A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDESCOBRINDO A GINÁSTICA ACROBÁTICA. Fernanda Merida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDESCOBRINDO A GINÁSTICA ACROBÁTICA. Fernanda Merida"— Transcrição da apresentação:

1 REDESCOBRINDO A GINÁSTICA ACROBÁTICA. Fernanda Merida
REDESCOBRINDO A GINÁSTICA ACROBÁTICA Fernanda Merida Vilma Lení Nista- Piccolo Marcos Merida Josilaine Santos Fernanda Duarte Luiz F. Lomônaco Felipe Leite João Palma Elias Henrique Tomas Petraglia

2 FUNDO HISTÓRICO O conceito de Ginástica recebeu diferentes conotações ao longo da história. Os gregos entendiam a ginástica como sinônimo de exercícios físicos em geral, como as corridas, as lutas, a equitação, os saltos, entre outros. Durante a Idade Média, os exercícios acrobáticos mantiveram o seu nível de expansão, graças a pequenas “troupes” ambulantes que viajavam de cidade em cidade, de castelo em castelo, executando números acrobáticos e recitando poesias e canções.

3 FUNDO HISTÓRICO Segundo Langlade e Langlade (1970), a configuração da Ginástica nos moldes que a conhecemos hoje, ocorreu por volta de 1800. A Ginástica Acrobática foi implantada como modalidade esportiva junto à fundação da Federação Internacional de Esportes Acrobáticos (IFSA), em 1973. Em 1974 ocorreu o primeiro Campeonato Mundial da modalidade.

4 CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA ACROBÁTICA
A principal característica da GACRO é proporcionar trabalhos em grupo.

5 CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA ACROBÁTICA
Três princípios fundamentais que caracterizam a GACRO:

6 CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA ACROBÁTICA
A GACRO é considerada um esporte acessível e de baixo custo pois não utiliza muitos acessórios. TABLADO E COLCHÕES DE PROTEÇÃO

7 CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA ACROBÁTICA
Nos treinamentos, colchões simples, cintos de auxílio, pedestais, medicine balls e simuladores de parceiros, além de materiais de apoio como plintos, espaldares, cavalos, entre outros. Pode ser desenvolvida por ginastas de diferentes estruturas físicas.

8 BENEFÍCIOS DA PRÁTICA Noções: espaço-temporais;
Noções: espaço-temporais; da esquematização corporal; do controle motor; da flexibilidade; da coordenação estática; da coordenação coletiva; do equilíbrio; da força e da resistência muscular localizada e da cooperação, da autonomia, do prazer e da autoconfiança.

9 Peso Corporal - Cooperação Ambientes - Imagem - Equipes
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA Nissen (1991), aponta diversas vantagens da Ginástica Acrobática comparada as demais ginásticas. Idade Peso Corporal - Cooperação Ambientes - Imagem - Equipes

10 PROVAS E FUNÇÕES ESPECÍFICAS
De acordo com o código de pontuação da Ginástica Acrobática , da FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA, a Ginástica Acrobática é praticada por: PARES PARES PARES FEMININOS MASCULINOS MISTOS

11 PROVAS E FUNÇÕES ESPECÍFICAS
TRIOS FEMININOS GRUPOS MASCULINOS

12 PROVAS E FUNÇÕES ESPECÍFICAS
Fora do âmbito competitivo, os grupos destas provas não precisam ser obedecidos.

13 ROTINAS OBRIGATÓRIAS O código de pontuação de Ginástica Acrobática 2005/2008, elaborado pela FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA, estabelece que as rotinas (séries ou exercícios) sejam realizadas com música, sem letra, mas que a voz pode ser utilizada como instrumento, exceto na prova de quarteto masculino. Séries estáticas e dinâmicas = 2’30’’ Séries combinadas = 3’ tempo máximo

14 ROTINAS OBRIGATÓRIAS Quanto à área de competição, é utilizado um tablado, que deve medir 12 x 12 metros. As séries devem incluir uma combinação harmoniosa de coreografia, elementos de acrobacia coletiva, ou seja, figuras e elementos individuais, tudo em perfeito sincronismo.

15 ROTINAS OBRIGATÓRIAS Elementos que cada ginasta deve executar individualmente: ROTINA ESTÁTICA ROTINA DINÂMICA

16 ROTINAS OBRIGATÓRIAS ROTINAS COMBINADAS

17 QUESITOS AVALIADOS valor de dificuldade dos exercícios
composição das séries execução das séries impressão geral (incluindo coreografia, execução artística, música) tempo (duração) das séries e, tempo de manutenção dos equilíbrios (exercícios estáticos e combinados).

18 PEGADAS E SUPORTE “Pegas ou pegadas” são as maneiras como as mãos são posicionadas no parceiro para facilitar a subida (monte), a execução (manutenção) e a descida (desmonte) das pirâmides. A palavra suporte é utilizada para tais posicionamentos nos lançamentos, isto é, nos exercícios dinâmicos.

19 CONCLUSÃO A Ginástica Acrobática é uma ótima opção para ser inserida no contexto escolar por não necessitar de materiais muito caros. É um ótimo meio de inclusão, pois não é necessário ter um físico perfeito para praticá-la. Estimula a coordenação motora, noção espacial, trabalho em grupo, cooperação e confiança entre os alunos. A segurança dos alunos deve ser sempre tratada como prioridade, sendo necessário o acompanhamento de professores capacitados para a prática da modalidade.

20 OBRIGADO!!!


Carregar ppt "REDESCOBRINDO A GINÁSTICA ACROBÁTICA. Fernanda Merida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google