A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Engenharia Professor Marcelo Silva, M. Sc.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Engenharia Professor Marcelo Silva, M. Sc."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Engenharia Professor Marcelo Silva, M. Sc.
Aula 01 – Introdução Introdução à Engenharia Professor Marcelo Silva, M. Sc.

2 Cronograma 19/ago Apresentação da Disciplina. 26/ago
Engenharia: História, papel social. 02/set Formação: Atributos, ética. Campos de atuação. 09/set Ciência e Pesquisa. Tecnologia e Técnica. 16/set Cultura e Ambiente. Qualidade. Estudo e aprendizado. 23/set Aula Especial 30/set Revisão 07/out AV1 14/out Vista de Prova 21/out Modelos. Propriedade intelectual. Simulação, projeto e manufatura assistidos por computador. 28/out Projeto: metodologia; estudos preliminares; soluções alternativas; viabilidade; decisão. 04/nov Projeto básico: unidades; dimensionamento; normas; especificação. 11/nov Projeto executivo. Execução. Gestão, prazos, custos. Relatórios técnicos; apresentação gráfica. 18/nov 25/nov AV2 02/dez 09/dez AV3 Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.

3 Twitter: @mscmarcelosilva
Contatos aulasmarcelosilva.wordpress.com Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

4 O conceito Engenharia é a capacidade de aplicar os conhecimentos científicos de forma prática a fim de produzir novas utilidades. Para obter tais resultados, o engenheiro estuda o problema, planeja uma solução, verifica a viabilidade econômica e técnica e por fim coordena o desenvolvimento ou produção. Guia de Carreira.

5 Conceito A Engenharia é aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, com o intuito de inventar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos. É também uma profissão em que se adquire e se aplica os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades que realizem uma determinada função ou objetivo. Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente. A engenharia é uma área bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia. Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

6 A Origem Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

7 A História Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

8 As Maravilhas do Mundo Antigo
A Grande Pirâmide de Gizé Construída pelos egípcios há cerca de anos, é a única maravilha antiga ainda existente. Construída por volta de a.C. como monumento funerário ao Rei Queóps, ela é a maior das três pirâmides de Gizé. Segundo o historiador grego Heródoto, homens trabalharam durante 20 anos na construção da pirâmide. Sua construção revela um grande conhecimento de geografia, astronomia, geologia, matemática e outras ciências por parte dos construtores egípcios. Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

9 As Maravilhas do Mundo Antigo
Jardins Suspensos da Babilônia Supostamente criado pelo rei Nabucodonosor em 605 a.C. para presentear sua esposa, a rainha Amyitis, na cidade da Babilônia, na Mesopotâmia, os Jardins Suspensos consistiam em uma estrutura arquitetônica de terraços que continham uma infinidade de espécies de fauna e flora. Não se sabe ao certo se existiram os Jardins Suspensos da Babilônia, entretanto, escavações arqueológicas realizadas no século XIX encontraram possíveis indícios de sua existência. Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

10 As Maravilhas do Mundo Antigo
A Estátua de Zeus Medindo de 10 a 15 metros de altura e localizada no templo de Olímpia na Grécia, a estátua foi construída em ouro e marfim durante oito anos, por volta de 450 a.C. O escultor Phídias representou Zeus sentado em seu trono, indicando sua superioridade sobre os demais deuses do panteão grego. A estátua foi transportada para o centro do Império Romano do Oriente, Constantinopla, e lá foi destruída em um incêndio, por volta de 470 d. C. Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

11 As Maravilhas do Mundo Antigo
O templo de Ártemis O Templo à deusa Ártemis, de Éfeso (atual Turquia), foi construído, reconstruído e aumentado várias vezes durante séculos, até que, por volta de 262 d.C., foi destruído durante a invasão bárbara dos godos. Possíveis vestígios podem ser encontrados hoje no Museu Britânico. Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

12 As Maravilhas do Mundo Antigo
O Mausoléu de Halicarnasso Construído por volta de 350 a.C., a mando da rainha Artemísia, com o intuito de abrigar os restos mortais do seu esposo e irmão, o rei Mausolo, o mausoléu também se localizava na Turquia. Foi destruído por volta do século XV por constantes terremotos e seus restos foram utilizados em outras construções. Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

13 As Maravilhas do Mundo Antigo
O Colosso de Rhodes O Colosso de Rhodes era uma estátua de bronze de 33 metros, construída na Grécia, por volta de 300 a.C.,  para homenagear o deus Hélios (deus do Sol) devido ao auxílio na vitória sobre o exército de Demétrio Pollorcetes. A estátua permaneceu de pé durante 50 anos, quando foi destruída por um terremoto que assolou a cidade de Rhodes em 226 a.C. Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

14 As Maravilhas do Mundo Antigo
Farol de Alexandria Feito de mármore e argamassa, o farol foi construído pelo arquiteto grego Sóstrato de Cnido, por volta de 250 a.C., para orientar os marinheiros em suas viagens noturnas. Resistiu a vários terremotos, mas começou a ruir por volta do século IV. Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

15 Outras maravilhas Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

16 Outras maravilhas Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

17 Outras maravilhas Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

18 Outras maravilhas Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

19 Um momento Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

20 Um local Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

21 Sejam Bem Vindos! Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.


Carregar ppt "Introdução à Engenharia Professor Marcelo Silva, M. Sc."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google