A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Microeconomia Aula 3. Relação entre a demanda e o preço do próprio bem (p i ) Preço Quantidade 12345 Curva de demanda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Microeconomia Aula 3. Relação entre a demanda e o preço do próprio bem (p i ) Preço Quantidade 12345 Curva de demanda."— Transcrição da apresentação:

1 Microeconomia Aula 3

2 Relação entre a demanda e o preço do próprio bem (p i ) Preço Quantidade Curva de demanda

3 Relação entre a demanda e o preço do próprio bem (p i ) Lei geral da demanda: Lei geral da demanda: –A quantidade de um bem ou serviço varia na relação inversa de seu preço, c. p. Essa relação se deve a dois efeitos: (dado queda no preço) Essa relação se deve a dois efeitos: (dado queda no preço) –Efeito Substituição: O bem fica relativamente mais barato, portanto, troco os produtos. –Efeito Renda: O poder aquisitivo aumenta, aumentando o consumo do bem.

4 Relação entre a demanda de um bem i e o preço de outros bens (p s ou p c ) a) Bens Substitutos – concorrentes (p s ):o consumo de um bem substitui o consumo do outro. Exemplos: Carne de vaca, de frango, peixe; Coca-cola, Pepsi; Etc...

5 Bens substitutos Preço A Quantidade A 5,0 70 D1D1 ( Supondo aumento no Preço de um substituto de A) 120 D2D2

6 Bens substitutos Apresenta relação direta: aumentou o preço de um bem substituto(P s ), aumenta a quantidade demandada do bem estudado (P i ) Apresenta relação direta: aumentou o preço de um bem substituto(P s ), aumenta a quantidade demandada do bem estudado (P i )

7 Relação entre a demanda de um bem i e o preço de outros bens (p s ou p c ) b) Bens Complementares (p c ): São bens consumidos em conjunto. Exemplos: Carro e Gasolina; Camisa Social e Gravata; Pão e Manteiga; Etc...

8 Bens Complementares Quantidade A $ 17, Preço A D1D1 (Supondo um aumento no preço do bem complementar) 200 D2D2

9 Bem Complementar Apresenta relação inversa: aumentou o preço de um bem complementar(P c ), diminui a quantidade demandada do bem estudado (P i ) Apresenta relação inversa: aumentou o preço de um bem complementar(P c ), diminui a quantidade demandada do bem estudado (P i )

10 Relação entre a demanda de um bem i e a renda do consumidor (R) Essa relação pode se apresentar de três formas distintas: Essa relação pode se apresentar de três formas distintas: –Bem normal: Aumentos da renda levam ao aumento da demanda do bem. –Bem Inferior: Aumentos da renda levam à queda de demanda do bem. –Bem de consumo saciado ou neutro: Quantidade demandada do bem não se altera com mudanças na renda.

11 Variável renda: Bem normal Relação direta: Relação direta: Preço A Quantidade A $ 65,00 5 D1D1 (Supondo um aumento na renda) 8 D2D2

12 Variável renda: Bem Inferior Relação Inversa: Relação Inversa: Preço A Quantidade A $ 65,00 5 D1D1 3 D2D2 Exemplos: Carne de segunda, Feijão, passe de ônibus, etc.... (Supondo um aumento na renda)

13 Variável renda: Bem de Consumo Saciado (Neutro) Relação Neutra: Relação Neutra: Preço A Quantidade A $ 65,00 5 D1D1 (Supondo um aumento na renda)

14 Relação entre a demanda de um bem i e o hábitos (gosto) do consumidor (G) Os hábitos, preferências ou gostos (G) podem ser alterados por propaganda e campanhas promocionais. Os hábitos, preferências ou gostos (G) podem ser alterados por propaganda e campanhas promocionais. São pessoais, e portanto, podem surtir efeitos diferentes nos consumidores. São pessoais, e portanto, podem surtir efeitos diferentes nos consumidores.

15 Relação entre a demanda de um bem i e o hábitos (gosto) do consumidor (G) Preço A Quantidade A $ 2,00 5 D1D1 Supondo uma campanha para parar de fumar 1 D 2a 8 D 2b

16 Resumo Bem iBem Substituto Bem Complementar Bem Normal Bem Inferior Bem de consumo saciado Gosto

17 Exercícios Explique e ilustre graficamente o que ocorre com a curva de demanda nos seguintes casos: Explique e ilustre graficamente o que ocorre com a curva de demanda nos seguintes casos: –Aumento do preço de um bem complementar. –Diminuição do preço de um bem substituto. –Diminuição na renda de um consumidor. –Aumento no preço do bem estudado.


Carregar ppt "Microeconomia Aula 3. Relação entre a demanda e o preço do próprio bem (p i ) Preço Quantidade 12345 Curva de demanda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google