A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia."— Transcrição da apresentação:

1 DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia com a Didática. Conceituar Educação a partir de diferentes enfoques. Discutir os principais desafios contemporâneos para a Educação. Refletir sobre o papel social da escola

2 EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA, LICENCIATURA e DIDÁTICA
PEDAGOGIA – É a ciência que tem como objeto de estudo a educação. As diferentes áreas de conhecimento, unem-se a PEDAGOGIA, de forma a sistematizar o ensino. LICENCIATURA – É a habilitação do professor, em nível superior, para trabalhar no exercício da docência, em diferente segmentos de ensino. DIDÁTICA – É uma disciplina específica da PEDAGOGIA, que se preocupa com os aspectos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. A Filosofia, a Sociologia da Educação, a Psicologia da Educação e a História da Educação, são disciplina pedagógicas que servem de base à DIDÁTICA.

3 EDUCAÇÃO Se agora falamos em educar as pessoas como o mundo precisa, devemos compreender que esse processo, necessariamente, não será de uma educação para o conformismo, mas voltada à liberdade e autonomia, pois somente baseado em indivíduos verdadeiros poderá existir um verdadeiro “mundo”. Claudio Naranjo

4 O que é EDUCAÇÃO? DEFINIÇÕES: 1ª. Definição:
Educação é a ação que as gerações adultas exercem sobre as mais jovens, orientando sua conduta, por meio da transmissão do conjunto de conhecimentos, normas, valores, crenças, usos e costumes aceitos pelo grupo social (HAIDT, 1998). 2ª. Definição: A Educação designa o conjunto de atividades mediante as quais um grupo assegura que seus membros adquiram a experiência social historicamente acumulada e culturalmente organizada (COLL, 1996). É o acesso à cultura que distingue o homem do animal.

5 Quais são os princípios educacionais? Que educação desejamos?
Para que educar? Quais são os princípios educacionais? Que educação desejamos? A EDUCAÇÃO FORMA O HOMEM, NÃO SÓ NO QUE ELE SABE, MAS NO QUE ELE É, TAMBÉM COM SEUS SENTIMENTOS, COM SUA INTELIGÊNCIA E COM SUA MORAL.

6 A EDUCAÇÃO se processa de forma ASSISTEMÁTICA e SISTEMÁTICA
Educação Assistemática – É informal e se realiza em diferentes espaços e organizações que pertencemos. Educação Sistemática – É planejada e organizada, oferecida em instituições próprias de ensino. Também implica em dominar conhecimento sobre o ensino (dominar a técnica).

7 A EDUCAÇÃO é um processo ao mesmo tempo
SOCIAL e INDIVIDUAL Do ponto de vista SOCIAL, a Educação é a interferência que a sociedade, com o objetivo de se manter e reproduzir, exerce no desenvolvimento dos indivíduos e dos grupos por meio de um conjunto de estruturas, influência, processos e ações. Do ponto de vista INDIVIDUAL, a Educação é o desenvolvimento da pessoa no que diz respeito às suas características de ser humano, ao seu potencial e à sua participação na sociedade..

8 O PAPEL REPRODUTOR E TRANSFORMADOR DA EDUCAÇÃO
Ao mesmo tempo que a educação tem o a função de manter e reproduzir os padrões, valores, culturas e ideologias da sociedade, ela colabora também com a sua transformação. Através da educação o indivíduo se desenvolve e amplia a sua capacidade de refletir sobre a realidade que o cerca, sendo capaz de interferir nessa mesma realidade.

9 DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS EM EDUCAÇÃO
Investimento Qualidade do ensino Formação docente e continuada Valorização do professor (salários, plano de carreira, capacitação) Currículo Gestão democrática / participativa Infra-estrutura de escolas Avaliação Violência Tecnologias Repetência

10 Qual é o papel social da escola?
Esclarecer o papel da escola que não se limita a transmitir conteúdos teóricos, mas estimula a indagação sobre a conduta do homem em sociedade, suscitando a reflexão ética nos alunos. Elaborar um projeto pedagógico comprometido com a realidade social, com o fortalecimento dos processos de humanização e democratização. Despertar o pensamento ético como determinante na formação da consciência cidadã do aluno. Estimular o convívio democrático e tolerante entre os alunos, fomentando o respeito às diferenças individuais (religiosas, étnicas, culturais, políticas, etc). Estimular o diálogo e aprimorar a capacidade comunicativa. Discutir valores, comportamento e atitudes que devem ser adotadas ao longo da vida. Estimular a iniciativa e a criatividade do aluno (os alunos não podem ser padronizados para atenderem ao ideal de aluno que a escola deseja ter).


Carregar ppt "DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google