raciocínio lógico Escreve o maior número possível utilizando os algarismos 7 – 1 – 6 sem os repetires.


Carregar ppt "Matemática D U Nome Data Ler e escrever números"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google