A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 de filosofia da ciência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 de filosofia da ciência"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 de filosofia da ciência
Positivismo lógico Aula 2 de filosofia da ciência

2 demarcação Não há efetivamente um critério de demarcação entre ciência e pseudociência. O critério proposto visa a separar e distinguir a ciência e a não-ciência, particularmente entre ciência e a metafísica. O critério proposto não pressupõe que as afirmações científicas sejam apodíticas. Para entendermos as considerações de Schlick sobre a filosofia, deve-se considerar o dogma fundamental do positivismo lógico: a distinção entre juízos (frases, proposições) analíticos e sintéticos. Os primeiros são necessários e justificados a priori, os segundos contingentes e a posteriori. Não há uma opção como o sintético a priori ou analítico a posteriori.

3 O futuro da filosofia Dois modos de ler a história da filosofia
Dogmatismo ou ceticismo (historicismo) Uma terceira via A diferença entre filosofia e ciência Progresso 5. Por que isso acontece? A dificuldade dos problemas filosóficos A diferença entre atitude filosófica e científica A filosofia não é um sistema de proposições verdadeiras acerca do mundo.

4 O futuro da filosofia 6. A relação entre filosofia e ciência na história 7. A diferença de grau entre filosofia e ciência Verdades gerais e particulares Visão sinóptica da filosofia 8. A similaridade entre o trabalho científico e o filosófico é superficial. 9. O que é a filosofia? Os defensores da filosofia como ciência geral não entram em acordo 10. A peculiaridade do método filosófico 11. O propósito da filosofia: clareza conceitual 12. Diferença entre a busca pela verdade e a busca pelo sentido marca diferença entre filosofia e ciência

5 O futuro da filosofia 13.O futuro da filosofia depende dessa distinção
14.Qual é o critério do sentido? 15. O critério de verificação: conhecemos o sentido de uma proposição quando somos capazes de indicar as circunstâncias em que ela seria verdadeira ou falsa 16.O cientista filósofo 17.O caráter a priori da filosofia 18. A filosofia não é um conjunto de proposições verdadeiras, mas uma atividade 19. Não há problemas filosóficos reais 20. O que dizer dos problemas filosóficos tradicionais? 21. Sem sentido gramatical e lógico 22. Podem ser resolvidos cientificamente

6 O futuro da filosofia 23. Todos os problemas filosóficos ou serão dissolvidos por análise e investigação conceitual ou resolvidos por algum ramo da ciência.


Carregar ppt "Aula 2 de filosofia da ciência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google