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Gestão dos Ativos Intangíveis Prof. André Medeiros – 2011/1.

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1 Gestão dos Ativos Intangíveis Prof. André Medeiros – 2011/1

2 Histórico Desde do início do século XX até o momento, podemos identificar três principais eras da administração: Era Clássica; Era Neoclássica; Era da Informação; Chiavenato (2000)

3 Histórico Era ClássicaEra NeoclássicaEra da Informação Estratégias baseadas na produção e distribuição. Estratégias baseadas nas necessidades dos clientes. Estratégias baseadas no capital humano. Desde do início do século XX até o momento, podemos identificar três principais eras da administração

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5 A EVOLUÇÃO DO PENSAR NA ADMINISTRAÇÃO 1ª Linha do Tempo: HARVARD BUSINESS REVIEW – 75 Years Management 2ª Linha do Tempo: FASES DA EMPRESA – Segundo as idéias mais significativas que contribuíram para a criação da empresa moderna. FASE 1 A Separação do Patrimônio da Empresa FASE 2 Aprendizagem do papel do chefe e do subordinado FASE 3 Existência da organização bem definida FASE 4 Empresa vista como máquina com objetivos FASE 5 Empresa vista como organismo FASE 6 Empresa com inteligência FASE 7 Empresa como ser social Balanço Patrimomial Taylor simplifica o trabalho Warton 1ª escola ADM Fim da II Guerra Mundial Stewart capital intelectual Surgimento da ecologia nas empresas Clusters Vantagens competitivas ADM Científica Regulam. Governam MKT e Diversif Estratégia Mud. Soc. Desafio Competitivo e Reestruturação Globalização e conhecimento

6 Ativos Intagíveis Estão se tornando substitutos dos principais ativos físicos; São os ativos que atualmente mais criam valor e conhecimento; A diferença entre o valor de mercado e o valor contábil de uma empresa é o valor de seus ativos intangíveis.

7 Ativos Intagíveis Podem ser: Patentes; Marcas registradas; Direitos autorais; Direitos exclusivos de comercialização; Processos operacionais / conhecimento; Competência do funcionário; Estruturas interna e externa.

8 Ativos Intangíveis Características dos ativos intangíveis: Inexistência de usos alternativos (ativos tangíveis são passíveis de valores alternativos como utilização e comparação de valores de reposição e mercado do produto e da empresa). Ex: o uso de uma marca pode ser transferida para outros produtos que a empresa venha a lançar.

9 Ativos Intangíveis Características dos ativos intangíveis: Separabilidade (supõe-se que ativos intangíveis somente existam e tem valor quando integrados à empresa e combinados com tangíveis)

10 Ativos Intangíveis Características dos ativos intangíveis: Incerteza (existe um certo grau de incerteza existente na avaliação dos futuros resultados que por eles poderão ser proporcionados).

11 Conhecimento É o conjunto de processos e meios para se desenvolver, utilizar e disseminar/compartilhar o conhecimento dentro de uma organização; Soffner, Silva e Pinhão (2003)

12 Essência da Gestão do Conhecimento O conhecimento é criado primeiro na mente das pessoas. A prática da GC deve primeiro identificar formas de encorajar e estimular a habilidade dos colaboradores em desenvolver e repartir conhecimento. As metodologias da GC e as tecnologias devem prover meios efetivos para: elicitar, representar, organizar, re-usar, e renovar este conhecimento. A GC não deve se distanciar dos donos do conhecimento e sim celebrar e reconhecer suas posições como especialistas na organização.

