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Terapia do Processamento Auditivo
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Desordem do Processamento Auditivo
Inabilidade de analisar e interpretar sons; perda auditiva funcional. Deficiência no processamento da informação específica da modalidade auditiva. Associado a dificuldades de ouvir, compreender a fala, organização, desenvolvimento e aprendizado da linguagem por meio da audição.
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Compreensão da Linguagem
Gnosia Auditiva: aquisição do conhecimento via AUDIÇÃO Processos Gnósicos: transformação da linguagem externa em interna. Imagem mental completa: compreensão da fala e apreensão do significado.
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Bases fisiológicas para terapia fonoaudiológica
Plasticidade neural- auxilia a compreensão dos mecanismos neurofisiológicos para basear as estratégias terapêuticas Plasticidade-capacidade de ser moldado Sinaptogênese- formação de novas vias neurais Plasticidade sináptica-alterações na eficácia da transmissão sináptica Neurogênese- formação de novos neurônios (Sameshima, 2002)
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Plasticidade neural- mudança nas células nervosas provocadas por influências ambientais e esta alteração está geralmente associada à mudança comportamental (Musiek, Berge, 1997)
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Criança com desordem do processamento auditivo em programa de reabilitação- aprendizado de uma nova língua estrangeira. Incompetência funcional natural do sistema auditivo do ouvinte exposto até o momento A simples exposição a novos sons não leva à reorganização do sistema auditivo O aprendizado é um processo dinâmico que requer participação ativa do indivíduo com tarefas motivantes
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Maturação dependente de estimulação- treinamento auditivo serve como estimulação do sistema auditivo. Sono X aprendizado-6 horas de sono para efetiva assimilação da memória implícita
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Princípios básicos da terapia nas desordens do Processamento Auditivo
Modificações ambientais Processo terapêutico propriamente dito Estratégias comportamentais
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Treinamento auditivo em terapia fonoaudiológica
MATERIAL TERAPÊUTICO Instrumentos musicais Álbum com figuras Fitas ou CDs com diferentes tipos de músicas, vozes e ruído gravados Jogos de memória Fones de ouvido
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Proposta de treinamento auditivo
Quem são os candidatos? - indivíduos com alteração de PAC, confirmada pelos testes auditivos especiais -idade >9 anos de idade -motivação -disponibilidade
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Treinamento Auditivo Formal
Estimulação auditiva influencia mudanças funcionais e estruturais no SNAC. Pereira, Kalil e Zilliotto (1997)- proposta de trenamento auditivo: melhora nas habilidades auditivas de fechamento e figura-fundo, sem mudanças nos aspectos de consciência fonológica.
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Treinamento Auditivo Formal
TA muito utilizado em indivíduos com deficiência auditiva de grau severo, de origem periférica EUA (1970/1980): TA utilizado em indivíduos com implante coclear e DPAC.
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TREINAMENTO AUDITIVO OBJETIVOS Fortalecer os processos e as habilidades auditivas, além de facilitar as estratégias de compensação; Dessensibilização da fala em presença de ruído ou de qualquer interferência; Estimulação mono e/ou binaural; Análise e síntese fonêmica.
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o próprio terapeuta observa e se modifica continuamente para perceber quais são as estratégias compensatórias desenvolvidas espontaneamente pelo paciente; Busca de maiores conhecimentos sobre intervenção com bases nas neurociências.
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Cuidados na aplicação Tempo de cada sessão: 30 a 45 minutos
Tempo total: 8 a 12 sessões Observar limites do paciente: cansaço, frustração Erros não podem ultrapassar 60% em cada etapa de treinamento
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Resposta Identificar os estímulos sonoros apontando as figuras correspondentes Seqüência de sons verbais : mão D (início OD) ambas as mãos mão E Seqüência de sons não-verbais: mão D (início OE) ambas as mãos
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Treinamento auditivo em cabina acústica
1ª sessão-Discriminação do padrão tonal de duração Humming + Nomeação Como apoio utilizar: audiômetro ou figuras Ex:
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2ª sessão- Discriminação do padrão tonal de freqüência
Humming + Nomeação
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3ª sessão-Reconhecimento de sons verbais em escuta monótica (frases)-PSI ou SSI
MCI: 0,-10, -15 e -20 OD e depois OE
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4ª sessão- Reconhecimento de sons verbais em escuta dicótica- aplicar o teste dicótico de Dígitos
Relação:0,-20 e -40 OD e depois OE 7
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5ª sessão-Reconhecimento de sons não-verbais em escuta dicótica- aplicar o teste dicótico Não-Verbal
Relação:0,-20 e OD e depois OE
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6ª sessão- reconhecimento de sons verbais em escuta monótica- Teste Fala com ruído
OD- relação 0,-10,-15 e -20 dB OE-idem
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7ª sessão- Reconhecimento de sons verbais em escuta dicótica
Aplicar o teste dicótico consoante-vogal Relação: +50, +30 e 0 dB. BA GA DA TA CA PA
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8ª sessão- Reavaliação Na reavaliação não se pode aplicar os mesmos testes do treinamento auditivo
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Importante Durante o treinamento auditivo importante orientação aos pais gerais quanto à desordem do Processamento Auditivo Leitura de histórias Leitura em voz alta Atividades com teclado Coleta de depoimentos
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Musiek (1999) Treinamento auditivo formal
- procedimentos realizados na clínica -utiliza equipamentos no computador -estímulo acústico específico Treinamento auditivo informal - complementar -participação de pais e escola
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Musiek, Schochat (1998) Treino em casa
- ler em voz alta com boa entonação e ritmo -ouvir músicas e tirar letras
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Decodificação Melhorar o conhecimento dos fonemas
Discriminação (PATO X GATO), síntese fonêmica, deleção, transposição, rima Treino das habilidades de consciência fonológica associadas a leitura Leitura em voz alta a dois Localizar estímulos sonoros
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Codificação Extração de palavras chaves no texto Treino com música
Procurar palavras no dicionário (aumento do vocabulário) Trabalhar figura-fundo no silencio variando a distância da fonte sonora, variando ruído ambientais Situações de escrita semelhantes (colcha, concha..)
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Organização Exercícios com sons verbais e não verbais em seqüência
Compreensão de estórias Entender a idéia principal da estória
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Não-verbal Discriminação de intensidade, freqüência e duração de sons-teclado Informações com diferentes entonações Palavras de duplo-sentido Moral da história Imitar tom vocal, ritmo de fala, acentuação da fala, intensidade voz feminina, masculina e voz de criança.
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Orientação aos pais Leitura em voz alta, com boa entonação e ritmo
teclado redução de ordens verbais ouvir e tirar letras de música brincadeiras: eu fui a feira...
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Ouvir é: atender à informação decodificar a informação
Interpretá-la de maneira a extrair dela o real significado
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Ouvir é deixar o som permear todas as nossas relações com a vida.
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