A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PEDAGOGIA DE JANUSZ KORCZAK

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PEDAGOGIA DE JANUSZ KORCZAK"— Transcrição da apresentação:

1 A PEDAGOGIA DE JANUSZ KORCZAK
Material elaborado para fins didáticos

2 BIOGRAFIA Janusz Korczak, pseudônimo de Henryk Goldszmit (Varsóvia,
22 de julho de 1878 ou agosto de 1942) foi um pediatra, autor infantil e pedagogo judeu polonês.

3 JANUSZ KORCZAC O polonês Henryk Goldszmit, que adotou o pseudônimo de Janusz Korczac, nasceu em uma família abastada de intelectuais. No entanto, passou pelas mãos de professores rudes. Com 7 anos, foi mandado para uma escola onde os mestres eram punitivos, puxavam as orelhas das crianças e se valiam de réguas e palmatórias. A experiência lhe deu a certeza de que as crianças não eram devidamente respeitadas, o que contribuiu para a formação do ponto central de seu pensamento: desde cedo, os pequenos merecem respeito por suas vontades e necessidades.

4 JANUSZ KORCZAK Korczak foi influenciado pelo pensamento pedagógico do começo do século 20, que criticava a escola tradicional, segundo a qual as crianças eram tratadas como adultos pequenos, sem interesse pelas especificidades dessa fase. Para conhecer outros orfanatos e as idéias pedagógicas do momento, viajou muito pela Europa.

5 JANUSZ KORCZAK O polonês interessou-se pela obra do suíço Johann Heinrich Pestalozzi ( ), que apostava na bondade natural das crianças. Antecipando concepções do movimento da Escola Nova, que só surgiria na virada do século 19 para o 20, Pestalozzi afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. “Segundo ele, o amor deflagra o processo de auto-educação”.

6 JANUSZ KORCZAK Sugeria uma Educação não repressiva e que não fosse baseada no medo, mas que acompanhasse a curiosidade infantil. O suíço pregava ainda a importância de dar atenção à personalidade da criança, o que também se tornou marcante na obra de seu "discípulo" polonês. Além disso, Korczak introduziu na Pedagogia o método de observação empregado na Medicina.

7 JANUSZ KORCZAK Não há consenso sobre a data de início da carreira de escritor, mas a hipótese mais aceita aponta para 1899, quando ganhou uma menção honrosa com um drama assinado como Janusz Korczak, herói de um romance histórico polonês. Korczak deixou muitos escritos, entre eles 24 livros e cerca de mil artigos publicados em revistas. As principais obras incluem Como Amar uma Criança e O Direito da Criança ao Respeito, que, 30 anos depois, viria a inspirar a Declaração dos Direitos das Crianças, das Nações Unidas.

8 JANUSZ KORCZAK Korczak morreu em 1942 no campo de concentração de Treblinka. Devido ao prestígio conquistado, as autoridades nazistas chegaram a oferecer a liberdade ao médico e educador, mas ele preferiu acompanhar suas crianças no trem que as levou para a morte nas câmaras de gás.

9 BIOGRAFIA Anton Semyonovich Makarenko, foi um pedagogo ucraniano ( ) que se especializou no trabalho com menores abandonados, especialmente os que viviam nas ruas e estavam associados ao crime.

10 A PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO
Como educar? Por onde começar? Anton Semionovich Makarenko, professor na Ucrânia, país do leste europeu que era parte da União Soviética na época, foi um dos homens que ajudaram a responder a essas questões e a repensar o papel da escola e da família na recém-criada sociedade comunista, no início do século 20. Sua pedagogia tornou-se conhecida por transformar centenas de crianças e adolescentes marginalizados em cidadãos.

11 A PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO
O método criado por ele era uma novidade porque organizava a escola como coletividade e levava em conta os sentimentos dos alunos na busca pela felicidade; Mais que educar, com rigidez e disciplina, ele quis formar personalidades, criar pessoas conscientes de seu papel político, cultas, sadias.

12 A PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO
O educador ucraniano fazia questão da presença dos pais, que eram estimulados a participar de atividades culturais e recreativas. A escola tinha o papel de orientar a família, que deveria encará-la como um órgão normativo. Pais muito “melosos” ou ausentes seriam incapazes de educar uma pessoa forte, madura e inteligente. “O carinho, como o jogo e a comida, exige certa dosagem”, dizia.

13 A PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO
Makarenko queria formar crianças capazes de dirigir a própria vida no presente e a vida do país no futuro. Exercícios físicos, trabalhos manuais, recreação, excursões, aulas de música e idas ao teatro faziam parte da rotina.

14 A PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO
A escola tinha que permitir o contato com a sociedade e com a natureza, ou seja, ser um lugar para o jovem viver a realidade concreta e participar das decisões sociais.

15 A PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO
O estudo do meio já era comum na escola de Makarenko, ainda que sem esse nome. Na Colônia Gorki, meninos e meninas eram divididos em grupos de dez, de diferentes faixas etárias.

16 A PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO
Um representante de cada turma participava de assembléias e reuniões em que se discutiam as situações da escola: um objeto roubado, a melhoria do prédio, a compra de materiais, a limpeza dos banheiros, os problemas particulares. Sexo e namoro também tinham espaço nas reuniões. Normas e decisões não podiam ser predeterminadas. O primeiro e o último voto eram sempre dos alunos.

17 PARA PENSAR... Quais os aspectos convergentes encontrados nas teorias de Janusz Korczak e Anton Makarenko, com os aspectos metodológicos do Método Montessoriano, Escola de Summerhill e Pedagogia Waldorf?


Carregar ppt "A PEDAGOGIA DE JANUSZ KORCZAK"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google