13 Dado x Informação x Conhecimento

14 DadoInformaçãoConhecimento -Material bruto; -Informação não formatada; -Pouco ou nenhum significado para o leitor; -Dados processados com metadados; -Faz sentido para o leitor; -Deve ser capaz de responder: Quem? O que? Onde? Quando? -Informação valiosa da mente humana; -Inclui reflexão, sintaxe, contexto; -Difícil captura por máquinas; -Frequentemente tácito;

15 Alguns conceitos de conhecimento Não é um produto de prateleira que se adquire facilmente; O conhecimento tem natureza endógena, portanto se mistura com as características das pessoas; É dinâmico - precisa ser continuamente transformado. Necessita ser combinado para gerar novos conhecimentos; A classificação clássica divide o conhecimento entre: TÁCITO EXPLÍCITO

16 Tipos de conhecimento Tácito ou implícito; É o conhecimento pessoal incorporado à experiência individual; Explícito; É aquele que pode ser facilmente decodificado em palavras;

17 Interação entre os tipos de conhecimento PARA DE Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito Conhecimento Tácito SOCIALIZAÇÃO Conhecimento compartilhado (compartilhamento de experiências, vivências) EXTERNALIZAÇÃO Conhecimento Conceitual (escrever um texto técnico/científico) Conhecimento Explícito INTERNALIZAÇÃO Conhecimento Operacional (aprender, refletir, reconstruir) COMBINAÇÃO Conhecimento Sistêmico (uso de fontes, bancos de dados, pessoas)

18 Interação entre os tipos de conhecimento Cultura = CulturaOrganizacional Socialização Externalização CombinaçãoInternalização Fluxos/Processos = Fluxos/ProcessosOrganizacionais

19 Modelo Nonaka e Takeuchi ( Espiral do conhecimento)

20 Exercícios de Aplicação A) citar 3 exemplos de conhecimento tácito e 3 exemplos de conhecimento explícito; B) citar 1 exemplo de Socialização, 1 de Externalização, 1 de Combinação de 1 de internalização.

21 Características do conhecimento Subjetividade; Transferibilidade; Sedimentação; Autovalorização; Perecibilidade; Espontaneidade;

22 Subjetividade A interpretação de documentos ou as atitudes nas mais diversas situações, está dependente da experiências e valores de cada indivíduo;

23 Transferibilidade O conhecimento pode ser transferido para diferentes realidades. Por exemplo, processos e técnicas de trabalho de sucesso numa fábrica poderão ser transferidos para outra.

24 Sedimentação O conhecimento está presente no funcionamento normal de uma organização. No entanto, poderá não se encontrar facilmente disponível. Isto porque, muitas vezes não é partilhado entre diferentes áreas funcionais ou apenas se encontra sedimentado no cérebro de um qualquer colaborador.

25 Autovalorização O conhecimento aumenta de valor pela simples partilha ao longo do funcionamento da organização. Por exemplo, inovações em determinados processos de uma dada unidade de negócios, ao serem partilhadas, poderão otimizar igualmente outras unidades de negócios ou áreas funcionais.

26 Perecibilidade O valor do conhecimento é muito instável estando bastante interligado, com a exclusividade da sua detenção ou oportunidade de sua aplicação. Por exemplo, uma empresa que se encontra a desenvolver um novo produto e que seja ultrapassada por um concorrente que coloque um produto similar mais rapidamente no mercado, terá um conhecimento que facilmente irá se desvalorizar.

27 Espontaneidade O conhecimento é imprevisível, não tem hora marcada ou momento certo para ocorrer. Poderá surgir através de qualquer colaborador, a qualquer momento e em qualquer lugar.

28 Tarefas condicionadas do conhecimento SubjetividadeAplicação Transferibilidade Geração, distribuição e aplicação SedimentaçãoDistribuição AutovalorizaçãoDistribuição Perecibilidade Geração, distribuição e aplicação EspontaneidadeGeração

29 Contexto capacitante para a Gestão do Conhecimento Intenção Intenção - estratégias voltadas à criação, disseminação e preservação do conhecimento organizacional Autonomia Autonomia – liberdade para as pessoas agirem de acordo com as circunstâncias. Flutuação e caos criativo Flutuação e caos criativo – interrompe uma maneira tradicional de realizar uma tarefa, estimulando o repensar continuo o questionamento das premissas existentes. – criação de novos conhecimentos Redundância Redundância – informações que transcendam as exigências dos membros da organização – departamentos trabalhando juntos, rodízio de funções. Variedade de requisitos Variedade de requisitos – acesso de forma rápida a um número maior de informações necessárias percorrendo o menor caminho.


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