A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação territorial brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação territorial brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Formação territorial brasileira
Uma abordagem histórica

2 Pecuária - Benefícios diretos: Alimentação, Transporte, Vestuário, Força Motriz. - A Civilização do Couro: Produção artesanal. - Mobilidade Social para o Vaqueiro. - Rotas pecuaristas: Sertão de Dentro (Bahia) e o Sertão de Fora (Pernambuco). - A Pecuária: estratégia de povoamento do território colonial.

3 Entradas Expedições oficiais financiadas pelo estado português.
Objetivos: Índios, Metais, Escravos Foragidos, Drogas do Sertão. Estabeleceu os primeiros marcos de nossa territorialidade.

4 Bandeiras Expedições de caráter particular.
Origem: Vila de São Vicente. Objetivo inicial: fuga da miséria vicentina. Tipos de atividades bandeirantes: Apresamento, Prospector, sertanismo de contrato. Composição: Mamelucos paulistas, Negros, índios, jesuítas. As bandeiras desbravaram o território para além dos limites de Tordesilhas Os Bandeirantes foram Vilões ou Heróis?

5 Bandeiras Monções expedições de abastecimento que promovia a ligação entre as diferentes territorialidade. As Monções fizeram uso do curso dos rios e facilitaram a ligação entre Goiás, Mato Grosso e São Paulo.

6 Tratado de Madri 1750 Determinou os limites da atual configuração do território nacional. A colônia de Sacramento foi entregue a Espanha, enquanto Sete Povos das Missões foi transferido para Portugal.


Carregar ppt "Formação territorial brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google