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Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Trabalho realizado pelas: Escolas EB1 dos Olivais e EB1 de Montes Claros.

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1 Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Trabalho realizado pelas: Escolas EB1 dos Olivais e EB1 de Montes Claros

2 A sílaba Sílaba tónica e sílaba átona Sinais gráficos de acentuação

3 A sílaba As palavras são constituídas por sílabas. As sílabas são grupos de sons que se pronunciam de uma só vez. Exemplos: escola: es-co-la árvore: ár-vo-re Às palavras que têm uma só sílaba chamamos monossílabos. Exemplos: mão, sol, som, cor… As palavras que têm duas sílabas são dissílabos. Exemplos: anel, bruxa, copo, táxi, … As palavras que têm três sílabas são trissílabos. Exemplos: médico, aluno, cidade, dominó… As palavras constituídas por mais de três sílabas são polissílabos. Exemplos: automóvel, passageiro, borboleta, espectáculo…

4 Sílabas tónicas e sílabas átonas Nas palavras com duas ou mais sílabas, uma delas pronuncia-se com mais força ou intensidade de voz. A essa, damos o nome de sílaba tónica. As restantes são sílabas átonas. Exemplos: Anabela É constituída por quatro sílabas, logo é polissílabo. Tem uma sílaba tónica (be) e três sílabas átonas.

5 cometa É constituída por três sílabas, é um trissílabo. Tem uma sílaba tónica (me) e duas sílabas átonas. branco É constituída por duas sílabas, é um dissílabo. Tem uma sílaba tónica (bran) e uma sílaba átona. Nota: Se a palavra tem uma só sílaba, essa é a sílaba tónica. Exemplos: mar, rir …

6 Classificação de palavras quanto à sílaba tónica apagador Há palavras em que a sílaba tónica é a última. São palavras agudas. casota Há palavras em que a sílaba tónica é a penúltima. São palavras graves. Sábado Há palavras em que a sílaba tónica é a antepenúltima. São palavras esdrúxulas.

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8 éacento AGUDO pêloacento CIRCUNFLEXO àsàsacento GRAVE ´ Quando escrevemos, usamos três acentos: - AGUDO - GRAVE - CIRCUNFLEXO ´ ` ^ Que lindo é o meu pêlo às risquinhas!...

9 Como tu és tão sabichão, sabes por que razão PAPÁ, PÉ e AVÓ têm acento agudo? Tu sabias que o til (~) não é nenhum acento? Ele só indica que o som se pronuncia em parte pelo nariz (é um som nasal). Ex: Pão Sei pois. São palavras agudas terminadas em A, E e O abertos!

10 Porque são palavras agudas terminadas em E e O fechados (seguidos ou não de S). E AVÔ e TRÊS têm acento circunflexo. Sabes por que razão?

11 E as palavras ALGUÉM e ARMAZÉNS? Têm acento porque são palavras com mais do que uma sílaba terminadas em EM e ENS. Porque é grave e termina em I seguido de S. Porque é que LÁPIS tem acento agudo?

12 E ÓRGÃO E ÓRFÃS? Ora, porque também são graves e terminam em ÃO e à (seguido ou não de S). E CÂMARA e SECRETÁRIA… Sabes? Sei, sei! Elas são esdrúxulas, e todas as palavras esdrúxulas são acentuadas.

13 Porque são graves terminadas em L, R e N. E TÚNEL, AÇÚCAR e ABDÓMEN?

14 É um sabão, quero dizer um sabichão. Aquele mocho sabe mesmo de regras de ACENTUAÇÃO.

15 Ficha de Aplicação

16 Isto é connosco? As manas tartarugas já são muito velhotas todas cheias de rugas: Que frio! Tarde feia! Esta casinha às costas é mesmo boa ideia! As manas tartarugas lêem, bebendo o chá, quando avistam três pulgas: Mau! Letrinhas escuras para cá e para lá até fazem tonturas… Maria Alberta Menéres ? ?

17 1 – Retira do texto todas as palavras em que aparecem acentos e coloca-as na coluna respectiva. EXERCÍCIOS AGUDOGRAVECIRCUNFLEXO 2 – Nas frases seguintes faltam alguns acentos. Coloca-os. As tres pulgas olharam para o relogio que estava sobre a secretaria. Viram que ja eram horas de ir aquela loja comprar cafe e cha, porque o avo e a avo deviam estar a chegar para lanchar.

18 Texto História de Pontos e Acentos - Ficha de Aplicação

19 História de pontos e acentos O acento grave e o acento agudo moravam na mesma linha do caderno de capa azul da Carolina. Costumavam conversar um com o outro sobre coisas que lhes vinham à cabeça, umas mais importantes outras menos, mas todas elas relacionadas com os sons que têm as palavras. Eu sou mais importante porque sou mais usado dizia o acento agudo. Desculpa, mas mais importante sou eu, precisamente por ser mais raro respondia, com voz aguda, o acento grave. Quem gostava muito de assistir a estas discussões sem grande importância era o ponto de exclamação, que se metia pelo meio sempre que não percebia alguma das afirmações ou ficava aborrecido com o tom que elas tomavam. Comportamento diferente tinha o ponto de interrogação, com a sua mania de se meter no meio das conversas, mesmo das mais graves e agudas, para fazer perguntas por tudo e por nada. Coisas do género: Que horas são? ou Será que está a chover? ou ainda Que havemos nós de fazer para matar o tempo enquanto a Carolina não começa a fazer os exercícios de Português? Quase nunca lhe respondiam. Uma vez, o caderno da Carolina caiu ao chão num dia chuvoso e triste e todos aqueles que entram nesta história só não apanharam uma grande molha porque a vírgula foi a correr chamar o acento circunflexo e ficaram todos muito abrigados debaixo do seu chapéu. José Jorge Letria Edições Desabrochar

20 Estratégias/Actividades: I - Leitura do texto II - Interpretação III - Aplicação dos conhecimentos sobre o tema acento (atendendo ao tema acento, apenas o grupo III se encontra registado neste documento.)

21 1 - Divide em sílabas as palavras: acento Carolina sons 2 – Rodeia a sílaba tónica nas seguintes palavras: caderno cabeça vírgula chapéu género circunflexo Português III

22 3 - Repara na seguinte frase: A vírgula foi a correr chamar o acento circunflexo. Indica as palavras da frase destacada que são: Agudas: ______________________________________________ Graves: ______________________________________________ Esdrúxulas: ___________________________________________ 4 - Diz como se chama o acento gráfico em cada uma das seguintes palavras: chapéu: _____________________________ Português: ___________________________ àquele: ______________________________


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